Por que o WhatsApp não bane os usuários pelo imei, mas sim pelo número de telefone?

Não teria mais resultado se o banimento fosse pelo imei (como faz a Garena a quem trapaceia no Free Fire)?

2 curtidas

Imei é vinculado ao aparelho, só trocar de aparelho e pronto, WhatsApp desbloqueado.

Na verdade, o ideal era não ser nem vinculado ao número de telefone, e sim uma “conta a parte”

4 curtidas

Mas custa muito caro trocar de telefone. Um chip custa 10 reais. Penso que desencorajaria muito mais um usuário desrespeitar a política de uso do aplicativo, se o bloqueio fosse no aparelho.

1 curtida

Ter uma linha e mantê-la tem custos também, afinal, as operadoras reciclam os números, então não é só comprar o chip e esquecer.

1 curtida

Pensando bem, iria ser algo útil. Melhor ainda era banir tanto o número quanto o IMEI, porém, sabemos que a ideia nunca foi banir pra sempre, de verdade.

Banir é só um paliativo pra dizer q estão fazendo alguma coisa mesmo. A mesma coisa do Facebook que finge tomar providências contra as fake news, mas nunca fazem nada… é o negócio da família Face

3 curtidas

Ai a pessoa abandona o número e o próximo que se ferra. hahaha

Uh… tu não precisa manter o número do WhatsApp. É só colocar dois passos + email que a próxima pessoa que pegar não consegue criar a conta… (o que pode ser problemático)

Além do mais, o VIVO Easy fica anos ativo com 1GB de internet.

1 curtida

Depois de um certo tempo sem usar, o WhatsApp deleta a conta e o banimento some também. Isso acontece atualmente. Esse tempo foi escolhido justamente por costumar ser o tempo que as operadoras levam para reciclar o número.

Esse processo só falha quando a pessoa permanece usando o WhatsApp com a linha já desativada pela operadora. Aí a pessoa que compra um chip recebe um WhatsApp cheio de conversas e grupos (tem acontecido com frequência atualmente).

Porém, basta enviar um e-mail pro suporte do WhatsApp, aguardar a boa vontade do suporte deles e resolvem o problema.

2 curtidas

Quanto tempo?

Se tiver dois passos + email não resolvem, acho.
Eu fiquei uns 3 anos com um número que eu não faço idéia de cadê o chip. haha

1 curtida

Acho que são uns 3 meses. N me recordo bem.

1 curtida

Update:

FAQ do WhatsApp - O meu número de telefone já está no WhatsApp

São 45 dias. Se você fica 45 dias sem entrar no WhatsApp e, seu próximo login for em um telefone novo ao invés do que é utilizado, a conta é zerada.

5 curtidas

A partir do Android 10 o app precisa de permissão adicional para acessar o IMEI, então não é qualquer app que consegue essa informação, precisa ter vindo pré-instalado por exemplo

Fonte:
https://source.android.com/devices/tech/config/device-identifiers

2 curtidas

Já vi pessoas tentando rodar chat bot no Whatsapp e o app banindo a conta antes do bot ser ativado (isso a partir do segundo número), então creio que o zap faça o banimento por IMEI ou por Android ID.

1 curtida

Seria uma ótima opção, o iFood faz isso daí, um ex colega de faculdade todo dia criava conta nova no iFood pra receber o cupom de primeiro pedido e após dezenas de pedidos do mesmo aparelho eles bloquearam o aparelho do cara de fazer pedidos.

Porém como não doi no Bolso acho que eles não tem interesse nisso daí. =(

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.