Poste aqui sua Experiência com ROMs Personalizadas

Este tópico tem como finalidade mostrar que smartphones antigos, os quais foram abandonados pelas fabricantes, ou seja, deixaram de receber atualizações do Android, ainda podem ser plenamente utilizados em 2021 com segurança, velocidade, fluidez e estabilidade. Para tanto, basta que uma ROM Personalizada compatível seja instalada.

Para começar, contarei a minha experiência. Tive um Galaxy A9 Pro (2016) por 4 anos. Recentemente vendi ele para comprar um Galaxy M51. Infelizmente, para meu azar a transportadora extraviou o meu produto na entrega.

Diante da necessidade, peguei um antigo J7 (SM-J700M) (2015) que estava parado em casa. Ele havia sido abandonado pela Samsung no Android 6.0.1, mas para a minha surpresa descobri que ele possui suporte oficial ao Lineage OS 17.1 (Android 10). Instalei e fiz os testes. A ROM está extremamente otimizada, leve, estável e segura, recebendo atualizações de melhorias e correções de bugs toda semana. Consigo usar todos os apps normalmente, sem problemas de compatibilidade.

Quanto a bateria, adquiri uma nova e original pela assistência autorizada e estou fazendo em média 9-10 horas de tela ligada, cerca de 10% de bateria/hora. Para efeitos comparativos, estou obtendo uma autonomia igual a que eu tinha com meu Galaxy A9, sendo que o A9 tem 5000 mAh de bateria e o J7 tem 3000 mAh. Tudo isso graças à otimização da Lineage OS, que é muito enxuta, sem bloatwares/tranqueiras pré-instaladas. No uso de RAM, ficam cerca de 500/600MB livres. Seguem prints mostrando a interface e resultados do consumo de RAM/bateria.

E você, tem algum smartphone Android abandonado pela fabricante? Recomendo pesquisar pra saber se tem uma Custom ROM compatível para ele. Essa é a melhor forma de prolongar a vida útil do seu aparelho antigo e deixá-lo mais seguro.

4 curtidas

Antes de migrar pro Poco X3, tinha um Mi A1 e só usava Custom ROM nele, a última que instalei era a Lineage na versão do Android 10 também.
Era muito superior a ROM original do aparelho

1 curtida

A muito tempo atrás o celular que eu tinha deu xabu, eu acho que era um LG G4 se não me engano, ai até que conseguia comprar um celular novo, peguei um Moto E1 que tinha aqui em casa e coloquei uma versão do Line Age OS nele, praticamente ressuscitou o bicho, me atendeu muito bem até conseguir comprar um novo.

1 curtida

Minha experiência foi com um tablet, o SM T280 da Samsung. Um tablet com 1.5 GB de RAM e 8GB de armazenamento. Só o OS dava conta de uns 4-5GB. Nem cartão SD salvava porque o Android 5 não tinha suporte a cartão SD como memória interna.

Quando comecei a pesquisar sobre as ROMS desse modelo, vi que o pessoal já estava a mais de três anos tentando porque não tinham acesso a arquivos necessários de pra criar uma. Até pensei em ajudar uma época, mas não estava com tempo suficiente pra isso.

Metade do ano passado finalmente conseguiram criar uma ROM pra esse aparelho, por mais que aí da tenha bugs e só o último update (do mês passado) tenha adicionado SD como memória interna, só de tirar todo o bloatware e trazer pra um Android 7 já fez uma baita diferença pra esse tablet

No meu celular por enquanto usando a ROM original visto que a Xiaomi ainda atualiza o aparelho

2 curtidas

Eu tive um desses Moto E, pena que a bateria do meu morreu e não compensou trocar a bateria. Eu gostava do bichinho e sinceramente queria ter tido a oportunidade de testar as custom roms. :
(Ia sair 370 para trocar a bateria, peguei meu Redmi 7 por 790 com frete ou algo do genero)

Mas voltando ao tópico… acho que o máximo que eu fiz com meus celulares atuais foi matar o MIUI do Redmi 7. Será que tem alguma custom ROM para trocar nesse?

Alias, dá para fazer uma imagem completa e restaurar nos Androids? (imagem completa = tudo, arquivos, os, dados, etc)

1 curtida

Eu também estou com um tablet Samsung velhinho (Tab 4) que está preso no Android 5.1. Qual ROM você usou?

1 curtida

Meu trauma é bem mais antigo que isso, usando ROM para o Windows Mobile 6.5 num Motorola A3100, o qual vinha o WM6.1, na época da style e tela por “malha de contato” (já até esqueci o nome técnico… rs).

A partir daí, cheguei a usar uma ROM limpa para um LG do trabalho que vinha com uma customizada pela Claro, mas ambas na mesma versão Android 5.1 (ninguém teve coragem de atualizar aquele “teco-teco”).

1 curtida

Eu praticamente usei custom rom em quase todos os Android que tive.

No galaxy note 3, lembro q a rom da Samsung era péssima na época, mas eu curtia o tamanho de tela e a caneta. Aí o q me salvou foram foram essas rom alternativas.

Detalhe que já briquei e consertei várias vezes meus antigos Motorola moto x (1gen) e o LG G3.

1 curtida

É um Lineage OS não oficial que achei no XDA Developers.

2 curtidas

Usei bastante custom rom nos primeiros Android que tive.

Minha última experiência foi um Moto G de 2ª geração com Lineage OS atualizei até o Android 8, sendo que pela Motorola só foi até o 5.

1 curtida

Minhas experiências sempre foram péssimas porque sempre que compro um aparelho ele não tem suporte oficial. Tive Motorola Atrix, sendo usado por 4 anos, mesmo não gostando da performance, da falta de atualizações e sem ROMs alternativas. Testei diversas ROMs nele e só ficava boa na única Cianogen suportada, que era a 2.4 e a stock. Depois, peguei um Lumia 730, esse usa Windows Mobile, que usei por dois anos, sendo substituído por um J7 Prime, que também não teve suporte para ROMs alternativas oficiais. Testei várias, sem sucesso.
As não oficiais são sempre bugadas e os DEVs nunca terminam, sequer corrigem alguns bugs passando para outras também mal feitas. O ideal é ter aparelho que tem suporte oficial da Lineage porque a equipe sempre se empenha em deixar tudo funcionando, pelo menos, bem. Não adianta ter um aparelho com sistema novo e com vários bugs que atrapalham no uso.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.