Comprei uma Brother HL-1212w e eu amei. A única coisa que eu não gosteo é que ela não tem Wi-Fi Direct: ela se conecta à rede Wi-Fi em vez de gerar uma conexão de rede.
Por causa disso, é preciso conectar a impressora usando um computador e um cabo USB. Dá também pra usar o WPS, que é super inseguro; inclusive eu desativei o WPS no roteador.
Até os modelos mais básicos de EcoTank da Brother, que estão na faixa de preço da HL-1212W possuem Wi-Fi Direct, como a a DCP-T420W. Por que existe essa limitação nas versões básicas de toner?
E talvez para segmentação de mercado, aka “você quer o recurso? Olha, essa impressora mais cara aqui tem, compre ela”
Mas você vai usar aonde? Pra usar em casa até melhor conectar a impressora no Wi-Fi e ter ela sempre disponível. A minha HP tem Wi-Fi Direct mas eu deixo desligado.
Pelo que eu vi todas as tanque de tinta da Brother são Multifuncional, ou seja, naturalmente vão contar com um Chipset mais potente para dar conta do scanner, enquanto que a Laser é um modelo super básico, provavelmente nem contando com interface web de configuração por conta de corte de custos.
Não vejo problema nessa forma de configuração da Brother, afinal eu configuro os equipamentos no meu wi-fi e nunca mais troca o nome nem a senha do wi-fi, só veria problema se não desse para imprimir direto do celular depois de configurada a impressora na rede.
Bom pra isso é quando a impressora conta com tela e teclado próprios, aí nem do celular precisa pra colocar ela na rede, foi um dos pontos que levei em conta a muitos anos atrás quando comprei minha HP 4646.
Edit: teoricamente tu pode ativar o WPS do teu roteador, parear a impressora e depois desativar ele, ela deve seguir conectada no wi-fi mesmo com ele desligado, vou até testar aqui uma hora dessas.
Ah eu tô usando em casa mesmo. É que o Wi-Fi direct é bem melhor, inclusive não precisa depender de cabo USB e computador pra fazer a configuração inicial.
Edit: teoricamente tu pode ativar o WPS do teu roteador, parear a impressora e depois desativar ele, ela deve seguir conectada no wi-fi mesmo com ele desligado, vou até testar aqui uma hora dessas.
@Felipe_Silva Ah eu pensei nisso também, mas acabei usando o cabo USB mesmo.