Considerando que até a Dilma, enquanto presidente da republica, foi espionada, me parece bem razoável a busca por soluções de comunicação mais seguras.
Me espanta de lá pra cá não terem feito uma plataforma de email para uso governamental, dá pra aproveitar vários projetos open-source para isso. Na verdade até acho que fizeram o oposto, passaram a usar a nuvem da Microsoft
Nem precisa desenvolver muito, pega o código do signal que é aberto, monta um servidor de mensagens no gov.br e faz uma versão customizada que use o login do governo pra autenticar e tá aí o mensageiro nacional seguro.
Faz acordo com universidades federais (e agentes/empresas privadas) pra buscarem constantemente falha (igual a urna eletrônica) e oferece recompensas pra quem achar algo.
Diabos, a gente já tem toda uma estrutura de chaves para esse tipo de coisa ICP-Brasil — Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
Faria algum sentido aproveitar para essas comunicações oficiais.
Não usaram o telefone criptografado da Avon (valeu corretor, escrevi abin) pois demorava pra conectar (autenticar) a ligação
Problema é gente que não entende de tecnologia tomando decisões sobre ela, tem as ferramentas de segurança mas não são punidos por não usarem.
A Hilary tomou um processo por usar um BlackBerry com servidor de e-mail privado ao invés do governamental e o BlackBerry presidencial do Obama além de só mandar e-mail pra meia dúzia de pessoa, acho que só fazia ligação pra telefonista da Casa Branca e talvez uns 3 outros números específicos que só o presidente teria acesso (famoso telefone vermelho dos filmes).
Mas aqui político faz o que quiser e ninguém obriga a usar o especificado pelo governo e não da em nada.
Pergunta se alguém viu o Obama com iPhone depois que ele foi eleito, se bobear ele tinha um iPod Touch que ficava trancado na gaveta da cabeceira da cama e ele só podia usar antes de ir dormir.
Sim, tomam decisões sem ter conhecimento.
Em razão do meu trabalho eu preciso me comunicar eventualmente com o exército. Alguns batalhões usam Gmail ao invés do e-mail institucional
Existir, existe: https://loja.serpro.gov.br/servico/serpromail agora quero ver usarem
Toda conversa governamental deveria ser via apps oficiais do governo!
Isso deveria ser claro como água!
Precisamos de um pra ontem.
Basta os parceiros comunistas e a midia incentivar o Alipay kkkkk
Me comunico com frequência com órgãos públicos, o que mais tem é delegacia de polícia e presídios usando gmail. De acordo com alguns policiais que conversei, o email institucional existe, mas eles estavam sem acesso.
Em outro caso bizarro, numa cidadezinha do interior todos os órgãos da prefeitura perderam acesso aos emails institucionais porque o serviço foi cortado por falta de pagamento.
Há setores do serviço público que é simplesmente triste de ver como encaram esse tipo de coisa. Não há planejamento institucional, e os servidores vão fazendo do jeito que dá.
O que me deixa abismado é a capacidade do governo de colocar em cargos importantes pessoas que não tem competência técnica para sê-los(as).
Bom, sendo justo, isso não é uma capacidade exclusiva do governo.
Tem muita empresa privada por ai que faz exatamente a mesma coisa.
Sim, mas o Governo tem obrigações em colocar pessoas técnicas, pois é um princípio básico da Administração Pública. Não seguir esse princípio deveria (se o Brasil fosse um país sério) acarretar em destituição do cargo daquele ente que não tem tal capacidade. Empresa privada deve seguir a Lei, mas o Governo tem obrigações com a Lei e com o que é regido pelos princípios da Administração Pública.
E em pleno 2024 você ainda fica abismado com governos não seguindo as regras?
Da onde vc tirou isso?
Tudo pra acabar contratando uma empresa com tantas opções de código aberto disponíveis. Abre concurso pra programador ou bota os que tem pra trabalhar.
Exatamente… ou fazendo parcerias com as que já detém tecnologias parecidas para fazerem contratos milionários com cláusulas proibitivas. Tudo normal.