Presença do Linux em PCs cresceu expressivamente em 2024

Se em 2024 cresceu, espere 2025. Vai ser o ano do Linux

17 Likes

Resumindo: cresceu porque a concorrência (aka Windows) desprezou micros com hardware legado.
Não cresceu pela própria capacidade.

1 Like

Não deixa de ser sua própria capacidade: pegue um computador antigo, de uns 5 ou 6 anos atrás, e instale um Mint, Ubuntu ou Zorin mais atualizado. Funcionará perfeitamente. Se um bando de nerds de computador consegue montar algo assim, uma empresa poderosa não consegue como? :stuck_out_tongue:

6 Likes

Acredito que esse crescimento e devido a duas situacoes: Windows forcar a troca de hardwares mais antigos mas totalmente funcionais e forcar goela a baixo copilot, bloatwares pre instalados. O edge quando abre a primeira coisa que pede e conta pra vincular e vender anuncios. Eu particularmente uso o linux a alguns anos pela questao da privacidade.

1 Like

Se o Windows não roda mais em hardware antigo e as distros Linux rodam, então elas cresceram pela própria capacidade. :man_shrugging:

3 Likes

Eu coloco outro ponto. Hoje em dia é impraticável utilizar o Windows (10 em diante) com HD. No mínimo, no mínimo, um SSD SATA com taxas de velocidade não tão altas, mas que ainda sejam muito melhores do que as velocidades de um HD.

A questão do HD deveria sim ser um empecilho que a Microsoft insiste em não colocar para o Windows, mas não dá mais.

Qualquer distro Linux roda muito melhor em PCs com HD.

4 Likes

Quanto ao windows, concordo, sem chances de usar em um HDD nos dias de hj, o linux tem uma ressalva que notei nesses anos. Voce ate pode usar o linux num hd, porem a primeira vez para carregar qualquer programa demora como no windows, depois voce pode fechar e abrir que e de boa, outro detalhe usando o pinguim e que quando esta copiando ou movendo um arquivo, ele acaba dando umas travadas. Fora isso, no linux ainda pra tra usar um disco comum.

1 Like

O texto fala sobre o que pode ter contribuído com a mudança além da MS dificultar a vida de quem tem computador antigo mas como sempre a culpa é só dela. Fora a questão da estatística ser “genérica”.

1 Like

ChromeOS nao seria um “linux” ?

Fiquei confuso com o “Não identificado” seria um windows pirata ?

Muita gente está trocando desktop/notebook windows por “tablet”

Mas os fabricantes colocarem “desconto” na compra de PCS com linux, faz um povinho ai “mudar” de windows pra linux mesmo.

1 Like

Acho que capacidade você diz dinheiro? Contratos com outras empresas? Milhares de empresas que já deixam o windows instalado e a própria Microsoft cria um monopólio encima disso? Não podemos negar que o Windows é um SO bom e que funciona agora falar sobre capacidade quando existe uma competição INJUSTA e que nem vale ser comparado pelas suas diferenças parece muito simples, algo que essa questão não é.

Foi isso que me fez migrar. Hoje uso Fedora no meu PC do escritório.

1 Like

Vou explicar melhor, não é demérito o fato dele executar em hardware legado, mas o Linux como um todo não fez nada de novo para aumentar seu market share, apenas seguiu a sua vida normalmente e foi beneficiado por um movimento da Microsoft.

Ou seja, sem uma estratégia válida, do jeito que esses usuários vieram eles podem ir embora.

1 Like

Não foi isso que quis dizer, na realidade disse que o Linux nada fez de novo ou estratégico para aumentar seu market share, apenas seguiu a sua vida de sempre e foi beneficiado por um movimento da Microsoft.

Não identificado não significa necessária pirata, apenas que a métrica não conseguiu definir qual SO é de fato.

Depende pra quem você perguntar, mas sim, ChromeOS é baseado em Linux, mas muitos componentes são diferentes da maioria das distros Linux.
Se você incluir ele nas estatísticas já são mais de 5% de usuários de Linux.

Não, só quer dizer que não conseguiram identificar o sistema usado.

1 Like

Eu uso Windows, mas eu tenho de dizer. Há uma coisa que move tanto o monopólio do Windows quanto a quantidade de usuários no Linux e essa coisa é a aceitação. Se você usa Windows, seus motivos provavelmente são ou falta de grana para um Mac, ou a necessidade de utilizar algum programa específico que não roda em outro SO. Você tem de aceitar continuar usando este sistema que vamos combinar? Já cansou. Não existem mais entusiastas do Windows por aí como se existia antigamente, que batiam no peito o amor pelo sistema. Hoje, você é forçado a usar e aceitar as mudanças que a Microsoft propõe. Muito usuário de Windows provavelmente voltaria para versões anteriores do Windows se estas recebessem as devidas atualizações.

Com o Linux, a questão de aceitação é parecida. Você tem de aceitar que certos softwares não vão abrir e que certos jogos não vão rodar. O dia em que a utopia for anunciada que 100% dos programas para Windows são capazes de rodar no Linux, esta porcentagem aí vai subir rapidamente para acima dos 40%.

E eu discordo de algumas pessoas que gostam de nomear usuário de Linux como “nerd” sendo que o sistema está na sua fase mais fácil de instalação e usabilidade, com distros cada vez mais acessíveis ao usuário comum. Seria até mais fácil e seguro ensinar aos seus avós como utilizar uma distro Linux hoje (como Ubuntu, PopOS, ZorinOS) do que você ensinar eles a usar o Windows. A semântica seria a mesma: qualquer problema que eles encontrassem, você teria que ir ajudar, assim como no Windows. A diferença é que a probabilidade de acontecer algum problema geral com o sistema seria muito menor.

Instalar Linux é mais fácil que instalar Windows. O problema é se precisar ajustar algo :grimacing:
Quase inescapável ter que ir pro terminal daí. A verdade é que o Linux mais fácil de usar hoje provavelmente é o ChromeOS.

1 Like

Eu migrei pro Linux Mint ano passado…
Eu já estava com a ideia de fazer isso depois que a M$ decidiu que eu não podia usar o Windows 11 no meu PC.

Eu mudei de vez após notar que os softwares que uso para trabalhar funcionam melhor no Linux do que no Windows…
E jogos, todos os que eu gosto estão funcionando muito bem com o Proton da Steam.

Sério gente, faça a migração. Vale muito a pena e é bem mais simples de usar do que parece.

Eu recomendo o próprio Linux Mint e o Zorin OS…

2 Likes