Prism é o recurso do Windows 11 que promete fazer chips Arm vingarem em PCs

2 Likes

E lá vamos nós

9 Likes

Sei não, acho que agora vai começar a verdadeira transição pro ARM.

1 Like

Tudo parece indicar que o ARM deve começar a se estabelecer nos Windows de forma definitiva. Se o que se projeta no horizonte vai realmente acontecer, não sei. É aguardar pra ver.

Mas que existe essa sensação forte de “agora vai”, existe!

2 Likes

Eu acho que começaram bem imitando o que a Apple fez: camada de compatibilidade com o Prism e $$$ para empresas desenvolverem aplicativos nativos em ARM.

1 Like

Pelo preço exorbitante que está sendo cobrado pela Qualcomm, não vai rolar.
Basta ver a quantidade de fabricantes de smartphones que estão substituindo SnapDragon por Mediatek, e a Samsung usando cada vez mais exynos.

A transição começou, finalmente a Microsoft se mexeu, mas vai ser de longe como começou na Apple.

Daqui uns 7 a 10 anos devemos ter essa parte resolvida, tanto os principais softwares nativamente em ARM, como também o Prism de forma mais eficiente.

Na Microsoft é igual Whatsapp, tudo lento e devagar, mas sai.

3 Likes

IA isso, IA aquilo… IA é uma bolha. E ela VAI estourar. Palpite? Não passa de 2025.

1 Like

Só 20% de melhora no desempenho com relação ao que se consegue atualmente?
Pelo jeito, não é o Windows 11 que vai popularizar o ARM nos notebooks com o SO da Microsoft.

Se tivessem dado grana pras empresas desenvolverem pra Windows Phone creio que teria vingado tb. Perderam um mercado bilionário do mobile hehuehue

1 Like

Na vdd é só o começo. Com o passar dos anos as IAs vão melhorando exponencialmente. É o inverso: vão ser usadas mais e mais, e inclusive em ambientes corporativos, o que é uma má notícia pro povo achando que é só uma modinha passageira e que seus empregos estão bem.

3 Likes

Só acho que a Microsoft está perdendo uma boa oportunidade de tornar o Windows mais leve e eficiente.

Aí sim um fator a se copiar a Apple quando ela resolveu ajeitar o MacOS.

Mais quem sabe se tem planos para o futuro, né?!.

Isso que dá pra notar. Ao contrário de tecnologias no qual prometiam de pé junto que precisariam de uma base “investidora” prévia para revelar seu suposto poder na sociedade, vide criptomoedas por exemplo, você pode testar a IA agora mesmo e utilizar a mesma para facilitar seu trabalho. É meio anedótico, mas eu mesmo estou usufruindo muito bem de IA quando se trata de edição de vídeo e, principalmente, manipulação de textos e documentações.

@_leo Se tem uma oportunidade de fazer o Windows ser mais leve, a hora é agora. O motivo do Windows ser uma bolha gorda é justamente por conta de todo seu suporte legado que ela precisa prover, visto que o sistema não é um jardim murado que nem o MacOS, ou manda tu te virar com seu programa/driver extremamente específico, como o Linux. A Microsoft encorajar ativamente empresas a suportar ARM e não deixar a arquitetura mais como “coisa de mobile” é a chave que falta para termos a possibilidade de um sistema mais enxuto, já que finalmente estamos encorajando a galera em deixar de se segurar em fósseis.

1 Like

Entendo toda essa campanha para provar que eles conseguiram superar um Macbook. Até aí ok.

Porém o mercado de PCs é muito mais diversificado que o da Apple.

O que será dos PCs “baratos” de 300 ou 400 dólares?

A Microsoft terá que suportar duas arquiteturas no Windows por muito tempo.
A Apple fez uma transição e agora foca todos os produtos em uma única arquitetura (inclusive compartilhando o mesmo processador entre as linhas Mac, iPAd, por exemplo).

Eu acho meio difícil a tecnologia arm ganhar espaço no mercado de PC, mais uma coisa certa que na área mobile ou na área móvel como inclui os notebooks e netbooks essa tecnologia vai vingar sim, só que em PC é meio difícil ter essa arquitetura pelo fato que o arm é voltado para otimização bateria e o processamento dele é limitado porque usa a tecnologia risc, no ramo de portáteis vai vingar sim

1 Like

Vale lembrar que a linha do Windows que usa a plataforma RT desde o Windows 8 é voltado para dispositivos portáteis como notebooks e netbooks além de tablets e etc não é voltado para computadores de alto processamento como um computador gamer por exemplo, essa camada de compatibilidade com arquiteturas 32 bits e 64 bits é apenas para manter compatibilidade assim como aconteceu com a AMD quando desenvolveu o x64 que manteve a compatibilidade com o aplicativo de 32 bits e Windows também passou a ter o Windows on Windows 64 que roda aplicativos de 32 bits sobre o processamento de 64, o resto sem grande coisa

Me lembro quando a Intel lançou a linha itanium que foi um fracasso porque não rodava 32 bits e a segunda versão do processador rodava 32 bits mais a 300 MHz, não vingou por causa disso, a tecnologia Arm ela sempre será voltada para linha portátil talvez lancem um computador de alto processamento com essa tecnologia mas não é a mesma tecnologia que é usados no computador atuais

Bom, cada um com suas apostas. A minha é não apostar nada em IA porque certamente vou perder. E qualquer um com o mínimo de discernimento e que enxerga um pouco além pensa dessa forma também.

E em tempo: a IA não vai morrer. Mas essa megalomania em torno dela vai sumir e o que de fato é útil dela vai ser aproveitado. E esse tanto útil não vai estar acessível aos mortais. E muito menos de graça.

Windows NT (e derivados) é multiplataforma por design. Diabos, o alvo original era o Intel i860 (mas deu em nada), e existiram ports do NT para x86, DEC Alpha, PowerPC e até MIPS nos anos 90 (e pra Itanium nos anos 2000 :grimacing: )