Posso pegar um note com Windows 11 e colocar o Windows 7?

Olá, uma ajuda por favor.
Vale a pena trocar o SO de um Note básico para o Windows 7?
Note de Exemplo:Amazon.com.br

O Note, será usado apenas ocasionalmente, acesso à internet, documentos offline etc.

Fico pensando se compensaria fazer isso para “Ganhar” mais recurso, visto que o Windows 11 consome mais tudo, e se o único potencial risco seria com a falta de atualizações mesmo.

Desde já agradeço muito
Abraços

Se o notebook é novo o suficiente para ter saído com o Windows 11 de fábrica, não existirão drivers para ele no Windows 7 e o sistema provavelmente já vai travar logo no boot…

1 Like

Se quer algo mais leve que o Windows 11 hoje em dia então vai precisar aprender a usar linux, hardware atual não roda em SO obsoleto.

Ou compra um notebook usado que tenha sido topo de linha a uns 8 anos atrás.

2 Likes

Eu já vou divergir um pouco das respostas e dizer que depende. Às vezes pode ser que você encontre algum driver compatível. Não será o driver necessário para o total funcionamento daqueles dispositivos, mas um básico.

Digo isso porque já vi computador que veio com Windows 10 de fábrica, rodando Windows 7. Lógico que do W10 pro W11 muita coisa mudou, mas ao ponto de absolutamente não funcionar, acho que não seria o caso.

Porém, testar a possibilidade vai acabar afetando a instalação OEM, então se for mudar e acabar não funcionando, fica mais burocrático pra voltar pro W11 (porque talvez a licença não funcione mais devido a uma sobrescrita de licenças no NVRAM pela nova instalação).

2 Likes

Amigo, vou relatar uma situação que aconteceu comigo. Eu já comentei aqui na comunidade e fui respondido com uma orientação de como eu poderia fazer para resolver, mas acabei deixando para lá devido o tempo mesmo.

Eu comprei meu Note com Windows 7 de fábrica, passei pelas atualizações do W8, W8.1 e W10 o atual SO, o note não é compatível com o W11. No ano passado ao necessitar realizar a formatação dele eu aproveitei para colocar o W7 nele novamente para ver poder brincar um pouco, porém mesmo utilizando um CD que eu tinha a anos e sabendo que funcionava direitinho, o note não permitiu a instalação do SO.

Fiquei admirado da mensagem que o sistema de instalação passou, algo do tipo que o sistema estava defasado e que eu procurasse um sistema mais moderno, pois ele não era mais compatível com o meu computador.

1 Like

Humm não tinha pensado nos Drivers…que saco

Duro que o Note é para mim, seria para minha esposa, tem que ser algo mais fácil haha . Tinha pensando em comprar um note antigo, vou pensar melhor nessa possibilidade, Obrigado

Obrigado, eu estava pensando em fazer isso.

Fácil é relativo e depende muito também do que o “usar” vai significar exatamente.

Dito isso, tem diversas distros linux fáceis de usar.
Pop!OS, Mint, Deepin e Zorin são alguns exemplos.

E eu chuto que boa parte das opções de Linux não precisa usar a linha de comando no cotidiano, então essas opções são mais baseadas em interface de uso e facilidade de instalação.

Driver vai ser problema sim, acho que os drivers de rede novos são tudo UWD, que até aonde eu sei o Windows 7 não suporta.

Mais fácil meter um Linux e/ou rodar uma VM.

1 Like

Formatou o HD em GPT e esqueceu disso quando foi tentar instalar?

Fala @vinicius_Emanuel, como a galera aqui já disse, driver vai ser um problema, pra você voltar ao W7, então, acho que tem duas alternativas mais recomendadas:

• Caso realmente precise do Windows, ou usa uma VM (máquina virtual), como o @evefavretto sugeriu.

• Ou migra pra uma distro Linux, leve, mas com interface amigável, geralmente, recomendo pra quem vai se aventurar no Linux, ir com o Ubuntu, pois é aquela que tem interface amigável, e que, qqr dúvida, vai ter sempre um tutorial online do que fazer!!!

Agora, se realmente quer o SO instalado na máquina, e não quer saber de Linux, eu acho mais plausível você voltar pro Windows 10, nele você talvez (TALVEZ) consiga drivers compatíveis para pleno funcionamento, e ele já é um pouco mais leve comparado ao Windows 11!!!

PS: vi agora o notebook que você colocou o link, olha, levando em conta que ele tem um i5 13ª geração, e um SSD (e não um HD ou eMMC), acho que talvez a troca do W11 não seja necessária, ele, mesmo com o gargalo dos 8gb de RAM, pro seu uso básico pode te atender, então tentaria usar com o Windows 11 primeiramente, e só trocaria de SO, se necessário mesmo!!!
Já precisei trocar em um Samsung Book pro Linux, mas era ainda mais básica a máquina (Intel Celeron e um HD, em vez de SSD), no seu caso, tlvz não precise! :wink:

1 Like

ChromeOS Flex é perfeito pra isso, e recebe atualizações regularmente. Ao contrário do Windows 7, que já é um sistema inseguro e sem suporte.

Eu dei vida nova ao meu notebook com Celeron N4000, que veio originalmente com Windows 10, e era quase inutilizável. Com ChromeOS consegui usar por mais 2 anos tranquilamente, tudo fluía bem.

2 Likes

Pô, um 13ª geração não vai penar pra rodar o Windows 11 não. Minha maior preocupação seria com a CPU dando pau por causa do processo ruim da Intel.

É mandatório pro Windows 11. Notebook com HDD agora tá em extinção com o pré-requisito, aposto que os de 2,5 só vão sobrar pra fazer HD externo ou pra vender raspa de tacho com algum linux esquisito.

1 Like

Se pretende usar Windows 7, vai precisar de um notebook com processador mais antigo, da época do Windows 8, talvez no máximo inicio do W10. Nesses atuais você nem vai conseguir instalar.

Ainda se acha pra comprar novo, mas os preços nem compensam considerando que os mais atuais possuem desempenho melhor pelo mesmo preço.

Mas desde o inicio ele já era em GPT. Ele veio com o W7 e usei o próprio DVD de instalação para fazer a formatação, através do boot direto no drive.

Depois que foi feito o processo de formatação foi dado o aviso que o SO não poderia ser instalado.

Como eu ia instalar só para passar o fim de semana mesmo, já tinha o W10 em um pendrive.

1 Like

Eu acho que teu DVD degradou. Se não me engano dá esse erro quando algum arquivo está corrompido. Não parece mas o Windows 7 saiu tem 15 anos :older_man:

1 Like

A não ser que seja um notebook com configuração no limite dos requisitos mínimos do Windows 11, não acho que valha a pena instalar um Windows antigo, mesmo que não houvesse incompatibilidade. Muito provavelmente o gerenciamento de memória dos sistemas atuais é muito melhor do que antigamente, fora compatibilidade com navegadores, por exemplo.
A não ser também que sua esposa esteja querendo instalar e usar, sei lá, algum software pesado, tipo um 3DS Max, da época do Windows 7…

E, como já falaram aí, Linux poderia ser uma opção.

2 Likes

como já falaram, melhor correr atrás de instalar o ChromeOS.

Pro uso da sua esposa, é mais do que suficiente e bem fluído.

muito Obrigado, fico sempre preocupado com as atualizações dos novos SOs que tendem a jogar as maquinas na obsolescência, por isso pensei em manter um Hardware potente de uma máquina nova, em um SO que exigisse menos, mas dado todos os comentários, acho que não terei muita escolha, espero que esse W11 dure kkk

1 Like