[PRIVACIDADE] Vale a pena tanta preocupação?

Já foi o tempo que fui muito preocupado com isso, a ponto de me excluir de tudo que usava cadastro de email e / ou telefone.

Isso já me trouxe alguns problemas, como perdas de oportunidades e também falta de comunicação de um local que eu perdi uma CNH (por não ter o número atualizado) o banco tentou me ligar porém sem sucesso.

Minha dúvida seria, até a onde vale a pena a preocupação com privacidade?

O Google apesar de malvadão oferece inúmeros serviços nativos onde em sua maioria atende muito bem várias demandas (Keep, Agenda, Tarefas e Duo)

Ultimamente passei a usar também os serviços dele.

Entre custo/benefício, até a onde vale a pena a preocupação com privacidade?

5 curtidas

Me preocupo sim! O exemplo mais recente foi quando fui cadastrar as chaves PIX no Nubank.

No fim eu não cadastrei ainda, mas pretendo cadastrar apenas o CPF e a chave aleatória.

Não gostei da ideia de meus dados ficarem visíveis à qualquer um que souber meu e-mail ou celular (seria uma maneira de confirmar que o e-mail/celular são/estão válidos e ativos.

2 curtidas

A preocupação com a privacidade é primordial à sociedade humana! Ninguém deseja ter dados mostrados desnecessariamente para todo mundo ver!

Como está preocupado com isso(eu idem), comece por algumas iniciativas: na questão do buscador, ao invés de Google ou Microsoft Bing, use DuckDuckgo – privacidade garantida, segundo a empresa! Email: ProtonMail pode ser ideal a você! Navegador: Mozilla e Tor Browser – este é ainda mais privativo!

Ressalto: 100% anônimo jamais poderemos ficar, afinal de contas, cada aparelho possui IP – Internet Protocol; equivalente ao ‘CPF’ dos equipamentos conectados à internet.

1 curtida

Certamente que a preocupação moderada com a privacidade é uma boa coisa, mas não dá para ficar completamente paranóico e chamar isso de bom senso…

Mas no meu caso, já deixei de me preocupar tanto com privacidade, era paranóia demais pra uma vida tão curta… Ao meu ver, um problema esse é um problema infinitamente menor que o vazamento de dados sensíveis… ainda mais que isso pode ser resultado de incompetência alheia.
Nem preciso dizer que esses dados podem, dependendo nas mãos de quem cair, ser absurdamente mais problemáticos que apenas um robô descobrindo que eu comprei uma escova de dente vibratória na cor rosa choque com imagem do Blackpink.

É óbvio que eu não vou sair passando a senha dos meus emails (abc123) pra qualquer um. Porém se os robos do Google/Yahoo/Hotmail querem ler meus spams, que se divirtam com isso. Talvez eles tenham interesse em comprar algum dos produtos fitoterápicos que por algum motivo são ofertados por email pra mim. hahaha

Não vou ficar paranóico tentando evitar ao máximo que quaisquer dados como o que foi pesquisado na internet e/ou palavras chaves de emails façam parte de um big data/db de propaganda/etc? Se eu morasse na China, na Rússia ou na Melhor Coréia, era uma coisa. Mas aqui no Brasil? Sei lá… Apesar do pais estar indo pro fundo do poço faz uns 20 anos, os governos não começaram a agir como ditadores ainda.

Ps.: depois eu faço uma leitura e corrijo o que estiver errado/desconexo, o sono e a dor de cabeça tão complicados aqui.

2 curtidas

acho que o complicado msm é só mudar pra algo mais privado, como e-mail, agenda e tarefas, mas depois de feito, não muda muita coisa não, por isso acho que vale a pena o esforço inicial, ao menos pra mitigar a invasão de privacidade

É óbvio que eu não fico passando meus dados em qualquer lugar.
Mas eu não tenho tanta preocupação.
Se o Google que me enviar propaganda direcionada só pq pesquisei algum assunto relacionado, ok!

5 curtidas

Eu não fico enchendo qualquer serviço de empresa que não conheço com os meus dados, mas confio que o google não vai me sacanear de proposito pois os meus dados lá não valem o suficiente pra eles queimarem o filme e perderem milhões de clientes.

Que a NSA e os robôs do google estão analisando os meus dados eu sei, enquanto continuarem só eles e não vazarem os dados eu to de boa.

7 curtidas

Não.

