Porque é tão fácil a pirataria de e-books?

A indústria editorial tem tido uma queda grande nos últimos anos. A pirataria de e-books tem sido fácil demais.
A pergunta que faço neste tópico tem haver com a facilidade de se piratear um ebook protegido com DRM e os impactos dessa facilidade nessa queda.
Gostaria também de saber se existe alguma atitude da indústria editorial em coibir a pirataria de e-books.

1 curtida

Porque o sistema de DRM da Amazon é ridiculo… até onde lembro, tem um software de 347KB que já tirava o DRM…

Não vou mencionar o nome por motivos óbvios. E não é 347KB exato mas é bem próximo.

2 curtidas

Espera aí, Kindle tem DRM? Sempre consegui visualizar as HQs pelo DevTools.
images (6)

Exatamente. Mas tem sim.

Já vi muita gente que deixou de comprar ebook por causa dos problemas que tava tendo com DRM. Principalmente nesses leitores sem ser o Kindle (Kobo, Lev, etc) que utilizam o Adobe Digital Editions. A experiência de usuário é melhor pirateando nesse caso. A Amazon realmente foi a única que conseguiu fazer a experiência de compra um negócio agradável.

Mas acho que o melhor exemplo é o da indústria de games. Os caras tem os melhores desenvolvedores do mundo, já criaram um milhão de métodos anticópia e mesmo assim os grupos de pirataria são capazes de crackear a maioria dos jogos lançados ou até o console inteiro (como no caso do Nintendo Switch). As editoras simplesmente não têm capacidade técnica pra isso.

2 curtidas

A Nintendo nunca consegue fazer uma proteção que preste. Sempre dura dois ou três meses… ai eles correm patchear. É meio histórico isso.

Mas no caso dos eBooks, é chato. Tu compra o livro com DRM e se simplesmente sair do pais onde comprou o livro, é capaz de tu perder o acesso ao acervo adquirido por questões de licenseamento e coisas do genero… a maioria dos DRMs só serve para punir quem adquire o produto legalmente…

4 curtidas

DRM sempre vai ser quebrado, acho que a indústria editorial perdeu o momento de entrar no mercado digital, deixou a pirataria tomar conta.

Entraram atrasados, com poucos títulos, DRM complicando a vida dos usuários e pior de tudo, cobrando preço igual aos livros impressos.

E os ebook reader sempre permitiram a leitura de arquivos de origem duvidosa, poderiam ter implementado um sistema de certificado digital que só lesse livro assinados em vez de um DRM complexo.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.