Já faz alguns dias ou semanas (não lembro ao certo quando isso começou) que o WhatsApp tem apresentado problemas envolvendo conectividade no Android.
Após algumas horas de uptime do smartphone, o WhatsApp simplesmente pára de receber novas mensagens. Daí, se alguém me manda alguma mensagem, a mensagem não vem pra mim, e depois de uns minutos o WhatsApp exibe indefinidamente uma notificação “Verificando novas mensagens”, sem de fato trazer as “novas mensagens”.
Se abro o aplicativo, a mensagem ainda não está lá, não há mensagem nova.
Se tento enviar mensagens, elas ficam indefinidamente aguardando envio (com o ícone ), mesmo as mensagens direcionadas pra mim mesmo (isto é, na conversação com meu próprio número).
Se tento acessar a “Central de Ajuda”, uma animação de carregamento permanece por 30 segundos e então é substituída por uma mensagem de erro “Sem conexão com a internet”. Ontem experimentei dividir a tela entre Firefox e WhatsApp: no Firefox, acessei o fast.com que verifica a velocidade atual de conexão, enquanto no WhatsApp tentava acessar a Central de Ajuda. O Fast corretamente mensurou a conectividade (o que por óbvio não ocorreria se estivesse “sem conexão”) enquanto a Central de Ajuda trouxe o erro de conectividade mencionado.
(O ícone do WhatsApp na barra de notificações desse print é a notificação do primeiro print, “Checking for new messages”)
Só consigo receber e enviar mensagens após reiniciar todo o smartphone, ou pelo WhatsApp Web. Forçar parada no app nas configurações do Android não é suficiente para “reiniciar”, faz-se necessário o reinício total do sistema operacional.
Além disso, simplesmente não consigo mais trocar informações de perfil (avatar e bio) pelo Android desde quando começou essa situação, mesmo depois de reiniciar o aparelho. Só consigo fazê-lo pelo WhatsApp Web. Pelo Android, ao tentar subir uma nova imagem de perfil, fica carregando por quase um minuto até exibir uma toast de erro dizendo que não foi possível alterar as informações de perfil.
Como informações adicionais, as notificações estão ativas (inclusive uso o download automático para prévia da mensagem através da notificação), não uso o modo “não perturbe” e o WhatsApp Web não fica aberto (nem configurei o WhatsApp Web para trazer notificações em segundo plano no navegador que uso especificamente pra ele). O app está atualizado (porque na realidade nem tenho escolha, novas versões me são empurradas goela abaixo pela Play Store) e atualmente na versão 2.25.11.75.
Particularmente odeio o WhatsApp e por mim nem teria. Uso porque é por onde entro/entram em contato familiares, comércio, serviços e afins. Com esse problema, se eu receber a mensagem, por exemplo, de uma Unidade Básica de Saúde (onde tenho aguardado por um encaminhamento médico, e os quais geralmente mandam informações de consulta via WhatsApp), não vai aparecer até que eu entre pelo Web ou até que eu reinicie o smartphone (o que é algo desgastante de ficar fazendo constantemente).
Mais alguém tem experienciado problemas similares?