Por que existem esses sites que exibem dados de CNPJs?

Eles deixam visíveis dados sensíveis como endereço e telefone, favorecendo a possibilidade de alguém praticar doxing. Qual a finalidade desses vários sites?

Aliás, existe algum jeito de ocultar os dados permanentemente? É meio inviável pedir para cada site para ocultar as informações… alguns nem oferecem tal opção.

Nomes, endereços e telefones não são considerados dados sensíveis. Inclusive, os dados do CNPJ são públicos e podem ser consultados diretamente no site da Receita Federal.

O que eu vejo como problema nestes sites é a facilidade de se coletar dados em massa.

3 curtidas

Os dados presentes no Cartão CNPJ até entendo. Mas tem site que mostra quadro societário e capital social que não vejo muito sentido.

O próprio serviço de consulta da RF mostra esses dados.
Esses dados podem ser úteis como parâmetros extra sobre a solidez e a idoneidade da empresa.
Por exemplo, se o capital social é muito fora do padrão pro ramo da empresa, você desconfia.
Saber o quadro societário pode ser útil, já que você pode procurar conhecer a reputação dos integrantes (principalmente se você faz parte da indústria que a empresa atua).

Uh… esses sites de loja são obrigados por lei à terem esses dados expostos…
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/lei-e-commerce-legislacao-para-abrir-uma-loja-virtual/#:~:text=CNPJ%3A%20Assim%20como%20a%20Razão,tranquilo%20na%20hora%20da%20compra.

Mas como vão fazer doxxing se os dados já estão disponíveis pra qualquer um ver? Tipo os hackers de wikis? hahaha

1 curtida

Para pesquisa, entender sobre a situação econômica da região, análise de dados, exibir estatísticas sobre o andamento das empresas, verificação de idoneidade, compliance, etc. Os dados são públicos pela Receita Federal.
Trabalhei em uma empresa relacionada que pesquisava e exibia estatísticas da região graças aos dados públicos delas (com a devida permissão).

Mas e no caso de abertura de plano de saúde? Quando há dependentes é preciso abrir uma empresa, certo? Aí, os dados pessoais ficam expostos.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.