Posso usar o cartão de uma conta global, como C6 Bank, para compras internacionais estando no BR?

Pergunta: posso usar o cartão da conta global do C6 Bank pra fazer compras internacionais e ter as mesmas vantagens em tarifas e IOF? Ou ele só vale se de fato eu fizer uma compra estando fisicamente fora do BR?

1 curtida

(ainda não usei o cartão, como disse no outro topico, mas repasso as informações que coletei)

Você só paga o IOF quando vai adquirir moeda estrangeira (nesse caso de 1,1%, contra 6,38% de compra com cartão de crédito). Depois da aquisição, ela fica na sua conta e você usa o cartão normalmente, como um cartão de crédito (porém é debitado do saldo da conta assim que feita a compra, na verdade é um débito). Pelo que vi é possível fazer compras em dólar em sites como AliExpress, eBay, normalmente. A localização da sua conta é no estrangeiro (nas Ilhas Cayman), vc pode estar em qualquer lugar para utilizá-la.

4 curtidas

Na prática: um cartão de crédito que ao invés de ter limite tem saldo em US$ e as operações são debitadas imediatamente. Vale a pena pra fugir do IOF mais caro pra quem compra fora do BR com frequência. Mas acredito que outras fintechs devem trazer algo parecido mais pra frente.

de acordo com o próprio site da C6, vc pode sim

IOF e o spread também… Se for valor alto a economia é significativa. Acho que o foco do banco era mais pra viagens internacionais que para compras em sites. O BS2 também tem conta, não tendo custo inicial, porém o dólar tem maior spread.

1 curtida

Entendi. Mas só de você pagar 1,1% de IOF (conversão de moeda) ao invés dos 6,8% por transação em compras internacionais com CC já vale a economia. E pelo tópico que originou essa dúvida até mesmo o spread do C6 é menor em comparação com o CC deles.

Eu comprava com alguma frequência fora do BR antes, quando o dólar estava ainda em um patamar aceitável (em torno de R$ 3,60-R$ 3,80). E como eram várias compras acaba que no acumulado entre spread e IOF sempre iam sempre umas boas mordidas. Fiz umas contas por alto daquelas pequenas compras e tudo o mais e a economia no geral seria relativamente substancial.

Mas por enquanto vai ficar só como uma opção que eu possa adotar no futuro. Com o dólar do jeito que está sem chance de comprar qualquer coisa fora do BR.

2 curtidas

Uma dica (específica para o AliExpress) é usar o boleto para pagar. Eles tem parceria com o ebanx para emissão de boleto, sendo o IOF nesse caso de apenas 0,38%. O spread não sei exatamente a percentagem, mas não é alto. Então, se der, o boleto é uma ótima opção no site.

1 curtida

Precisa fazer as contas direitinho mas como a conversão de dólar no c6 é do dólar comercial (mais barato que a conversão utilizada em cartões ou outros) pode valer a pena ainda. Mas de fato é uma a ótima alternativa que eu não conhecia!

Infelizmente já tive problemas com o ebanx com um boleto que nunca creditaram. De tanto abrir reclamação no suporte deles encerraram a minha conta e até hoje estou sem o dinheiro e sem saber qual foi o problema.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.