Por que o uso de reconhecimento facial na segurança é controverso?

Originally published at: Por que o uso de reconhecimento facial na segurança é controverso? – Brasil – Tecnoblog

Enquanto avança no Brasil, reconhecimento facial para segurança pública é questionado por riscos sobre privacidade

Eu sinceramente sou a favor dessa medida. Mas somente tempos necessários. Por exemplo, Brasil há um fato que ocorre em época de eleições. Candidatos são mortos, sequestrados, atacados…etc e isso gera uma questão de quebra democrática, digamos. Eu sou a favor da implementação destas “averiguações” faciais nesta época. Claro, para quem quer fazer maldade, infelizmente arrumam um jeito. Mas imagina se isso ocorre e o acusado é reconhecido. Outra coisa, são os atendimentos; Digamos que você entra num hospital, a sua ficha aparece instantâneamente. Não vai precisar ficar no balcão e dar suas informações e gerar fila. Enfim… distribuição de alimentos, de vacinas… Eu acredito que haja uma imensa possibilidade, o negócio é saber usar.

1 curtida

É controverso porque para funcionar a contanto é preciso de uma base de dados. E o problema começa aí, o cidadão precisaria dar consentimento para essa coleta. Igual você cadastra sua biometria, cadastraria seu rosto.

Porém não é assim que o uso dessa tecnologia foi concebido, ela não foi pensada para ser algo passivo, mas ativo e adaptativo.

A nível de governo seria uma camada extra, para comparação passiva, uso das forças policiais, militares … Isso em si já seria de grande ajuda se atualmente funcionasse dessa forma para a biometria, mas esse grau de compartilhamento de dados é bem rudimentar.

A vantagem da biometria facial começa a se ressaltar quando ela transpõem barreiras físicas. Para achar um criminoso bastaria programar as câmeras de vigilância, dotadas de AI, para vasculhar por um indivíduo específico, em meio a multidões em shows, ou mesmo na rua. Isso já é realizado na China, porém na China não existe liberdade, democracia… Então fica bem fácil por esses programas de vigilância em prática.

Quando a gente tenta adaptar isso para um modelo ocidental de uma sociedade livre, com direitos e deveres pré definidos, não flui tão bem.

Os questionamentos sobre privacidade, armazenamento e compartilhamento de dados, bem como a proteção dos mesmos, são levantados. E em muitos casos não há respostas ou legislação atual sobre.

Como falei anteriormente, implementar mais uma camada não é o desafio. Mas se quiser usar ativamente essas dados, cruzar com câmeras de vigilância inteligentes, aí teria que buscar base legal para isso. Acho que o melhor caminho seria uma consulta pública (o problema seria se resolverem politizar o tema).

Para chegarmos a um consenso do que é melhor, vamos precisar de muitos especialistas envolvidos, e anos debatendo, e não de um bando de político da época que os dinossauros pisavam na terra, decidindo sozinhos.

1 curtida

Também acho controverso. Considero impossível implantar um sistema eficiente desse sem uma boa dose de autoritarismo. Sempre haverá uma camada da população insatisfeita, e errados não estão.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.