Problemas com Wi-Fi em casa

Boa tarde!

Aqui em casa temos NET e sempre enfrentamos um problema: lentidão.

Em alguns cômodos da casa o wifi se desconecta sozinho, ou quando está conectado não carrega nada (é bem comum desligarmos o wifi e usarmos o 4G…)

No computador, a internet funciona perfeitamente (via cabo). O roteador é aquele padrão da NET, o ARRIS TG1692A e o plano contratado é de 240Megas.

Tentei baixar um aplicativo que me mostra qual canal de wifi é o melhor (menos congestionado). Ele me indicou os canais 12,13 e 14 porém quando fui alterar no Roteador ele só me mostrava canais do 1 ao 11.

O que devo trocar? De operadora? De roteador? Ou se não for nenhum dos dois, quais podem ser os problemas?

Grato desde já.

1 curtida

Utiliza banda 5Ghz?

Sim, 2.4 e 5.

1 curtida

Você precisa de um roteador próprio, dual band e com portas Gigabit pra dar conta da velocidade contratada. Quando era assinante Claro eles chegaram a me fornecer esse mesmo TG1692A e o Wi-Fi dele simplesmente não dá conta do recado, principalmente quando se tem muitos dispositivos conectados…

2 curtidas

Tem algum para me indicar?

1 curtida

Canal da rede 2,4 GHz sempre o menos congestionado entre 1, 6 e 11. Os canais 12, 13 e 14 não são todos os dispositivos que suportam pois esses canais são liberados apenas em alguns países (se não me engano o canal 13 é liberado no Brasil, mas não tenho certeza).

Também evitar selecionar a largura de canal de 40 MHz. O espectro geralmente é muito congestionado na frequência 2,4 GHz e colocando a largura de canal em 40 MHz só causa mais interferência. Deixe como auto ou 20 MHz.

Na rede 5 GHz eu não tenho certeza no Brasil, mas o canal menos congestionado deve resolver. Evite canais DFS se puder.

No mais, os roteadores fornecidos pelas operadoras costumam ser bem ruinzinhos no Wi-Fi, então seria interessante colocar um rotador próprio e melhor. Quem sabe algum com a tecnologia mesh para cobrir a casa inteira.

2 curtidas

tem algum para indicar?

1 curtida

Aqui em casa eu uso um access point UniFi para a parte do Wi-Fi e ele dá conta do recado. Porém a casa é pequena mas normalmente são 15-20 dispositivos conectados.

Roteadores mesh tem os Deco da TP-Link, os Google Wi-Fi, os Velop da Linksys, mas não tenho experiência com eles.

Provavelmente vai precisar de 2 roteadores com a tecnologia mesh pra garantir uma boa cobertura de wifi da casa. Só tem de prestar atenção que precisa de um modelo com porta de rede gigabit, ou não vai conseguir toda a velocidade da internet no wifi.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.