Simples: porque alguém tem que pagar caro para manter o preço nos países desenvolvidos. E que lugar melhor do que um país em que tem otário para pagar por tudo sorrindo?
Comprar no varejo e no site da Apple nunca foi negócio. Melhor caminho é através de importador, uma boa busca na Olx acha um monte de vendedor local.
Se tem trouxa que paga então tem que vender a altos preços mesmo
No IG está cheio de importador, é bem fácil achar. O meu comprei dessa forma.
Logo mais no Paraguai por US$ 870 a 900 ( R$ 4900 a 5100) na versão 128GB do iPhone 16, isso nas primeiras semanas, após passa a febre do iPhone 16/Plus/Pro/Max (após Janeiro 2025), estará no Paraguai por US$ 820 a 880. Lembro quando comprei meu iPhone 15 Pro 512GB U$ 1100 na Nissei via Nomad.
O iPhone não ficou mais caro, aqui na Austrália ele ficou mais barato! O que aconteceu é que a moeda do Brasil está valendo cada vez menos.
A galera no Brasil acha bonito e engraçado ver o circo que é a nossa política, vídeos da galera brigando no debate dá “engajamento” nas redes sociais, todo mundo pensa “não é problema meu”.
Vai ver que investidor estrangeiro vai querer investir seu dinheiro em um país com um cenário de tanta instabilidade. Mas o pessoal pensa “a gente não precisa de investimento estrangeiro, vamos privilegiar as empresas do Brasil, os empresários Brasileiros”. Bom, esse é o resultado.
Vivemos hoje em um mundo globalizado, mesmo o smartphone nacional da Positivo ou o orgulho da nação, a Multilaser, dependem fortemente de componentes feitos no exterior. Sem investimento do exterior nossa moeda fica cada vez mais desvalorizada, o custo da tecnologia estrangeira pesa cada vez mais no nosso bolso e por aí vai…
Parece que o Brasil está eternamente fadado a ser o país que exporta café de qualidade a $5 o kg e depois importa cápsulas Nespresso feitas com aquele mesmo café pagando R$30 a caixinha.
Ainda bem q já no título está explícito q está se falando NO BRASIL, não na austrália.
Pior q conheço mtos assim. Reclamaram quando o tiririca foi eleito, mas votam em quem fica fazendo briguinha.
Enquanto defenderem o Agro, que domina o país e querem continuar desta forma, nada mudará.
É exatamente isso e de quebra fica o povinho querendo jogar contra as regras do jogo, porque o “capitalismo é cruel”.
Não entendem que o mundo é esse e tem que se adequar e adaptar para conseguir evoluir no cenário.
O problema nem é somente o Agro, é possível se tornar referência nesse segmento sem matar os demais.
O problema é que fica uma escória berrando morte aos EUA e ao capitalismo, mas trocam de iPhone todo ano porque o papai paga.
Isso, polariza mais ainda .
A própria matéria diz que houve um aumento de 14% no dólar, ante 6% no iPhone mais simples, ou 14% no de 256Gb, não precisa ser muito inteligente pre ver que o custo da Apple subiu, já que ela não fabrica aqui e importa algo que custa em dólar.
Sobre o argumento de nós subsidiarmos preços mais baratos lá fora. O custo para fabricar um iPhone 15 pro é ~558 dólares, ela vende à US$999, todos sabem que ela tem uma margem grande, se não a maior, vide lucros e market share. Ou seja, se ela tem lucro la fora, não precisa subsidiar.
Talvez a politica dela seja, “Vou vender com a mesma margem, independente de quanto isso custe na moeda local”, e faz parte do jogo. Culpa das politicas e moeda local.
Exemplo, nos EUA o 16 Pro ta custando USD999, numa conversão direta, isso fica CAD1356, o mesmo no Canada custa CAD1449, 93 dólares canadenses de diferença, não tão grande, levando em conta custos de conversão da moeda e tramites legais que são maiores no Canada.
Mas isso custa dinheiro deles. E com ctz não estão interessados.
Pelo q eu já li há mto, acho que no próprio TB, a apple tem um posicionamento de mercado diferente aqui no BR.
Ela se vende como de luxo, e cobra como tal. Coisa q ela não faz em outros países. Claro q tem toda a questão da moeda desvalorizada e tal, mas não é a única coisa.
Sim, é um conjunto de fatores, acreditar que estamos subsidiando ou que é apenas posicionamento de mercado ou apenas impostos é ser inocente demais.
Enquanto tiver fanboy pra pagar, a dona Apple vai continuar entubando seus consumidores.
Uma vez eu estava lendo os comentários de uma matéria do The Verge sobre a vez que o Brasil proibiu a venda de iPhones (acho que lá para 2022).
O engraçado é que tinha uns comentários sobre o espanto de se vender iPhone aqui.
Eu tive vontade de criar uma conta só para dizer para “eles” que cada iPhone comprado aqui no Brasil dava para comprar vários no EUA (se fosse levado em consideração o poder de compra pelo salário ‘minimo’)
Não da pra levar mto em consideração o murican médio.
Exato! Um país com a extensão territorial e o clima do Brasil tem mais é que investir no agro mesmo. O problema é que não adianta investir só no agro.
Exemplo: de nada adianta o Brasil produzir toneladas de soja, se precisa exportar toda ela pra refinar e depois importar de volta pagando 10x o preço que pagou pra exportar. Falta incentivo na indústria pra refinar o produto no nosso país e exportar produtos refinados, e não matéria prima.
O problema é que parece que na cabeça do Brasileiro é 8 ou 80, dois não podem conviver em equilíbrio. Ou você é direita, ou você é esquerda. Ou você defende o Agro ou a indústria. Aí acaba se formando essa situação que parece que o Brasil vive uma “Guerra fria civil”
O que falta é retirar os incentivos para exportação de de grãos em natura, hoje não se paga ada de imposto sobre os grãos exportados em natura, por isso que o agro exporta tudo em vez de beneficiar eles aqui.
Agora corta pros tops de linha da Samsung valendo 30% a menos 1 mês após ser lançado e valendo a metade 6 meses depois .
Quando se trata de Apple, qualquer análise econômica fica prejudicada pelo simples fato de que muita gente ainda ignora que aqui no Brasil ela posicionou a marca como item de luxo . Até quando as pessoas que se dizem entendidas vão ignorar isso?