Ao entregar documentos que pessoalmente seriam preenchidos a caneta, tem algum problema em, no lugar de imprimir, preencher e digitalizar, eu apenas preencher tudo digitalmente e colocar um PNG da minha assinatura no campo necessário?
Depende da empresa, pergunta pro chefe/funcionário dela.
Acho que com certeza lugar nenhum vai aceitar justamente a assinatura ser uma impressão, se fosse todo o resto ainda seria mais aceitável.
Isso só é aceito em documentos internos de uma empresa, para qualquer outra coisa não
Você consegue fazer sua assinatura em um papel e “digitaliza-la” com o app Adobe Sign & Fill. Fica perfeito o “scan” da sua assinatura visto que o app remove o fundo, pegando apenas os traços. E o app guarda sua assinatura (e sua rubrica) na sua conta para usá-la sempre que precisar.
Com esse mesmo app você consegue preencher dados de um documento bem como colocar sua assinatura.
Não dá pra perceber que é um documento feito todo via app, visto que a assinatura que fica gravada no Sign & Fill é uma foto da sua assinatura.
Eu só tenho preenchido/assinado documentos dessa forma nos últimos anos.
Até empresas que exigem o antigo processo de imprimir o papel, assinar, digitalizar, tem aceitado dessa forma, visto que não tem como distinguir se o documento que tá sendo enviado foi feito dessa maneira ou da maneira não-ecológica (imprimindo). Você nem precisa perguntar se aceita ou não, só faz e envia.
Até para fins imigratórios tenho usado dessa maneira.
Pois então, eu fiz de maneira parecida.
Escrevi a assinatura num papel ofício, escaneei com o Microsoft Lens e tirei o fundo num site feito para isso.
Coloco por cima num editor de PDF, não tem como distinguir realmente.
Mas o seu método parece ser bem melhor realmente, vou testar depois esse app da Adobe e ver como ele se sai.
Sim, tem problemas legalmente em muitos casos, digo isso, pois eu posso pegar a sua assinatura em qualquer outro documento, digitalizar e colar no novo.
Alguns locais aceitam isso daí, porém os que aceitam, se for pra justiça e o cara colocar em dúvida se isso que falei ocororreu ou não, o contrato pode ser cancelado.
Hoje em dia com o suporte a assinatura digital no app gov.br, é mais viável isso daí do que esse tipo de assinatura para PF, para PJ ai complica um pouco pois terá que ter comprado um certificado digital válido antes. =(
Kkkkk aí o site tem a sua assinatura
Sim, imagino que para coisas bem sérias possa ocorrer isso.
No meu caso, não tinha como fazer digitalmente assim, então apenas acelerei a questão de imprimir e digitalizar.
Realmente, foi um descuido, mas não acho que vai dar algum problema.
Não acho que foi um descuido, a menos que o site queria muito falsificar algo em seu nome e tenha mais dados seus (como nome, cpf, etc), o que não acho que seja o caso.
A DocuSign tem uma alternativa exatamente igual ao que vocês falaram aqui
Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.