Por que não sinto diferença (para algumas coisas) no upgrade da velocidade da minha Internet?

Gente, eu tinha uma conexão de 20Mb. Faz 5 dias que eu aumentei a velocidade para 50Mb, porém não sinto diferença no uso. Me refiro na abertura de sites. Eles abrem na mesma velocidade de quando eu assinava os 20Mb. Eu só sinto diferença na hora do download. O que acontece?

1 curtida

Depende do DNS – apenas suspeito! Mude para Cloudflare! Informação no tecnoblog: Cloudflare anuncia DNS 1.1.1.2 e 1.1.1.3 com filtro de malware – Internet – Tecnoblog

Prefira pelo 1.1.1.2/1.0.0.2 nos protocolos IPv4 e IPv6!

2 curtidas

Roda um teste de velocidade.
Já tentou redefinir os padrões de rede e do browser? Depois veja se os sites estão carregando mais rápido.

Pra mim funciona, quando do nada eles começam a ficar lentos.

Veja se seu browser tem opção de carregamento inteligente de sites mais visitados.

Eu acredito que, dependendo da página do site, você não vai sentir muita diferença mesmo, até mesmo porque 20Mb é uma velocidade muito boa pra carregamento de sites que não são tão pesados.

Agora, você vai notar a diferença no carregamento de um vídeo no YouTube em uma qualidade melhor ou downloads de arquivos em geral.

6 curtidas

Para abrir o Tecnoblog, o UOL, a Folha, o G1 ou qualquer outra coisa desse tipo, a partir de 20mb não vai fazer diferença mesmo.

O que vai fazer diferença é em streaming, baixar algum arquivo, abrir algum site mais carregado de recursos, etc.

7 curtidas

Sites comuns são super leves, dificilmente você vai ter uma página de um blog que pese mais que 5MB, por exemplo. Nesses casos, você pode ter 20, 30, 50 ou 100 Mega de internet que todas elas vão carregar tudo praticamente na mesma velocidade.

Você só vai notar o ganho em velocidade ao fazer downloads maiores. E mesmo assim, dependendo do servidor em que o site ou arquivo está hospedado, você não vai conseguir baixá-lo na velocidade máxima da sua conexão.

2 curtidas

Concordo! Sou um usuário intermediário e acabei de constatar que altas velocidades não me servem.

É bem isso que o pessoal disse mesmo. Para navegação em geral, Tecnoblog, G1, redes sociais, aumentos de velocidades acima de 10/15Mbps dificilmente serão sentidas. Velocidades maiores que essa farão diferença ao assistir streaming (Youtube, Netflix) conseguindo qualidades melhores no vídeo, ao baixar arquivos grandes, como jogos, e também ao fazer grandes uploads.

Antes do upgrade, já rodava streaming de boa, mesmo com outras pessoas da minha casa usando ao mesmo tempo que eu. Não ando fazendo download.

2 curtidas

O ponto de ter alta velocidade é também permitir que diversos aparelhos usufruam normalmente da rede.

Se você tiver uma internet de 10mb e ficar quatro pessoas penduradas na Wi-Fi, dependendo do que for fazer, pode não haver banda para todos.

Agora, se você é literalmente a unica pessoa da sua rede e sabe o que todos os dispositivos fazem, então sim.

4 curtidas

Depende de vários fatores:

• quantidade de dados: se tu for acessar um site que tenha, digamos, 10MB de tamanho total… ele vai abrir quase instantaneamente em ambas conexões. Porém se tu for transmitir 10GB a coisa muda de figura.

• velocidade do servidor. De nada adianta assinar 20GBps, se o server onde o site tá hospedado limita ou é limitado à 100mbps.

• velocidade do computador: enquanto se tu tiver um computador lento, o site, independente da conexão vai demorar a abrir. Se tu tiver um pc mais rápido, o navegador vai ser mais rápido.

• DNS: as operadoras insistem em usar o pior possivel, tu pode trocar pra qualquer outro tipo o OpenDNS, Cloudflare, Quad9, Google DNS, etc.

Mas resumindo, quando tu tem pouco dado para baixar, à menos que tu esteja usando TIM móvel ou dial up, não deve fazer muita diferença na hora de acessar sites.

3 curtidas

Todo mundo já falou aí então não dá para de repetir muito mas vou te dar um teste. Abre vídeo do YouTube em 4k (acho que not YouTube ele deixa mudar pra 4k mesmo que sua tela não seja 4k) ou um vídeo longo na resolução máxima aí.

A diferença vai estar na velocidade que ele baixa o arquivo e com isso a velocidade que ele faz buffer dos próximos minutos do vídeo. Em uma conexão de 20mb tudo vai abrir ok mas na hora de ver um vídeo pesado você tem que esperar mais na hora de abrir ele e ocasionalmente parar um pouco no meio pra deixar sua Internet carregar mais pra frente.

Existe um conceito que chama “Diminishing ruturns” que basicamente diz que a diferença de 50mbps para 100mbps vai ser muito menor e menos perceptível que a diferença de 1mbps para 2mbps apesar de pprcentualmente serem mudanças iguais. A partir de um momento o “custo benefício” percebido começa a diminuir. É o mesmo que acontece com smartphones. Esses tempos tivemos um post grande falando sobre como ninguém precisa de um topo de linha e isso pode ser traduzido igualmente para ninguém precisa de 300mbps de Internet.

4 curtidas

Acrescentando ao ponto dos amigos: Se houvessem 5 pessoas na sua casa usando internet ao mesmo tempo haveria sim um problema. Carregamento de site é muito provável de cair em gargalos de CPU/RAM/HD e SSD, quando não do próprio servidor que hospeda do site, do que a Internet da sua casa em velocidades maiores

Eu percebo quando preciso fazer um upload de um arquivo grande. Estou subindo os arquivos para poder formatar o computador, mas está algo bem sofrido. Vai levar alguns dias até eu consegui subir todos para nuvem.

Isso porque a velocidade de upload, dependendo do plano, é ridicula… aqui por exemplo eu tenho 50/5

Precisar não precisa, mas que a gente sempre quer mais, é um fato.

2 curtidas

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Sim, dependendo da configuração do servidor que hospeda a página e o host de entrega de conteúdo CDN pode limitar inclusive a poucos MBs por conexão. Também tem a demanda, se o site é popular e tem muita gente ao mesmo tempo requisitando páginas e mídia, haverá congestionamento.

Outro fator está na capacidade do navegador de solicitar recursos, receber, processar e isso se repete muitas e muitas vezes dentro de uma página, que busca outra página.

A medida que o navegador recebe a informação de que tem que buscar o item em algum lugar do mesmo server, ou, como acontece muito, uma página contém links de vários servidores de parceiros: analisadores, trackers, fontes, scripts, imagens; estão espalhados por diversos locais, principalmente quem usa publicidade de terceiros no site.

1 curtida

Por isso que a Oi e Tim ficam vendendo esses planos malucos de 400 mega por uma diferença pequena no valor dos planos base. O que rola é que as operadoras tentam de tudo pra aumentar o ticket médio dos clientes. Isso só vai fazer diferença na hora de downloads pesados, que se pararmos pra pensar não representa 10% do tempo de uso da Internet.
Aqui eu tenho 30 mega na fibra (velocidade mínima que a operadora tem) e me atende perfeitamente, comigo no teletrabalho e o marido nas aulas online da faculdade.
Meu critério é quanto eu vou economizar no final de um ano. Sou desses kkkk

1 curtida

Qual operadora usada no plano 30MB??