Por que os sites de tecnologia têm uma presença muito forte do público masculino?

O mal da fácil produção de conteúdo é dar voz a insanos como esses que produziram esse doc, que certamente não tem embasamento em nenhum estudo científico que foi submetido à revisão por pares.
Falar que a causa é a falta de um pai simplesmente ignora todos os inumeráveis casos onde a criança cresceu em uma “família tradicional” (entre milhares de aspas, que fique claro). Não precisa nem ter o título de pesquisador pra derrubar esse argumento em menos de dois minutos.

4 curtidas

A sexualidade é muito mais complexa do que apenas ter um pai ou uma mãe. Os bissexuais então é porque não tiveram nenhum em casa ou tiveram ambos?? Cresci sob uma “família tradicional” e isso não modificou o fato de eu ter nascido gay, nem me tornou bi.

8 curtidas

prazer Erika
Porque geralmente elas não se interessam por esses tipos de assunto. Por exemplo eu, eu curto , porém não entendo muito. Então acaba que preferimos ficam em zona de conforto.

Podemos enumerar várias teses e muitas delas verdadeiras, mas aqui mesmo nessa comunidade do TB que é mais decente e ainda assim a presença de mulheres é baixíssima, eu acredito que o fator principal é a falta de interesse mais aprofundada no assunto mesmo. Simplesmente gostos diferentes.

1 curtida

Na minha opinião, aquela antiga ladainha de “minino brinca com bola/game, minina com maquiagem/boneca” pode ter uma boa parcela de culpa…

Também tem o fato que muitos pais não podem/tentam/conseguem atrair a atenção das crianças de ambos os generos para a tecnologia. (Não podem = sem dinheiro; não tentam = sem interesse; não conseguem = criança não se interessa)

Uma maneira interessante é brincar com lego, eu acho que até tive alguns legos. Agora até tem vários kits super interessantes com robotica e talz, mas o preço ficou bem proibitivo pra boa parte das pessoas… hahaha (Escolas públicas, uma parte consideravel da realidade brasileira, também não tem recursos para tal, entre outros problemas.)

Também tem aqueles babacas que ficam com preconceito quando encontram uma guria no mundo da tecnologia. Esse preconceito imbecil acaba desincentivando várias delas.

Deve ter muito mais teorias e explicações. Mas essas são as que eu acredito que influenciem mais.

2 curtidas

Já pensou em perguntar para suas amigas?

É muito difícil generalizar uma resposta, tente buscar de pessoas reais próximas e compare com a de outros grupos.

1 curtida

Eu sei a resposta! Eu só quis causar um debate sobre o assunto.

1 curtida

Justamente por isso falei de comparar com de outras pessoas.

A que conclusão chegou ?

Bom, eu estou aqui! o/ Trabalho só com games há mais de 10 anos e com tech, em geral, há quase 10 anos. Estamos chegando, estamos conquistando o nosso espaço nesse nicho. E é muito legal ver o apoio da maioria dos leitores quanto a isso.

15 curtidas

Nós viemos de uma sociedade patriarcal muito forte.
Mas entendo que hoje em dia não há nenhuma justificativa para separar homens e mulheres em nichos.

1 curtida

Por que existem mais homens que mulheres no ramo de construção civil? Por que existem mais mulheres que homens na área de educação infantil? Por que existem mais homens que mulheres na PM? Por que existem mais mulheres do que homens na área de beleza/embelezamento? Por que não se deixa cada um, homem ou mulher, fazer o que quer sem questionar, dando a sagrada liberdade do indivíduo que cada um - ainda - goza neste mundo?

1 curtida

A dúvida, questionamento, é o que nos deixa menos ignorantes, estimula a ciência e a pesquisa. Se existe a dúvida para uns, deixe que se busque a resposta.

3 curtidas

Acho interessante verificar como mudou historicamente, quando era mais uma profissão acessória, tinha uma maioria feminina nos cursos de computação.

Considerando que houve essa “virada”. parece ser algo mais social mesmo. Aos poucos e com muita briga, parece estar mudando.

1 curtida

Esse é o tipo de pergunta que nada agrega em nenhuma ciência. É mais um debate para aflorar os pseudo antropólogos de plantão com suas opiniões sem muito fundamento e politizadas. Porque hoje no Brasil e no mundo é legal questionar os “porquês” que envolvem homens e mulheres, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais. Deixa cada um SER e FAZER o que quiser, senão daqui a pouco teremos mais um grupo de parlamentares querendo cagar regra criando vagas/cotas obrigatórias para mulheres nas empresas de tecnologia - mesmo que grande parte DELAS não tenha interesse.

Pensamento normal para quem nasceu nos anos 60.

4 curtidas

@adamitj Essa pergunta agrega muito para ciências humanas, comportamentais, sociologia.

Concordo com a parte de deixar cada um ser e fazer o que quiser, mas aí que está, por mais que alguns queiram existem barreiras no caminho que impedem, desde a educação familiar, condições de vida, ambientes discriminatórios, até mesmo impossibilidade física.

Na década de 50 existiam muitas mulheres que trabalhavam com programação de computadores, se não me engano era um percentual até maior que o de homens. A tecnologia mudou, sociedade mudou, indústria mudou como tudo muda, o cenário de presença feminina mudou, o porque disso, é objeto de outro estudo.

Eu costumo contratar mulheres para minhas equipes, estou feliz de ver que elas estão aparecendo novamente na área de sistemas e de computação.

Algo que percebo discretamente ao conversar com elas é que muitas vieram para área por causa de alguma influência familiar, um parente, um pai ou irmão que trabalha com tecnologia e a influencia, outras por interesse próprio, até mesmo financeiro.

Mas veja só, elas são tão boas quanto os meninos e tiveram as condições e o ambiente que as cerca proporcionando o interesse. Isso é observação minha, pessoal, mas se fosse um estudo com certeza seria de interesse público e quem sabe possibilitaria acharmos os pontos de entrave que impedem essas pessoas de se interessarem.

Acredito que o mundo esteja mudando rapidamente, mas ainda ha muitos pais que orientam suas filhas para outros caminhos, ou podem o interesse delas por causa de valores e conceitos passados.

9 curtidas

Também não concordo com cotas, mas concordo com qualquer esforço que possibilitem acesso a informação e recursos. Não se deve fechar os olhos e acreditar que todos tem as mesmas oportunidades e acessos. No caso das mulheres eu acredito que essa barreira seja um pouco cultural, talvez um pouco biológico (é o que alguns estudos, como o post da @LekyChan propõe), há um vácuo no nosso meio e seria legal entender ao menos um pouco do que provoca isso, que seja ao menos para nos tornarmos melhores, pais, irmãos, amigos, colegas de trabalho, pessoas.

1 curtida

que medo de ver o mundo mudar hein bicho?

2 curtidas

Tudo no mundo muda a partir de um por quê. Um dia alguém pensou “por que pessoas negras são vendidas como objeto?”, e resolveu mudar aquela situação.

Se a discussão não agrega nada pra você e você não agrega nada a ela, ótimo, tudo bem. Agora você menosprezar algo só porque não concorda, sinto lhe informar, mas tem alguma coisa errada aí.

9 curtidas

Cientificamente falando, o cérebro do homem (isto é, sua área de interesse/vocação), é mais voltado pra coisas, enquanto que o das mulheres é mais voltado para pessoas. É por isso que em áreas de tecnologia, por exemplo, há uma presença maior do gênero masculino e nas áreas de pedagogia/enfermagem (como outro ali ressaltou), há mais mulheres.