  1. Seus dados estão circulando offline desde sempre.
  2. Enquanto você tem opção de controlar o que pode ou não ser coletado por Google e cia. bela, é basicamente paranoia ficar se preocupando.
3 curtidas

offtopic: esse ponto separando o 1 e 2 me fez tentar limpar a tela umas quatro vezes. >_>

3 curtidas

Cadastro o meu e-mail em qualquer site que eu queira utilizá-lo. Só não cadastro documentos em qualquer site. Também não leio os termos de algum serviço online. Acho uma perda de tempo!

não vou repetir o que outras pessoas já comentaram, mas eu só queria esclarecer que não é porque o brasil não é uma china ou coreia do norte que não tem problemas maiores. esse relativismo é péssimo porque não permite que as políticas no brasil sejam melhoradas. afinal, se vc e outra pessoa tiram uma nota abaixo da média, vc não devia se sentir bem porque a outra pessoa tirou uma nota pior que você – isso te impediria de melhorar a si mesmo.

eu digo isso porque eu acho essa ideia de “se eu morasse na china até faria sentido eu ficar paranoico, mas no brasil não tem motivo pra isso.” eu não to falando isso para justificar ficar paranoico com privacidade aqui no brasil (porque eu não acho q vc devia ficar paranoico, pelo menos não no sentido a q pessoas se referem).

não é porque o brasil não é uma ditadura ainda e tem outros países que são piores que o brasil que vc não devia se preocupar mais com privacidade. governos mudam com certa frequência – democracias precisam de mudar com certa frequência porque o povo muda e um governo democrático reflete (ou ao menos é pra refletir) o zeitgeist. ora, o presidente no brasil é obrigado a mudar a cada oito anos, e a realidade é que mesmo antes disso, o governo muda a cada eleição mesmo quando o presidente não muda. eu não diria, por exemplo, que o primeiro termo da presidenta dilma foi o mesmo que o segundo dela, não é? na verdade, o governo muda com frequência dentro mesmo de um termo de umx presidente – só ver a dança de cadeira com ministros federais só neste ano.

de qualquer forma, qualquer coisa pode mudar a qualquer momento, então essa desculpa de que a gente não devia se preocupar porque o brasil não é uma ditadura não é um argumento válido. 56 anos atrás o brasil sofreu um golpe de estado que etabeleceu uma ditadura civil e militar que durou 21 anos, não foi? porque isso não poderia acontecer também hoje, especialmente quando quem fazia parte do comando da ditadura não foi punido e tem gente que ainda defende a ditadura hoje?

sua privacidade é muito importante e você devia se preocupar com ela, do contrário não a invadiriam ou tentariam acabar com ela, né? primeiro, é bom a gente não esquecer que só sete anos atrás documentos que revelavam detalhes de vigilância global pela nsa em cidadãos americanos e estrangeiros foram vazados. só sete anos atrás.

também não vamos nos esquecer que o escândalo de dados de cambridge analytica que vazou dados de usuários de facebook que foram usados para construir perfis psicográficos para determinar as personalidades dos usuários para usá-los como micro-alvos e garantir que trump fosse eleito aconteceu só dois anos atrás.

e por último também não vamos ignorar que o sistema de vigilância do governo brasileiro que acessa bancos de dados que incluem informação confidencial e sensível dos cidadãos está funcionando perfeitamente hoje e a peça de jornal mais completa que eu já li sobre o assunto só foi reportada 17 dias atrás!

todas essas são razões para você se preocupar com que dados seus são expostos e que rastro você deixa e pode ser usado contra você. mas honestamente, no seu caso específico eu me pergunto, se vc está preocupado com seus dados que google coleta, porquê não usa serviços alternativos? há uma certa quantidade de apps livres (que não invadem sua privacidade) que você pode usá-los e substituir esses serviços do google.

além disso, vc também pode (e é recomendado) revisar suas configurações de privacidade da sua conta google. é só ir na sua conta google > dados e personalização > controle de atividade. vc pode alterá-los como preferir e muitos deles não afetam necessariamente o uso dos serviços do google (por exemplo, vc pode prevenir que google colete dados de localização, e fazer isso não vai impedir que vc use google maps). vc pode ir também em dados e personalização > personalização de anúncios para impedir que ads do google não sejam personalizados, e se vc tbm tiver um dispositivo android, pode ir nas configurações > google > anúncios para optar fora de personalização de ads baseado no uso de seu dispositivo (e tbm seria bom resetar seu id de advertising para prevenir que os dados previamente coletados sejam usados ainda, mesmo já tendo optado fora de personalização de ads). fazer isso não vai impedir que google colete dados seus, mas vai poder limitar os dados que podem ser coletados, então é melhor que nada.

4 curtidas

A questão nem era essa… nesses paises, os governos são conhecidos por perseguirem seus cidadões.

