Por que o Nintendo Switch 2 só aceita os caros cartões microSD Express?

Eu fico surpreso em saber que a Nintendo ainda permite SD nos consoles, eu achava que iriam fazer igual a Apple e obrigar o usuário a pagar caríssimo caso quisesse uma versão com mais memória.
Outra opção que eu imaginaria a Nintendo fazer é criar um padrão proprietário para expandir a memória, igual a Sony fazia com o Memory Stick nas câmeras e celulares.

3 Likes

Considerando que SSD se tornou padrão para essa geração de consoles, já imaginava o Switch 2 definindo um limite mínimo de velocidade para utilizar armazenamento externo.

Suspeitei que fossem adotar algum SSD M.2 de tamanho compacto (como no Steam Deck, ROG Ally e similares), mas acredito que pela praticidade tenham optado pelo microSD Express. Em outras palavras, upgrades no armazenamento iam ser caros de qualquer forma…

2 Likes

Outro ponto também a se considerar é como a Nintendo preza pela integridade de seu hardware, fazendo ela promover soluções “plug n’ play” acima de tudo. É difícil a Big N ser leniente com upgrades que envolvam o desmonte do console de alguma forma.

3 Likes

Eu reclamei de praticamente tudo relacionado a custos no Switch 2, mas esse do micro SD é um mal necessário.

Não adianta nada você melhorar o processador e GPU e ainda assim ter gargalo de performance por conta do armazenamento. Ainda mais porque o primeiro Switch ficou marcado por problemas de desempenho em muita coisa da biblioteca, então o NS2 tem quase a obrigação de rodar jogos mais novos com maior estabilidade (sim, Pokémon S/V, tô olhando pra você) pra justificar a compra.

1 Like

Acho q eles perceberam q não daria mto certo. Além do q, usar algo já existente como o padrão SD corta custos de desenvolvimento.

E TAMBÉM, da pra vender licença pra fazerem SD de Mario e Pokémon XD

2 Likes