Situação normal: casa com energia e, consequentemente, Wi-Fi. Se eu desligar o Wi-Fi e ir para o 4G/5G, a internet vai continuar imediatamente boa, funcionando sem problemas.
Por algum motivo, a energia cai e, consequentemente, o Wi-Fi. Agora, parece que nos primeiros minutos, o 4G também para de funcionar. Ou não conecta ou simplesmente fica lerdo demais. Não é a primeira vez que moto isso, e parece que a energia só da minha casa cair, que o 4G fica lento também.
Alguém tem uma explicação por que isso acontece? Com a queda de energia, torres de transmissão também param de funcionar? Ou é o fato que milhares de celulares alterando para rede móvel congestiona a rede e demora algum tempo absorver o tráfego unusual?
Me parece viés de confirmação.
A não ser que aconteça como aconteceu comigo, caiu a energia no bairro inteiro, com queda de infraestrutura que afetou também a infra da minha operadora e o sinal ficou oscilando porque estava buscando de ERBs mais distantes.
Agora se vc desliga deliberadamente o wi-fi no smartphone, ele passa a usar a rede móvel. Se quem desliga é o roteador (porque caiu a energia) o wi-fi continua ativo no smartphone até ele perceber que não está recebendo sinais da rede wi-fi e ai alterna pra 4g.
Talvez o 4G fique instável momentaneamente porque subitamente muitos usuários na sua região (que também ficaram sem energia) alternaram do Wi-Fi para o 4G?
Acho que deve ser isso mesmo, a parte ruim é que prova que essas redes não são independentes quanto parecem. Rede móvel só funciona bem pois há rede fixa, já que se todos se mudarem para a móvel essa também fica com problema.
Por isso que eu sempre falo que as redes de celular não aguentam se as operadoras quiserem oferecer franquia ilimitada para o pessoal usar como se fosse internet fixa.
Talvez se tiver um celular com 5g em um lugar com rede 5g não acontece esse gargalo todo, pois a rede suporta mais usuários simultâneos.
Aguenta sim, inclusive acho um desperdício esse 3G não ter voltado para a Telebrás e ser distribuído como internet ilimitada social. As operadoras prestam um serviço, não é para ficarem bilionárias como estão.
3g foi feito refarming para o 4g pelas operadoras, o que se vê hoje de 3g por ai quase tudo guardband, não tem capacidade nenhuma de navegação, se tirar essas bandas da operadora o 4g fica inutilizável.
É só ver a lentidão que fica a rede móvel em shows e espetáculos que concentram muita gente em um lugar só. Ou mesmo como fica a rede móvel nas cidades litorâneas no ano-novo.