Privacidade: policial pode revistar o celular em uma blitz?

Pessoal, recentemente tivemos a matéria do @Alecrim CRLV digital chega a 22 estados e registra 2 milhões de usuários que permite termos mais um documento em nosso Smartphone, porém eu pesquisei um pouco e fiquei na dúvida, quando você dá o seu celular na mão de um policial em uma blitz por exemplo, para ele ver seu documento, ele pode também mexer em celular ? Ver suas fotos, abrir outros aplicativos ? E mesmo se não, mas se estiver na mão dele, como reagir caso ele começe a fazer isso ? Sendo que poderia ser considerado desacato caso você peça ou tente tomar alguma atitude. Acho um pouco preocupante essa questão.

1 curtida

a função ‘fixar tela’ do android não pode ser util para casos assim?

1 curtida

Para usuários avançados sim, mas meu pai por exemplo teria dificuldades de fazer isso @rafael.mds

1 curtida

Esse documento também vai ser um problema pro meu pai…, ele tá com 80 anos e não quer saber de usar smartphone. Esse ano será o ultimo com o licenciamento impresso. Ele é tão paranoico que só leva o CRLV quando vai usar o carro. Tem medo que alguem roube (mesmo sabendo que não é possivel fazer uma transferencia).
Espero que a impressão em A4 seja aceita sem problemas…

Sim a impressa será aceita sem probelmas.

Pra quem tem iPhone, pode ativar o acesso guiado para fixar o app na tela e evitar os curiosos

1 curtida

Acho até que da pra criar um atalho onde vc clica X vezes no botão lateral e abre o app fixado. Funciona pra outras coisas, mas acho que da pra adaptar pra esse caso.

Um atalho direto não sei se dá, nunca tentei. Eu faço pelo procedimento básico mesmo, abrindo o app e depois clicando 3x no botão home ou liga/desliga (depende do modelo), pra fixar o app na tela. Claro, precisa configurar antes lá no acesso guiado.

Pelo que ouço de amigos, é muito comum os policiais pedirem o celular para verificar se ele é realmente seu. No geral, pedem pra pôr a senha e muitas vezes dão uma fuçada procurando por algo - inclusive tenho um conhecido que tinha uma foto de um revólver na galeria do celular e aí quando o polícia viu deu muita treta.

Óbvio que é errado. Se encaixa até como invasão de privacidade. O revés está em tentar falar isso para o polícia e sair quebrado kkk

1 curtida

Se ele pede o documento e ele está no celular, o correto seria apenas o que ele solicitou. Mensagens e fotos são coisas pessoais e qualquer ato do policial além do solicitado e autorizado é um abuso de autoridade, além de invasão de privacidade!
Eu deixei um atalho para gravação de áudio no celular, para ativar em situações como esta para ter uma prova de qualquer excesso por parte de autoridade policial.

3 curtidas

@DouglasFurtado pode me mandar uma msg explicando como faço isso, do atalho para gravação? Foi algum app?

Pra quem usa iOS pode usar o acesso guiado

3 curtidas

Ele tá certo e não é paranoia, se o documento estiver no carro, o bandido consegue passar em uma blitz que não tem consulta.

O impresso vai continuar valendo, vc só vai ter que imprimir em uma folha qualquer.

ter o documento no carro é o de menos…, primeiro precisa ter fiscalização e depois o ladrão não é tão besta, pois vai dar jeito de esconder o veiculo.

Exatamente, também já ouvi a mesma coisa de conhecidos, que policiais já mexeram no celular, o problema é como reagir no momento, não há nada na lei, pelo menos não até onde sei, que fala que pode ou não pode mexer no celular.

1 curtida

Então, eu deixo na área de trabalho mesmo, se me pedir o celular, eu falo que vou destravar e ponho para gravar e logo coloco no documento digital solicitado.

3 curtidas

Gostei da dica, obrigado!

2 curtidas

Então, mas se o cara roubar o carro na minha cidade e for para outra cidade, obrigatoriamente ele terá que passar por um posto da policia rodoviária estadual, caso ele seja parado, não tenha nenhum aviso de roubo/furto no sistema e o documento do carro estiver na posse dele, ele vai passar tranquilamente.

Se não tiver o documento do carro, o carro fica preso. Por isso o recomendado é não deixar o CRLV no carro.

Pessoal, procurei pela função de travar em um app, mas só encontrei para android “puros”.
Alguém sabe como fazer isso na One UI / Galaxy?

1 curtida

Ele não pode verificar seu celular de maneira alguma. Caso faça isso, diga que não deu permissão para mexer e se for ignorado tire da mão dele. Isso não caracteriza desacato, pois não é função da polícia agir ilegalmente e é abuso de autoridade. Caso você queira registrar um Boletim de Ocorrência (ou vá ao Ministério Público, caso não se sinta a vontade na Polícia Civil), poderá dar demissão e prisão do policial, além de indenização por dados morais do Estado.
Além disso, mesmo que exista alguma existência de crime em seu telefone que ele veja, não poderá ser usado em nenhum processo, pois não teve autorização judicial e, portanto, a prova é ilegal, além de nunca poder ser dado autorização judicial com base nessa verificação do policial, pois o próprio ato é ilegal.

9 curtidas