Presidente da ABDI descarta ideia de um “WhatsApp nacional”

Considerando que até a Dilma, enquanto presidente da republica, foi espionada, me parece bem razoável a busca por soluções de comunicação mais seguras.

4 Likes

Me espanta de lá pra cá não terem feito uma plataforma de email para uso governamental, dá pra aproveitar vários projetos open-source para isso. Na verdade até acho que fizeram o oposto, passaram a usar a nuvem da Microsoft :grimacing:

5 Likes

Nem precisa desenvolver muito, pega o código do signal que é aberto, monta um servidor de mensagens no gov.br e faz uma versão customizada que use o login do governo pra autenticar e tá aí o mensageiro nacional seguro.

Faz acordo com universidades federais (e agentes/empresas privadas) pra buscarem constantemente falha (igual a urna eletrônica) e oferece recompensas pra quem achar algo.

3 Likes

Diabos, a gente já tem toda uma estrutura de chaves para esse tipo de coisa ICP-Brasil — Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Faria algum sentido aproveitar para essas comunicações oficiais.

3 Likes

Não usaram o telefone criptografado da Avon (valeu corretor, escrevi abin) pois demorava pra conectar (autenticar) a ligação :roll_eyes:

Problema é gente que não entende de tecnologia tomando decisões sobre ela, tem as ferramentas de segurança mas não são punidos por não usarem.

A Hilary tomou um processo por usar um BlackBerry com servidor de e-mail privado ao invés do governamental e o BlackBerry presidencial do Obama além de só mandar e-mail pra meia dúzia de pessoa, acho que só fazia ligação pra telefonista da Casa Branca e talvez uns 3 outros números específicos que só o presidente teria acesso (famoso telefone vermelho dos filmes).

Mas aqui político faz o que quiser e ninguém obriga a usar o especificado pelo governo e não da em nada.

Pergunta se alguém viu o Obama com iPhone depois que ele foi eleito, se bobear ele tinha um iPod Touch que ficava trancado na gaveta da cabeceira da cama e ele só podia usar antes de ir dormir.

2 Likes

Sim, tomam decisões sem ter conhecimento.

Em razão do meu trabalho eu preciso me comunicar eventualmente com o exército. Alguns batalhões usam Gmail ao invés do e-mail institucional :clown_face:

4 Likes

Existir, existe: https://loja.serpro.gov.br/servico/serpromail agora quero ver usarem

2 Likes

Toda conversa governamental deveria ser via apps oficiais do governo!
Isso deveria ser claro como água!

5 Likes

Precisamos de um pra ontem.

Basta os parceiros comunistas e a midia incentivar o Alipay kkkkk

Me comunico com frequência com órgãos públicos, o que mais tem é delegacia de polícia e presídios usando gmail. De acordo com alguns policiais que conversei, o email institucional existe, mas eles estavam sem acesso. :clown_face:

Em outro caso bizarro, numa cidadezinha do interior todos os órgãos da prefeitura perderam acesso aos emails institucionais porque o serviço foi cortado por falta de pagamento.

Há setores do serviço público que é simplesmente triste de ver como encaram esse tipo de coisa. Não há planejamento institucional, e os servidores vão fazendo do jeito que dá.

3 Likes

O que me deixa abismado é a capacidade do governo de colocar em cargos importantes pessoas que não tem competência técnica para sê-los(as).

Bom, sendo justo, isso não é uma capacidade exclusiva do governo.
Tem muita empresa privada por ai que faz exatamente a mesma coisa.

2 Likes

Sim, mas o Governo tem obrigações em colocar pessoas técnicas, pois é um princípio básico da Administração Pública. Não seguir esse princípio deveria (se o Brasil fosse um país sério) acarretar em destituição do cargo daquele ente que não tem tal capacidade. Empresa privada deve seguir a Lei, mas o Governo tem obrigações com a Lei e com o que é regido pelos princípios da Administração Pública.

1 Like

E em pleno 2024 você ainda fica abismado com governos não seguindo as regras?

1 Like

Da onde vc tirou isso?

Tudo pra acabar contratando uma empresa com tantas opções de código aberto disponíveis. Abre concurso pra programador ou bota os que tem pra trabalhar.

2 Likes

Exatamente… ou fazendo parcerias com as que já detém tecnologias parecidas para fazerem contratos milionários com cláusulas proibitivas. Tudo normal.