Primeiras impressões sobre o Google Stadia


Essa semana finalmente consegui ter acesso ao Google Stadia no susto, fazendo a assinatura do serviço via navegador. Tentar fazer isso pelo app é impossível, já que ele exige a localização da loja nos EUA. Como tenho um perfil Google Pay americano, consegui “enganar” o Google no browser. :joy:

Configurei a conta e, curiosamente, ele não puxa seu perfil do Play Games. Você precisa fazer um novo perfil, e este te dá um código sustenido (denunciei a idade?) numérico de 4 dígitos - #0000 - que fica aliado ao seu gamertag. E é só isso mesmo, nada mais. :man_shrugging:


Tal qual o Amazon Luna, você pode fazer um ~inception~ de serviços dentro do serviço - na minha conta só está disponível a Ubisoft por hora - além de você ter a opção de comprar jogos e add-ons (DLCs). Eu, particularmente, não gosto desse modelo de assinatura dentro de uma outra assinatura, inclusive por isso não estou empolgado com o Amazon Luna. Prefiro o modelo do GeForce Now (puxar jogos que você possa ter nas lojas Steam, Epic ou GOG) e Xbox Streaming (xCloud) [jogos gratuitos para jogar].

O app é bem simples, e não tem opção de busca. Só serve pra abrir jogos mesmo. O “webapp” é mais completo…

A parte que interessa é: sim, você vai precisar de VPN, mas assim como no GeForce Now*, você só precisa dele para iniciar o jogo, após isso ele pode ser desligado. Você abre o jogo, ele até roda no começo, mas logo reclama que a conexão não está estável. Ao invés de dar a opção de deixar você continuar o jogo, ele abre um pop-up e manda fechar o jogo pra abrir de novo!

Você não consegue manter a jogatina por mais de 2 minutos dessa forma. É horrível.


*nota: se você for membro pagante do GeForce Now, você não precisa de VPN para nada. Me surpreendeu na época!


Quando testei o GeForce Now e o PS Now, não sofri com esses problemas irritantes. Claro que o ping era um pouco alto, 119ms em média, mas nada que comprometesse jogos que não precisam de precisão, como Left 4 Dead. Eles deixam você continuar o jogo, e o máximo que fazem é avisar que a latência está alta.

Enfim, fora isso, nos 2 minutos em média que consegui jogar Bomberman (sdds), o delay quase não existia. Quase como se existisse um servidor num país vizinho, ao invés de puxar o dos EUA, mas divago. :man_shrugging:

E sim, alguns jogos têm opção de português. :eyes:


Será? :eyes:

Infelizmente a queda de frames é bem mais frequente no Stadia que nos concorrentes. Teve um momento que acho que estava rodando em 144p, e nunca atingiu 1080p.

De todos os serviços do tipo, o Stadia foi o mais decepcionante.

A única vantagem é que eu ganhei Little Nightmares II, mas o I e os DLCs precisaria comprar. Todavia, não vou fazer isso, já que tudo indica que o Google vai matar o serviço, o que é uma pena.

4 curtidas

Eu ouvi alguns relatos falando bem do Stadia. O Marcel Campos mora na Flórida e disse que o Stadia roda muito bem.

1 curtida

O Stadia não tem servidores no Brasil, acredito que isso seja o maior empecilho pra estabilidade do jogo, já que a VPN também degrada bastante. Se fosse nos EUA, com conexão de lá mesmo, com certeza a história seria outra. (Mas mesmo assim, eu me recusaria a assinar o Stadia. Prefiro aguardar o da Microsoft)

1 curtida

Foi exatamente por isso que resolvi testar. Mas pra mim não foi interessante.

GeForce Now e PSNow também não.

Como relatei no texto, eu não tive esses problemas com eles.

Ah, entendi. Falha minha :joy:. A Google Cloud deve ter alguma configuração de “desencorajamento” pra quem não mora nos States :face_with_raised_eyebrow:

1 curtida

Se for isso, é bem babaka da parte deles. Nem a Microsoft limitava o xCloud fora dos EUA quando este estava bem no início.

Pode ser distância do servidor mesmo (todos estão fora do país, mas Flórida e Califórna estão nos EUA do mesmo jeito e tenho certeza que um está mais perto do Brasil do que o outro) ou sobrecarga.
Imagino que não tenha como você ver nenhuma dessas duas informações (localização do servidor e carga), ou tem?

E também teria que testar mais vezes em dias e horários diferentes pra ter uma visão mais geral mesmo. Pode ser que tenha dado azar dessa vez.

1 curtida

Só o GFN tem isso, não consigo ver em mnenhum outro. Mas vou fuçar as configurações no navegador pra ver se acho algo do tipo.

Tô tentando testar desde terça, de manhã, a tarde e a noite. Mesmo resultado.

Como o Edilson disse, pode ser que exista algum tipo de limitador para quem está fora dos EUA (o que é um absurdo se for mesmo isso, considerando que a concorrência liberou geral).

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.