Poupatempo chega a 110 serviços online, incluindo renovação de CNH

Originally published at: https://tecnoblog.net/396860/poupatempo-chega-a-110-servicos-online-incluindo-renovacao-de-cnh/

Site, aplicativo e totens do Poupatempo passaram a oferecer mais serviços ligados ao governo do estado de São Paulo

Agora falta fazer a tal da “transformação digital”, não apenas digitalizar os processos, né?

Tem uns que eu precisei (e to tentando ainda), que já estão disponíveis na web, mas que tramitam do mesmo jeito que eu tivesse ido presencialmente, só que sem a possibilidade de acompanhar o andamento ou falar com alguém pra saber o motivo de negarem os pedidos.

O Poupatempo foi uma excelente ideia pra agilizar a vida do cidadão numa era em que internet não era algo tão acessível (lembro que quando tirei meu primeiro RG, se tivesse sido na delegacia, demoraria 6 meses, enquanto no Poupatempo foi necessário 2 dias). Tá na hora de transformar de novo e agilizar ainda mais os serviços.

1 curtida

espero que aconteça mesma coisa pra resto no brasil: “transformação digital” em serviços e processos também.

Pra que isso ocorra a Legislação tem que mudar. E basicamente são centenas de Leis, Normas e coisa do tipo pra serem revisadas ou reescritas. E entra outra coisa em cena: validação. Infelizmente a única forma confiável e aceitável do ponto de vista tanto da legislação parca que existe tanto da segurança jurídica é o certificado digital. Que é uma coisa que também precisa evoluir.

Não é tão simples quanto parece. Mesmo que houvesse um esforço ou algo do tipo seriam anos só pra revisar e adaptar a legislação. E ainda entra a questão do usuário aderir ao certificado digital, o que pra muita gente ainda é um mistério. Ou pior: é caro. E ainda depende de renovação periódica.

Por sua vez o governo federal criou o cadastro único no gov.br, que você usa como forma de se autenticar em serviços do governo federal. E que faz valer o certificado digital também, o que é exigido em alguns serviços. Mas ainda é algo acanhado.

Enfim: não existe caminho fácil, curto ou ambos.

1 curtida

Concordo que não exista caminho fácil. O ponto que quero chegar aqui é que o que o Poupatempo está fazendo é trazer os procedimentos adotados no presencial para o online, fazendo marketing como se as coisas estivessem mais fáceis (em tempos de pandemia, é ótimo não ser obrigado a se deslocar mesmo). Pra se ter uma ideia: tive que “burlar” o sistema de agendamento para solicitar a transferência do veículo presencialmente; levei os mesmos documentos que estava mandando online e o atendente aceitou numa boa :clown_face::clown_face:.

Entendo que, sim, temos uma tonelada de regulamentos que precisam ser revistos para permitir essa mudança estrutural, como por exemplo a Lei que agora determina que o CPF será o único documento nacional (amém); seria ótimo que o Senado Federal também aprovasse, já que o processo de emissão e atualização dele foi transformado recentemente.

Ainda não sei como poderia ocorrer essa transformação digital real dos serviços oferecidos pelo Estado, mas com certeza os poderes Executivo e Legislativo precisam ser mais céleres para tratar desse tema.

Poxa cara, espero que chegue no resto do país também.

Ouvi num cast recente (não lembro de quem ou onde) que os admins do portal Gov.br estão com uma meta bem ousada: até o fim de 2022 ter mais de 160 ou 200 serviços totalmente digitais (sem que um humano precise intervir, a não ser nos casos mais específicos), sendo que a intenção é que estados e municípios possam colocar seus serviços lá também.

Seria um sonho? Talvez. Mas sonhar não custa, né? kkkk

2 curtidas

infelizmente esse seu sonho vai demorar acontecer pelo simples motivo: muita gente ganha dinheiro com toda esta burocracia!!! talvez em 2050 qm sabe!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.