Por R$ 3000, iPad 8 ou notebook?

Tenho um notebook (i3 5005u +4gb + hd, o pior combo) e tenho me estressado com tarefas cotidianas (para abrir uma pasta por exemplo, são 20 segundos esperando carregar tudo, mesmo formatando de tempos em tempos e desativando serviços desnecessários. Meu uso atualmente é basicamente de digitação, provas online em ambiente específico (moodle), acesso a reuniões online e anotações. Com a alta no preço dos notebooks considero mais viável pagar 3000 em um tablet do que outro notebook de configuração similar.
Estou considerando pegar o iPad para usar no dia a dia e o notebook como suporte (para as raras vezes em que preciso executar algo específico ou programar).
OBS: Pensei também no S6 Lite (ou mesmo futuramente o S7 FE) porém não sei como estes se comportam em longevidade considerando que roda Android, mesmo tendo o chamariz da spen (que tenho familiaridade por ter um galaxy note).
OBS²: Considerando que o iPad seja a escolha final, é viável economizar 600 reais e pegar o de 32gb armazenando arquivos em nuvem (tenho espaço “ilimitado” no google drive)?

2 curtidas

pelo seu uso, eu simplesmente colocaria mais 4GB de ram e trocaria o HD por um SSD

12 curtidas

Estava na exata situação há 2 meses atrás. Tenho o mesmo uso que o seu, comprei um iPad Air e estou extremamente feliz com a escolha. Meu notebook só uso quando preciso transmitir lives para o YouTube, porque até agora não consegui achar uma maneira espelhar a tela do iPad no YouTube com áudio, mas o resto faço tudo de maneira simples no iPad, usando teclado e mouse bluetooth. Só acho que 32GB é muito pouco, o iPadOS já vai consumir uma boa par disso, mesmo tendo bastante espaço na nuvem eu pegaria algum com mais armazenamento interno.

4 curtidas

Assino embaixo, e se não for um problema, troque o sistema operacional para Linux que é bem melhor nesses PCs fracos. Lubuntu é uma opção amigável e leve.

Caso não siga o conselho acima, tablet para longo prazo é iPad, outra solução Android nunca irá aguentar tanto tempo quanto da Apple. O meu é de 2012 e ainda tá firme e forte.

Por favor, não opte por qualquer modelo inferior 64GB, que já é pouco, se puder adquirir um de 128GB ou mais vai valer cada centavo.

5 curtidas
Opinião sobre o iPad, e outras recomendações

Nos dias de hoje 32GB praticamente obsolescência programada, ainda mais que ele pretende praticamente substituir por um PC. (O de 128Gb só achei por 3100 e em marketplace desconfiável).

Samsung garantiu 3 atualizações pra ele, só fico meio desconfiado devido aos 4GB de Ram.
Além disso tem o dobro de armazenamento que o iPad, e suporta cartão SD, o que já resolve a vida. Já vem com SPen (não vai ter que dar um rim por ela rs), e por vc ter um Note vai ter uma boa integração entre os dois.

Qual o modelo? Não seria viável usar o modo Dex dele?

Eu no seu lugar primeiro faria o que galera recomendou ali em cima, faz o upgrade do PC com 4GB/RAM+120 de SSD (vai gastar algo na faixa de 350~450 reais), vê se PC dá uma melhorada, aí depois vc pensa o que faz (de qualquer jeito o upgrade já vai dar uma sobrevida pra ele e te dar um tempo pra pensar/os preços abaixarem).

4 curtidas

Depende das suas necessidades. Mesmo o iPad de entrada provavelmente vai ser bem melhor em desempenho do que qualquer notebook na mesma faixa de preço, mas você precisa estar ciente das limitações do iPadOS vs um sistema de computador como Windows ou macOS.

Pra quem só faz o básico no computador, tipo usar suíte Office, navegador e consumo de mídias, acredito que o iPad seja melhor. Mas se você depende de alguns programas mais específicos, espera rodar jogos de PC ou lida com uma grande quantidade de arquivos, talvez seja melhor investir num notebook.

E não, não recomendo comprar o iPad de 32GB mesmo com serviços de nuvem. Você vai lotá-lo rapidamente instalando só os apps essenciais e não vai ter espaço pra mais nada. Já vai no modelo de 128GB (ou 64GB se for o iPad Air).

8 curtidas

Eu iria de SSD + 4GB de RAM… mas existem algumas opções interessantes com SSD por pouca coisa a mais que 3k. Apesar de eu não gostar dos Acers mais baratos, tem o Aspire 3 e 5 com Ryzen e 8GB por menos de 4k.

4 curtidas

i3 5th gen aguenta até o Ubuntu com Gnome tranquilo.

3 curtidas

+1 a favor do combo +4GB RAM e SSD. Vai melhorar muito o desempenho gastando pouco.

2 curtidas

Concordo com a galera aqui, um upgrade resolveria o problema. Uso o Linux Ubuntu 20.04 aqui, roda muito bem (i5-2430m, 240Gb SSD e 6GB de RAM), com GNOME mesmo. Então nesse sistema sem dúvida vai rodar muito bem, e olha que não uso coisas tão leves, uso pra desenhar e criar artes gráficas (Krita e Inkscape) e ele aguenta bem. O Windows 10 também roda satisfatoriamente em Dual Boot, mantenho ele só pra casos de real necessidade.

3 curtidas

Por 32GB, eu tentaria logo salvar o notebook com um SSD e mais RAM.

2 curtidas

Só de usar Linux já vai fazer o sistema inicializar com uns 500MB de RAM usada.
Consegui fazer minha esposa habituar-se com o KDE Neon e agora sobra muito mais RAM pros softwares.

2 curtidas

Acho que um tablet da Apple não seria recomendação pela impossibilidade de expandir a memória interna. Eu iria na opção de colocar mais 4 GB de RAM e a colocação de um SSD ou a troca por um notebook com 8 GB de RAM e uns 240 GB de SSD no mínimo.
Se bem que o preço de um notebook com 8 GB de RAM está entre 3000- 4000 reais só se considerar o mais básico.
Recomendaria um novo notebook caso vc queira rodar o Windows 11 em seu PC.
Um tablet não seria recomendado caso vc queira executar tarefas pesadas ou jogar.

3 curtidas

Se você comparar com Windows e macOS a coisa fica bem pior que isso.

É… Isso é Linux também até onde eu sei, no caso um ambiente gráfico, que é usado no Kubuntu por exemplo.

Independente disso, acho que qualquer distribuição mais leve já deve dar conta de melhorar a performance do computador do amigo.

1 curtida

Ah vá? Jura que não sei que o KDE neon tbm é Linux? Hahahha.

1 curtida

Acho que interpretei negativamente essa frase, ai pensei que propôs uma alternativa como se fosse outro SO.

3 curtidas

Obrigado pelos feedbacks, decidi começar com um upgrade (4gb e um ssd) antes de partir para um investimento maior, é algo lógico que ignorei completamente haha

5 curtidas

Eu possuo um iPad 8 de 32GB e para uso leve (como bloco de anotação e veículo para assistir Youtube) é possível, mas para uso pesado não é recomendado. O ideal seria fazer um upgrade no seu notebook, irá mitigar boa parte dos problemas ainda mais considerando que a CPU está no limiar mínimo de usável por mais uns anos

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.