Essa parte aqui ficou incompleta.

Nunca falei que não devo me preocupar. Falei que não vou ficar paranóico com isso. É completamente diferente. Se tu já assumiu que seja a mesma coisa, tu já está começando a ficar paranóico.

As presepadas dos desgovernos brasileiro não mudam independente de quem seja o Presidente. Não é possível que todo maluco que ganhe as eleições seja incrivelmente incompetente.

Para concorrer e ter chance de ganhar um segundo mandato, tu precisa ter aprovação no primeiro mandato.
Porém, como não pode ter um terceiro mandato, então eles fazem qualquer cagada.
E só para nota: a Dilma não foi a única que fez isso.

Não sei como tu chegou à essa conclusão, mas beleza. Pois eu nunca disse nada relacionado à ditadura. Sendo que Rússia e China são repúblicas… (Ok, a China até deveria ser considerada ditadura)

Tu realmente acha que é só a NSA que faz/ia isso? Sérião mesmo… todo pais tem sua inteligência e contra inteligência…

Uh… [citação requerida]

Por que eu ficaria paranóico com isso? Sério… Não faço nada que possa ser usado contra mim. À menos que ter uma escova do Blackpink seja de alguma forma ilegal.
Eu assumo que absolutamente tudo que foi postado na internet, mesmo que com HTTPS e TOR vai ficar salvo na Internet. Seja no site, no VPN ou no TOR. E isso realmente não me incomoda.

Nah… nem ligo, podem fazer um dossie sobre mim. Não tenho problemas com isso.

1 curtida

antes de tudo eu só quero deixar claro que meu comentário não foi feito para diretamente contra-atacar o seu. eu só vi seu comentário e notei certas semelhanças ou argumentos que outras pessoas tbm dão com frequência.

desculpa, acho q eu engoli uma frase. eu quis dizer que o argumento “ah, mas em [insira um país] é muito pior. o brasil não chega nem aos pés” é ridícula. eu só acho q a gente devia parar de comparar países, e isso se aplica a outros casos também. por exemplo, quem nunca já ouviu que no brasil feminismo não é tão importante assim porque tem países que são bem piores? argumentos como esse são falaciosos por ignorar os problemas que acontecem aqui e agora e jogam a culpa em outra pessoa que faz pior. um país ser pior não faz o seu ser bom.

eu não vou discutir semântica aqui porque não vai levar a lugar nenhum, mas de novo seu comentário não era o alvo do meu.

? eu honestamente não entendi o que vc quis dizer, mas só pra deixar claro, o que eu quis dizer é que o governo muda, ele é volátil, e é para se esperar que mude – não é pra se esperar que seja algo excepcional (golpes de estado são excepcionais, por exemplo, pq vc não espera por um golpe de estado, espera?) então, porque governos mudam, o argumento que “eu não vou ficar paranoico (ou me preocupar demais) pq o brasil não é uma ditadura hj” é inválido na minha opinião. claro, o brasil não é uma ditadura hoje mas 1) nada garabte que ele não vai ser uma ditadura amanhã, e 2) mesmo que ele não seja uma ditadura, não significa que ele não pode piorar.

meu comentário não foi relacionado à politica de quando rousseff estava no poder. aquilo foi só um exemplo. o que eu simplesmente quis dizer é que o governo pode mudar mesmo se o presidente for mantido o mesmo. no caso, apesar de dilma ter sido re-eleita, o primeiro mandato dela foi diferente do segundo, não foi? foi esse o meu argumento.

de novo, meu comentário anterior não contra-atacava o seu, mas mesmo assim vc falou de ditadura e usou em seus argumentos

o exemplo dos documentos que snowden vazou foi só isso – um exemplo. e logo abaixo eu tbm falei sobre o sistema de vigilância brasileiro, então…?

uh… Conheça o Córtex, sistema de vigilância do governo que integra de placa de carro a dados de emprego – The Intercept Brasil?

vc tá vendo o problema da maneira errada. primeiro, vc tem algo a esconder – todo mundo tem. vc por acaso não fica espalhando a torto e a direita sua data de nascimento, nome da mãe, número de cartão de crédito, cpf, e rg, não é? espero que isso. vc também não quer que outras pessoas saibam de suas conversas no whatsapp, por exemplo, quer? vc também não fica falando quanto você e de quem vc ganha, fica? provavelmente não porque tudo isso é informação pessoal e/ou sensível, ou simplesmente não é da conta de outras pessoas.

