Problemas com conectividade do WhatsApp no Android

Já faz alguns dias ou semanas (não lembro ao certo quando isso começou) que o WhatsApp tem apresentado problemas envolvendo conectividade no Android.

Após algumas horas de uptime do smartphone, o WhatsApp simplesmente pára de receber novas mensagens. Daí, se alguém me manda alguma mensagem, a mensagem não vem pra mim, e depois de uns minutos o WhatsApp exibe indefinidamente uma notificação “Verificando novas mensagens”, sem de fato trazer as “novas mensagens”.

Se abro o aplicativo, a mensagem ainda não está lá, não há mensagem nova.

Se tento enviar mensagens, elas ficam indefinidamente aguardando envio (com o ícone :four_o_clock:), mesmo as mensagens direcionadas pra mim mesmo (isto é, na conversação com meu próprio número).

Se tento acessar a “Central de Ajuda”, uma animação de carregamento permanece por 30 segundos e então é substituída por uma mensagem de erro “Sem conexão com a internet”. Ontem experimentei dividir a tela entre Firefox e WhatsApp: no Firefox, acessei o fast.com que verifica a velocidade atual de conexão, enquanto no WhatsApp tentava acessar a Central de Ajuda. O Fast corretamente mensurou a conectividade (o que por óbvio não ocorreria se estivesse “sem conexão”) enquanto a Central de Ajuda trouxe o erro de conectividade mencionado.

(O ícone do WhatsApp na barra de notificações desse print é a notificação do primeiro print, “Checking for new messages”)

Só consigo receber e enviar mensagens após reiniciar todo o smartphone, ou pelo WhatsApp Web. Forçar parada no app nas configurações do Android não é suficiente para “reiniciar”, faz-se necessário o reinício total do sistema operacional.

Além disso, simplesmente não consigo mais trocar informações de perfil (avatar e bio) pelo Android desde quando começou essa situação, mesmo depois de reiniciar o aparelho. Só consigo fazê-lo pelo WhatsApp Web. Pelo Android, ao tentar subir uma nova imagem de perfil, fica carregando por quase um minuto até exibir uma toast de erro dizendo que não foi possível alterar as informações de perfil.

Como informações adicionais, as notificações estão ativas (inclusive uso o download automático para prévia da mensagem através da notificação), não uso o modo “não perturbe” e o WhatsApp Web não fica aberto (nem configurei o WhatsApp Web para trazer notificações em segundo plano no navegador que uso especificamente pra ele). O app está atualizado (porque na realidade nem tenho escolha, novas versões me são empurradas goela abaixo pela Play Store) e atualmente na versão 2.25.11.75.

Particularmente odeio o WhatsApp e por mim nem teria. Uso porque é por onde entro/entram em contato familiares, comércio, serviços e afins. Com esse problema, se eu receber a mensagem, por exemplo, de uma Unidade Básica de Saúde (onde tenho aguardado por um encaminhamento médico, e os quais geralmente mandam informações de consulta via WhatsApp), não vai aparecer até que eu entre pelo Web ou até que eu reinicie o smartphone (o que é algo desgastante de ficar fazendo constantemente).

Mais alguém tem experienciado problemas similares?

Você tem DNS ativo?

Não.

Até tenho instalado um app chamado DNSNet, configurado pro NextDNS, que eu abro e inicio quando vou usar o Outlook ou outros apps que tenham propaganda, mas é literalmente isso: abro o DNSNet, habilito o DNS customizado, abro o app que tem propagandas (Outlook, por exemplo), uso o app, fecho, desabilito o DNS customizado e fecho o DNSNet.

Não é o caso aí com o WhatsApp. O DNSNet não está habilitado para ativar automaticamente, e se ativasse automaticamente, um ícone de chave apareceria próximo ao horário na barra de notificações, o que não é o caso, portanto, está usando o DNS normal, que é o da própria provedora (que aparentemente usa o DNS da CloudFlare).

De vez em quando aparece pra mim também essa notificação “verificando novas mensagens”. Mas ela surge e logo em seguida some. E, realmente, quando abro o app, não tem nenhuma mensagem nova.

No seu caso, tem muito mais coisas envolvendo. Acredito que não seja o mesmo problema.

2 Likes

Você já tentou utilizar conexões diferentes?
Não tenho certeza, mas isso pode ser algum problema de rota específica que o app utiliza (e não o web).

Não testei ainda com 4G, mas hoje ativei, e por enquanto não ativei o Wi-fi, mantendo o 4G. Vou ver se acontece de novo.

Se tiver acesso as configurações do roteador da operarora pode mudar o dns nele para testar.

1 Like

A interface Web de administração do roteador é bloqueada por senha que só a provedora tem… Eu uso um outro roteador, com uma LAN própria, entre o roteador da operadora e os dispositivos que uso, e embora eu configurei um DNS (1.1.1.1) no DHCP, de alguma forma o Android puxa o IP do roteador da provedora como DNS e, pra forçar um DNS, só usando apps como o DNSNet…

Porém… e já agradecendo de antemão a ajuda de todos aqui no tópico, solicito o fechamento desse tópico aqui e vou abrir um outro tópico, porque algo ainda mais bizarro (e extremamente infortúnio) me aconteceu ontem com “meu” smartphone e que agora envelheceu o problema do WhatsApp.

Verifica se seu dispositivo tem alguma opção de economia de energia ativa. Não seu qual o seu celular, mas nós Galaxys tem um monte de opção cada em individual. Vê se o Whatsapp está no equivalente a “0% de economia de energia”.

Esse site aqui lista todas aos opções de vários modelos dontkillmyapp.com

1 Like

Depois que tive que formatar o smartphone inteiro (devido a outro problema, talvez relacionado com esse, mas para o qual criei um tópico em separado), por enquanto não tive mais o mesmo problema com o WhatsApp re-instalado. A formatação e reinstalação aparentemente resolveram esse problema.

Mas, eu lembro que eu tinha configurado o WhatsApp e demais apps de mensageria como “Não-otimizado” na seção de Bateria do Android (que é é um Nokia 5.4). Depois que formatei, não cheguei a mexer lá na seção de Bateria, então provavelmente sequer está como “Não-otimizado” atualmente, e a recepção de mensagens não tem mais falhado após um tempo. Portanto, aparentemente não era isso, não.