Privacidade online, existe ou é um mito?🥷

Muito se fala em privacidade hoje em dia e como as big techs nos rastreiam, na última reportagem que li aqui no tecnoblog onde um usuário teve a conta desativada por armazenar itens no drive muitos se mostraram preocupados com a privadade, mas o pior é que se quiser praticidade (vide vídeos no YouTube, armazenamento na nuvem, dentre vários outros serviços em Cloud praticamente indispensáveis) , privacidade deve ficar de lado, afinal, terá que gastar tempo configurando DNS, VPN, encripgografando arquivos, etc…

Por exemplo, utilizo as vezes VPN +Next DNS, mas não deixo de usar os serviços do Google como YouTube Music ou até mesmo o mecanismo de pesquisa deles (afinal não existe melhor) fora o e-mail e backup no Onedrive, acho quase impossível realmente se manter fora do lastro de monitoramento das big techs.

Para você qual a maior preocupação relativa a privacidade online e quais medidas você adota para se sentir protegido no mundo digital?

2 curtidas

Pra ter privacidade só se não tiver celular.

No computador até da pra tenta fugir das grandes corporações.

5 curtidas

Nem andar nas ruas, evitar o governo, os hospitais… etc… basicamente morar dentro de uma caverna… hahahaha

3 curtidas

O mais próximo que eu chego de ter alguma privacidade é que eu uso o Proton Mail como e-mail principal, Firefox como navegador no smartphone e notebook, e Duck Duck Go como motor de busca

Privacidade só se lagar qualquer dispositivo que se conecta a qualquer rede e ir morar na floresta alà Tarzan.

sso enquanto a rede de satélite StarLink ainda não cobre o mundo inteiro, pq quando isso acontecer acabou)

1 curtida

Privacidade não é uma variável discreta, mas sim contínua.
Você pode ter algum grau de privacidade mesmo usando celular ou a internet.

Mas tratar a privacidade como uma variável discreta é o problema, porque as pessoas passam a acreditar nessa máxima de que “privacidade na internet não existe” e simplesmente abrem mão de toda e qualquer ferramenta para aumentar a privacidade, crente que é inútil porque trata a privacidade como binário.

2 curtidas

Nao vejo como ter qualquer grau de privacidade com os celulares atuais (android e iphone), sabemos que até o teclado do celular é feita coleta de dados.

Esse bonde já partiu. E faz tempo, viu!

Tinha comentado sem ler esse teu comentário. E sim, concordo com você. Mas, novamente, esse é o ponto. Levar privacidade à sério é como uma vacina. Só tem efeito quando a maioria das pessoas ao teu redor também leva a sério.

1 curtida

Existem teclados OPEN SOURCE para Android.

E o resto da coleta de dados? Cada app faz coleta de dados, o proprio sistema faz coleta de dados, alguem em algum momento está sempre coletando os teus dados do celular.

Sem um sistema inteiramente voltado a privacidade, não tem como usar um celular sem uma enorme exposição.

1 curtida

sistemas operacionais para celular que respeita privacidade tem, pelo menos opções têm, o problema que não é direcionado para a massa

eu penso que o anonimato é um grau de privacidade

2 curtidas

Ah… mas não acaba por ai… as operadoras… etc… hahaha

Não existe, e a muito tempo PONTO FINAL

Pelo menos os dados coletados pelas operadoras (imaginando que elas não estejam espionando os nossos acessos a internet) são mais restritos, basicamente localização aproximada, chamadas feitas e consumo de internet.

Mas claro, recomendo uma VPN se quiser realmente manter a privacidade.

2 curtidas

Meu principal problema já está partindo daquele pressuposto de um monte de empresa garantir um nível de privacidade, mas pero no mucho. Isso que me deixa cabreiro.

De resto, eu estou longe de achar que privacidade hoje em dia é ilusão. Só que, dada a forma que a sociedade e os serviços que ela usa giram hoje em dia, garantir um nível de privacidade considerável virou o “vou me mudar da cidade e ir morar na fazendinha” do mundo digital.

Ainda é relativamente acessível buscar por privacidade, mas tocê vai ter que fazer um bocado de concessões de comodidade e praticidade pra alcançá-la, a ponto de você se sentir um tanto capado se você for um usuário ávido de tecnologia.

Afinal, se um monte de gente já fica fulo admitir que as grandes massas não usam o Telegram em prol do WhatsApp, imagina ter que moldar sua vida renegando os “mimos” dos serviços de tecnologia atual?

2 curtidas

Recentemente foi descoberta um monte de códigos maliciosos em aplicativos “open source”, ser open source não quer dizer nada além de ser código aberto, não traduz em segurança e nem privacidade e nem evita de ter código malicioso, olha que delícia, código malicioso open source!

1 curtida

Tá lá pra qualquer um usar no seu aplicativo kkkkkk