segundo, não é porque você não tem nada a esconder que outras pessoas não tem nada a esconder de forma legítima. eu vou dar alguns exemplos (são exemplos somente): muita gente tem uma condição médica por exemplo que não quer que outras pessoas saibam porque para elas é algo pessoal e íntimo. outras pessoas podem fazer parte de uma minoria sexual num país onde isso é crime. tudo isso são coisas que uma pessoa pode querer guardar pra si (e devia ter o direito de guardar pra si).

terceiro (desculpa pelo edit, é q eu tinha esquecido de escrever isto), mesmo se vc não importe com sua informação, outras pessoas se importam, e é importante ter em mente que informação é poder. uma pessoa injusta com sua informação pode te incriminar ou te tratar de forma injusta. um exemplo que eu já dei aqui na comunidade foi a do caso de reconhecimento facial. quando houve os protestos de george floyd e breonna taylor, a polícia estava usando ferramentas de reconhecimento facial para identificar protestantes. agora eu pergunto, o que garante que a polícia, que foi quem invadiu o apartamento de uma técnica de sala de emergência e a matou dentro de seu próprio lar por seis tiros de bala com a desculpa de que era parte de uma investigação de operações de tráfico de droga embora o apartamento onde ela morava nunca foi revistado, agiria justamente? pessoas injustas vão agir injustamente com você, e elas não deviam poder fazer isso.

mas não é só isso. privacidade (e anonimato por extensão) são essenciais para uma democracia. por exemplo, voto precisa de ser anonimo para garantir a manutenção de uma democracia. a gente também precisa de garantir que whistleblowers e jornalistas (em especial jornalistas investigativos) sejam protegidos e tenham o direito de ter sua identidade protegida. por exemplo, snowden foi legalmente acusado de espionagem e roubo de propriedade de governo depois de ter vazado os documentos que revelavam detalhes da operação de vigilância global (snowden teve que literalmente buscar asilo na russia por causa disso), e david cameron (o primeiro ministro do reino unido na época) literalmente avisou the guardian (um jornal britânico que foi um dos primeiros a reportar o caso) pra que não vazasse mais nada (o primeiro ministro tava literalmente a um passo de violar liberdade de imprensa)

enfim, o que eu quero dizer é que privacidade é um direito essencial que deve ser mantido tanto por causa de indivíduos quanto para manutenção (no sentido de manter) da democracia

1 curtida

Feminismo != feminazi. Tem uma cambada que acha feminismo é “mulher > homem”… enquanto o feminismo é mais para valorizar a mulher e tentar acabar com as discrepancias nos salários, por exemplo. É um movimento válido, ao meu ver.

Presepada com o significado de espetáculo ridiculo.

Então, é como eu disse. O primeiro mandato da Dilma não foi um completo desastre. Ela até tentava.

Ah, isso. Enquanto for usado apenas para o combate ao crime, está bom… mas muito provavelmente isso será abusado por alguém com más intenções.
Se tu quer ficar paranóico, procura no Google “Tudo Sobre Todos”… um serviço de terceiros com uma finalidade bem parecida…

Isso se chama bom senso…
Mas se existe um sistema que possa vazar esse tipo de informação existe (e existe de formas oficiais e não oficiais), ele deveria ser bem protegido. Não tenho como evitar que o pessoal faça mal uso do sistema. Isso é obrigação de quem criou e/ou mantém o sistema.

Nem ligo quanto ao histórico do WhatsApp. Quanto eu ganho? Atualmente estou “disponível para o mercado de trabalho” na área de hardware ou suporte. Eu realmente não tenho problema com isso.

Tem esses casos sim. Desde que a condição médica não possa ser usada de forma avacalhada para infectar pessoas que não estão cientes, por mim pode esconder a vontade. Isso pode ser problemático.
Brasil, por enquanto, não tem esse problema de ser criminalizado. Tem uns mentalmente incapazes que acham que não ser hétero é problema. Mas de novo, é a minoria.

Eu nunca falei que não me importo. Releia o que eu escrevi. Eu disse que não vou ficar paranóico com isso. É bem diferente.

Tu não tá falando do caso da oficial negra que foi morta em casa e que o namorado foi preso acusado de atirar contra os policiais

Sem ser chato, mas já sendo… o aninomato é vedado no Brasil pela Constituição de 88.
https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_5_.asp

Quanto a delatores e talz, sim.

Isso já é garantido por lei.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0972.htm

o voto, no Brasil, é anônimo…

Nunca disse o contrário, alias nem sequer toquei nesse ponto. O que eu disse foi que não me preocupo tanto com a MINHA privacidade e que não fico paranóico com ela.

