Problemas entre o Fone JBL TUNE 600BTNC e o Windows 10

Olá pessoal! Venho pedir uma ajuda a vocês sobre dois produtos muito bons, mas que não funcionam bem juntos.

Estou falando do fone de ouvido bluetooth da JBL com cancelamento ativo de ruídos o JBL TUNE 600BTNC e o WIndows 10.

Tenho esse fone há aproximadamente um ano e recomendo demais, é leve, confortável e com ótima qualidade sonora.

Contudo não consigo extrair todo o potencial dele quando o utilizo no Windows 10, o problema é basicamente o seguinte:

Ao fazer o pareamento bluetooth, o Windows 10 reconhece dois dispositivos:

  1. Fones de ouvido - JBL TUNE600BTNC Stereo (Como dispositivo de saída de áudio);
  2. Headset - JBL TUNE600BTNC Hands-Free AG Audio (Como dispositivo de entrada e saída de áudio);

Acontece que só funciona esse primeiro, que é só de saída de áudio. Então para utilizar programas de videochamada (Skype, Zoom, etc) tenho que utilizar o áudio do fone e o microfone do notebook.

Se eu tento utilizar o Headset fica um ruído muito alto, todo metalizado, e o microfone do fone não funciona.

Ou seja, tenho um fone de ouvido com microfone que, para o Windows 10, só funciona como fone de ouvido simples.

Será que alguém já passou por isso e conseguiria me ajudar?

Desde já, agradeço a todos! Um abraço!

1 curtida

O Windows não deixa muito claro, mas ao utilizar o dispositivo reconhecido como “fones de ouvido”, a comunicação será através do perfil A2DP do Bluetooth. Esse perfil não permite utilizar o microfone, mas em compensação a saída de áudio será estéreo e poderá atingir taxas na faixa dos 320 kbps, dependendo dos codecs suportados pelo fone.

O problema, no entanto, é ao selecionar o dispositivo reconhecido como “headset”. Selecionando esse dispositivo, a comunicação será trocada para o perfil HFP do Bluetooth, e a qualidade do áudio vai cair significativamente. Esse perfil permite utilizar simultaneamente tanto o fone quanto o microfone, mas apenas em áudio mono com qualidade muito baixa.

Essa limitação vem do Bluetooth, que não atualizava o perfil HFP faz muito tempo. No entanto, o novo Bluetooth 5.2 terá algumas melhorias nesse aspecto. Embora a especificação já esteja finalizada, ainda vai demorar um pouco para aparecer no mercado dispositivos suportando a nova especificação, e infelizmente não vai resolver o seu problema visto que na maioria dos casos não é possível “atualizar” um dispositivo existente para que suporte uma versão nova do Bluetooth.

Agora sobre o ruído ao tentar usar no modo headset eu já não sei o que pode ser, tirando a queda na qualidade do áudio, era para estar funcionando. Chegou a verificar nas configurações de som do Windows se o microfone do headset estava selecionado como dispositivo de gravação padrão?

2 curtidas

Olá Mateus! Muito obrigado pela verdadeira aula!

Fiz todos os testes possíveis (incluído reza e promessa) mas nada deu certo. Infelizmente terei que manter o uso “misto”. O curioso é que em outros dispositivos como celular e tablet o fone funciona perfeitamente como headset…vai entender. Abraço!

1 curtida

Olá Renato.

Estou passando pelo mesmo problema/sintomas, no entanto o modelo do meu fone é o JBL TUNE 500BT.

Há um tópico aberto no fórum da Microsoft sobre o tema. A solução sugerida é atualizar o drive de áudio da REALTEK, para os notebooks que o requerem. Meu notebook é um DELL, e de acordo com a fabricante está com os drives devidamente atualizados. Mesmo assim, para tentar validar se a solução resolve, estou fazendo o download do drive direto do site da REALTEK para testar.

TÓPICO NO FORUM DA MS:

Abraços!

Caramba, muito bom! Eu tenho esse problema com meu Edifier e não fazia ideia da solução. No meu caso, apelei pro uso de cabo no lugar do BT e funcionou lindamente!

É pessoal, acho que esse é um problema “congênito” do Windows 10. Perdi algumas horas da minha tarde hoje com uma pessoa do suporte da microsoft acessando remotamente meu computador e ela não resolveu nada.

Aí agora resolvi aprofundar minhas pesquisas e achei isso: https://www.howtogeek.com/354321/why-bluetooth-headsets-are-terrible-on-windows-pcs/

Resumindo, não funciona mesmo!

Então, se quiser utilizar um headset no windows, tem que ser um dispositivo com conexão cabeada mesmo. Via bluetooth não vai rolar.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.