Por que não temos modo desktop nativo no Android e iOS?

Eu pergunto-me por que não tem o recurso nativo nos principais sistemas mobile. Seria muito interessante poder utilizar smartphone conectado a um monitor ou sem fio.

Qual a opinião de vocês?

Mas o android 11 tem modo desktop.

4 curtidas

Tentaram quando o hardware era muito fraco e a ideia afundou e depois abandonaram um pouco ela, agora que temos hardware potente pra isso essa ideia deve voltar, mas por enquanto só faz sentido nos celulares premium pra cima, quem sabe mais uns 3 anos e qualquer intermediário vai conseguir roda o modo desktop bem.

3 curtidas

Como usá-lo?

desde que seu aparelho tenha o suporte ativado é só conectar ele num dock e pronto.
O problema é achar um celular que a fabricante tenha ativado o recurso, já que para isso eles teriam de licenciar o uso do HDMI.

3 curtidas

Complicado. Deveria existir nativamente sem qualquer problema.

Pois é, por enquanto nesse aspecto o melhor mesmo é comprar um flagship da samsung

2 curtidas

Não dá pra querer rodar modo desktop em hardware de relógio genérico chinês.

Ter até tem, mas vc precisa de um celular com um ótimo hardware e software muito bem otimizado pra fazer rodar. Quem tem isso no mundo do android são as linhas S e Note da Samsung, que tem o modo Dex, parece que a Motorola tá lançando algo assim também. A Apple não faz nada assim por motivos de: se quer um modo desktop compre um.

3 curtidas
  1. Já existe faz uns 5 anos via gambiarra (DeX)… agora existe de forma nativa tanto no Android quanto no iOS.
  2. Quando foi lançado, os smartphones eram bem capengas e isso ficou restrito à flagships.
  3. A idéia de um smartphone era ser usado como um smartphone… não desktop. Só depois que alguém inventou que isso seria uma boa idéia.
2 curtidas

Caras, eu gosto muito da ideia e venho utilizando o modo dex do galaxy 10e e quebra um galho mesmo.

Fiquei 10 dias sem o MacBook e o que me salvou foi o modo dex. Acho que a única experiência ruim foi com o Google sheets, mas eh questão de adaptação.

1 curtida

Se houvesse adoção em massa, ajudaria bastante as pessoas!

Acho essa ideia muito boa, não tive a oportunidade de testar, mas acredito que futuramente será algo nativo em todos os celulares.

Até é capaz de ser recurso padrão em flagship. Até acredito que deva surgir um ou outro intermediário avançado com isso. Mas em todos? Definitivamente não. Mataria um dos “diferenciais” dos mais caros.

Se fosse assim, não teríamos Intel Celeron, pq ele mata o “diferencial” do I7.

A questão não é o recurso de modo desktop, mas o desempenho. Conforme ele chega de forma nativa no Android, a tendência é que todos os aparelhos o tenham. Ficando como diferencial, o desempenho e o que cada um é capaz de rodar.

1 curtida

Já faz mais de 1 ano que tu pode usar um Samsung como modo desktop sem fio. Basta clicar no “Modo Dex” no Painel Rápido e escolher “Dex na TV ou Monitor”.

Óbvio que você precisa de um monitor ou TV com suporte a DLNA.

E o Modo Dex por cabo, já existe tem alguns anos.

Temos o DeX da Samsung e o modo Desktop da Motorola (como já disseram aqui). Estão bem bacaninhas, mas recomendaria apenas para algo urgente, ou caso esteja sem um PC…
Não sei se todos os celulares atuais possuem esta função, mas creio que a maioria sim :slight_smile:

Mas não é todo aparelho da Motorola/Samsung que vem com isso de fabrica, é? Pelo que tenho visto são mais os flagships/intermediários mais top.

Geralmente vejo esses recursos na linha Note e S, mas nunca vejo na linha A0x, A1x e A3x… E em absolutamente nenhum Core. (Ou seja, é exatamente o que eu disse. Esse será um diferencial dos mais caros.)

Lista dos dispositivos com suporte ao DeX:
Smarts da Samsung S8/S8+/S9/S10/S20/S21/Note8/Note9/Note10/Note20/A90/A91. (Nada pros A0x, A1x, A3x, A5x e A7x)
Já nos tablets: Tab S4/S5e/Tab S6/Tab S6 Lite/Tab S7 FE/Tab S7/S7+. (Perceba que os Tab A ficaram de fora)

Já os que suportam Ready For (DeX da Motorola) são o Moto G100 e Moto Edge+. Ficando de fora todos os demais smartphones… sendo que a Motorola tem outros smartphones com poder de fogo parecido…

Ao meu ver, isso é um dos diferenciais desses produtos. O suporte ao recurso.

Edit: esqueci de listar os Samsung Fold, eles também tem DeX.

1 curtida