Agora depois do almoço me deparei com o seguinte problema, que talvez parte da audiência aqui não enfrente:
Eu deixo minha conta Gogle com todos os históricos desativados (localização, pesquisa e vídeos do YouTube). Desde sempre funcionou tudo normalmente, mas agora que fui acessar a home do YT logado na conta, me deparei com esse aviso:
E não, não vou escutar ninguém que fale “então ative o histórico”. Isso é uma decisão minha e quero que ela seja respeitada, mas agir dessa forma eu enxergo como coação por parte da Google pra que abramos mão totalmente da pouca privacidade que temos e continuemos dando corda pra eles.
Eu até já sabia que eles iam mexer nas políticas sobre os adblockers, mas obrigar o usuário a ativar o histórico de vídeos ao meu ver é totalmente arbitrário. A Google praticamente está dizendo “hey, abra mão da privacidade pra gente continuar te servindo, senão não vai mais usar a plataforma”, da mesma forma que entopem de propagandas a plataforma só pra dar uma solução pra um problema que eles mesmos criaram, vendendo as malditas assinaturas.
Eu até estava achando que era um bug, mas realmente lançaram uma atualização para isso:
Assim como o @LekyChan, penso que o comportamento para quem tem configurações de privacidade assim seria de um “Youtube deslogado”, onde tudo seria exibido sem influencia dos interesses da sua conta.
Entretanto, lendo a notícia parece que a idéia do Google para esta função é voltada ao público do minimalismo, eliminando a poluição visual das milhares de thumbnails que eram exibidas nas páginas principais do YouTube.
Mas que bando de… Eu já nem considerei que isso fosse um bug, pois como independe de onde for feito o acesso, a mensagem é a mesma, então é atualização que impôs isso. Também concordo que deveria agir como se fosse um YT deslogado ou “anônimo”, mas essa atitude deles é agressiva pra caramba.
É amigo, acredito que ela esteja realizando algum teste (não li a matéria do TechCrunch que o amigo Gustavo compartilhou), mas se o lance é privacidade o melhor a se fazer é acessar deslogado. Faço assim e ainda utilizo a função de apagar histórico e cookies ao fechar o navegador.
Fazendo isso, se for teste ou não, eles podem ver que essa decisão não agradou.
PS.: Minha conta google só uso por causa do telefone celular.
A empresa não está errada em fazer isso. O cara quer usar a plataforma de uma empresa que não pertence a ele sem dar nenhum lucro pra ela? Até onde sei, a Google não é uma ONG.
Qual é o dono de restaurante que quer um “cliente” que consome e vai embora sem pagar?
Quer consumir sem pagar de alguma forma? crie sua própria plataforma de vídeo!
Os caras estão sendo bastante ignorantes, viu… Tipo, não interessa se tu tá me pagando ou não, eu vou continuar te bisbilhotando e ponto final.
Dei uma afastada uns dias aqui, não estou recebendo mais as notificações de respostas no meu e-mail sobre o Tecnoblog (e nem vou checar, preguiça mesmo…).
Mas assim, voltando ao assunto, a premissa deles, pelo que entendi, é que eles vão sugerir o conteúdo com base no seu histórico de vídeos. Só que vejo isso como um problema, por que assim, vou tomar como base eu mesmo: eu consumo conteúdos como humor (shitpost e uns vídeos de zoeira, mas de poucos canais), programação (como todo developer, é o mínimo), alguns canais policiais, filosóficos (como o Cortella e o professor Pedro Calabrez) e principalmente conteúdo automotivo. Na home do YouTube até então estava me dando sugestões até que interessantes, algumas delas fugindo um pouco do que tenho inscrito.
Só que essa abordagem vai acabar me deixando trancado numa bolha que só vai passar a sugerir conteúdos com base no histórico, o que meio que me deixa trancado na minha bolha, e isso é péssimo, pois me impede de explorar outros segmentos que poderiam ser interessantes pra mim.
Então não é só um lance de privacidade (coisa que deve ser um gatilho nos escritórios da Google, certeza!), mas a própria plataforma te trancando numa bolha que você pode não conseguir mais sair.