Esperei 13 anos o parido anterior dar golpe e formar uma ditadura comunista, agora vou esperar mais 8 anos pro atual dar o golpe e ter ditadura militar. :man_shrugging:

1 curtida

sim. mas os policiais tinham invadido o apartamento (literalmente forçaram entrada), e de acordo com o namorado, ele deu um tiro de aviso porque ninguém tinha anunciado que era a polícia nem bateram na porta, e de acordo com uma entrevista de the new york times posterior, onze vizinhos também não ouviram nenhum aviso nem batida na porta. independentemente de ter sido um tiro de aviso ou não, os policiais deram 32 tiros de volta, seis do quais atingiram taylor (inclusive um dos policiais foi indiciado por um grand jury por pôr um vizinho de taylor em perigo).

seja o que for, eu não acho que a polícia que invade o lar de uma pessoa, dá 32 tiros, mata essa pessoa e diz “oops, a gente achava que eram traficantes de droga, foi mal pessoal” devia poder usar reconhecimento facial para identificar pessoas que protestavam dizendo que policiais não deviam poder entrar na casa de uma pessoa e dar 32 tiros.

e mesmo assim ele existe. ele ainda é garantido para voto. nada é preto ou branco.

eu não disse que não era. eu disse que privacidade (e anonimato por extensão) são necessários para que isso seja garantido.

eu não disse que não era. de novo, eu já tinha falado que eram exemplos da importância de garantir privacidade e anonimato para manutenção de democracia.

e de novo, meu comentário original (o primeiro) não foi sequer dirigido a você. e não é porque vc não se preocupa com privacidade que vc não devia, ou que outros não deviam, ou que não devia ser garantida legalmente.

Não lembro se eles tinham mandato, mas como eu disse… esse caso foi uma bizarrice que até hoje parece estar sem resposta…

Essa parte não se refere aos votos.

1 curtida

aparentemente eles tivam um no-knock warrant sim. o problema é que os policiais disseram que tinham anunciado que era a polícia e batido na porta. e o pior ainda é que outras pessoas disseram que não ouviram nada disso. no mínimo isso é contraditório em dois níveis. agora imagina se houvesse um problema como esse envolvendo seus dados biométricos faciais. se o caso de taylor (até onde eu sei, mas eu posso estar desatualizado), que envolveu a morte de uma pessoa, nenhum policial foi indiciado por isso, o que aconteceria com algo relacionado a uso indevido de reconhecimento facial, que seria arguivelmente considerado menos importante? eu prediria que ninguém da polícia seria responsabilidade por uso indevido de reconhecimento facial da mesma forma que ninguém da polícia seria responsabilidado pela morte de breonna taylor (e inúmeros outros casos similares).

ela não diz isso. o meu ponto é que coisas são mais complicadas do que parece. não é simplesmente “é vedado o anonimato” porque voto por exemplo é uma exceção. isso é coisa de direito. direito é basicamente tentar conciliar posições contraditórias. outra “exceção” por exemplo é a em certos casos que a lgpd lida como no caso de dados anonimizados. outro exemplo é o caso de copyright em que vc pode publicar obras de forma anonima. enfim, o meu ponto é que não devíamos tomar coisas a valor de face – tem sempre um porém, uma exceção.

De tudo o que eu li a única coisa que me preocupa realmente é o grande numero de servidores públicos com acesso a esse sistema Córtex, certo que em breve teremos ótimos vazamentos de dados, acho que esse tipo de sistema teria de ser administrado por um pequeno grupo de servidores federais e quando alguém quer algo dele deveria fazer uma solicitação formal indicando que dados necessita e porque necessita, e receberia de volta esses dados e não acesso ao sistema.

3 curtidas

q tal ele não devia nem existir a princípio de conversa? esse tipo de informação nunca devia ser centralizado, e fazer uma solicitação formal (sua sugestão) não requer que a informação esteja centralizada.

como está escrito no artigo, só é preciso saber o cnpj de uma companhia para descobrir onde e quando uma pessoa esteve.[1] isso nunca deveria ser possível. não basta esse sistema ser regulado – ele não pode existir.

fonte:
[1] artigo (link logo acima):

Ali, [capitão da Polícia Militar de São Paulo Eduardo Fernandes Gonçalves] dá até um exemplo: com a ajuda do Córtex, ele acessa todas as informações dos funcionários da concessionária do aeroporto de Viracopos, em Campinas, diz quantos funcionários a empresa tem e começa a esmiuçar alguns nomes.

Na gravação, ele abre uma planilha com todos os funcionários da empresa – com dados com CPFs e datas de nascimento –, e afirma ser possível saber quais deles transitaram pela cidade de Guarulhos no dia 10 de janeiro.