Preparados para a nova bolha americana?

fim de semana tivemos a noticia da falência do SVB (Silicon Valley Bank), e provavelmente irá impactar em diversas fintechs.

E aparentemente tem outros bancos com problemas.

2 curtidas

Eu não exatamente um teórico da conspiração.

Mas será q as fintechs já não estavam todas sabendo o q estavam acontecendo? Muito suspeito todo mundo demitindo à rodo e depois esse banco falindo.

Vi também um pessoal no linkedin levantando a questão de que a CEO (ou sei lá qual o cargo certo) do Nubank vendeu uma porrada de ações um dia antes da falência do SVB. Me soa coincidência demais. E outra coisa, não é conflito de interesses vc ter ações de uma empresa q vc administra? A pessoa não TEM informação privilegiada, ela É a informação privilegiada XD

Agora capaz de termos ainda mais demissões em massa (famoso facão pra quem não é de tech, como eu) com a desculpa de q o SVB faliu e vai atrasar investimentos ou qualquer jargão corporativo qualquer.

woody-woodpecker

Não existe uma nova bolha, porque no sistema financeiro atual, sempre estamos numa bolha, que um dia estoura para outra se iniciar. O que os economistas chamam formalmente de ciclo.

E agora após a farra de impressão de dinheiro, inflação nas alturas, a hora de apertar o crédito chegou. Quem não se preparou, está agora secando onde pode ou simplesmente fechando as portas.

Pelo o que eu andei lendo, a quebra do SVB nem foi por praticas ruins da empresa, mas sim pela péssima comunicação, que aliada ao timing ruim do mercado, gerou uma onda de saques em massa. E aí não tem banco que se salve, afinal, boa parte do dinheiro lá guardado “não existe”, graças a famigerada reserva fracionada.

Então, aguardemos. Eu não acho que vai virar uma crise sistêmica que pode chegar até aqui. Mas é um alerta para todos tomarem cuidado.

3 curtidas

eu discordo totalmente disso, a bolha existe se for aplicado em mercado de criptomoedas que é mais fechado, em sistema bancário não tem bolha pela razão de fazerem parte de um sistema e que eles negociam entre eles diretamente ou indiretamente, a crise de 2008 é muito evidente isso.

O SVB é um banco regional e for para trazer aqui, seria uma Banrisul ou Brasília que se quebrar faz um estrago tão grande, mas não ao ponto de colapsar o sistema como o Itaú, esse se quebrar, não quebre somente o sistema, mas o país inteiro

Com o fim do lastro do dinheiro, passamos a ter uma moeda fiduciária, permitindo que o Estado manipule a economia ao seu bel prazer, seja com intervenções fortes ou mais brandas a depender de cada governo.

Independente das políticas, enquanto o cenário econômico for deste jeito, sempre estaremos numa bolha, que pode ter resultados bons ou ruins até chegar ao seu momento de estouro, que é inevitável e será seguido por uma nova bolha.

Apesar de ser classificado como regional, acho que a melhor maneira de identificá-lo seria como um banco de nicho, cujo os clientes eram startups. E olhando por este lado, era um dos principais players do setor.

Por isso a situação é grave, já que quem tem dinheiro lá são empresas que justamente não fazem caixa a princípio, resultando no evaporamento das reservas e impossibilitando quase que imediatamente a operação.

É basicamente o cenário perfeito para desencadear uma crise sistêmica no mercado financeiro. E claro, com isso pairando as incertezas do mercado, o governo novamente interviu para amenizar o caso, reforçando mais uma vez a bolha.

1 curtida

Entre quinta-feira e hoje, 03 bancos fechados
(Signature, Silvergate e Sillicon Valey)

já pode pedir música no Fantástico

Só esses 3 bancos “regionais” juntos possuem ativos equivalentes a 85% dos ativos da crise de 2008 (foram 25 falências bancárias aqui nessa época).

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.