Primeiras unidades do Real Digital devem ser criadas nesta quinta (20)

1 curtida

Eu achava que Pix era ‚Äúa grande novidade‚ÄĚ nos limites do Brasil mas fico feliz que est√£o investindo al√©m. Dinheiro em Papel est√° acabando.

√Č necess√°rio por√©m investir tamb√©m na distribui√ß√£o de smartphones para a popula√ß√£o, mesmo de baixo custo, mas ‚Äúus√°veis‚ÄĚ

4 curtidas

Sentimentos mistos… Vai trazer mais praticidade, mas será MESMO seguro?

2 curtidas

Adoraria testar logo a novidade.

1 curtida

Me surpreendo muito com as novidades que o BC est√° criando

1 curtida

Nem a pau que irei deixar valores em ‚Äúreal digital‚ÄĚ.
A chance de um governo futuro meter a mão é gigantesca.

2 curtidas

Alguns pontos de alerta: uma CBDC (Central Bank Digital Currency) tem potencial de trazer s√©rios riscos quanto √† privacidade (o governo vai saber ainda mais por onde voc√™ andou e o que voc√™ fez); uma CBDC pode ser um tiro no p√© para a liberdade de utiliza√ß√£o pelo cidad√£o (basta o governo bloquear, seu dinheiro some); uma CBDC, nas m√£os de um governo irrespons√°vel, pode gerar uma emiss√£o monet√°ria desenfreada, a qual, em √ļltima inst√Ęncia, gera infla√ß√£o; uma CBDC pode servir para acabar com os banc√Ķes (afinal, para que usar um banco para guardar meu rico dinheirinho se eu posso deixar guardado no banco dos bancos, o Banco Central?) o que me traz ainda mais sentimentos contradit√≥rios quando sabemos que (quase) todos os banc√Ķes est√£o a trabalhar lado a lado com o BC para criar o ‚ÄúReal Digital‚ÄĚ. Nesse angu tem caro√ßo.

9 curtidas

Qual a utilidade de um Real Digital? O pix não era pra ser algo do genero? hahaha mds…

1 curtida

Complementando a matéria, o real digital emitido pelo banco central será utilizado como lastro das stablecoins que serão emitidas pelos bancos brasileiros. Os cidadãos brasileiros não serão donos diretamente dos reais digitais emitidos pelo banco central, mas sim das stablecoins dos bancos.

1 curtida

Isso nem precisa de CBDC para já acontecer em qualquer país do mundo. Desde o fim do padrão ouro, o dinheiro em si já é 100% digital.

Mas sim, compartilho do seu comentário que há várias coisas preocupantes num sistema financeiro baseado em moedas digitais, principalmente pela concentração de poder nas mãos do Estado.

√Č justamente por isso que o Bitcoin e similares s√£o uma revolu√ß√£o incr√≠vel, j√° que a descentraliza√ß√£o e contratos definidos, abriram as portas para separarmos o governo do sistema financeiro.

3 curtidas

Por enquanto o banco/governo tem de manter uma maneira de tu converter o dinheiro digital em papel, uma moeda digital acaba com essa obrigação.

vai depender de quem esta no poder

Vc quer que eu trabalhe mais ainda pra pagar mais imposto pra sustentar o povo? Se vc ver a reportagem da veja já mostra que o povo tá usando os auxílios pra isto invés de comer o que mostra que a grande maioria sequer passa fome como dizem…

N√£o vai precisar de conta em banco

Mas sempre foi assim, vide as poupanças do Collor. Se vc n quiser isso, terá que converter tudo em uma moeda de algum país grande, mas nada garante que lá tb não terá crise, ou façam uma lei do nada que taxe estrangeiros em mais dinheiro etc etc.

Unica coisa que nunca perdeu valor ao longo da historia é o ouro, todo o resto temos algum nivel de risco e dificuldade de conversão/troca.

Como se vc fosse trabalhar mesmo a mais pra isso, acorda Alice. kkkkkkkkk