Por que alguns bancos digitais não permitem trocar a senha do cartão?

Nubank e Next, que são contas de pagamento, não permitem alterar a senha do cartão. Já o Inter, uma conta corrente digital, permite a alteração. Isso é uma limitação de contas de pagamento?

1 curtida

Antigamente eu achava que a senha ficava gravada no proprio chip (inicio da era dos cartões com chip), mas eu não tenho certeza como isso funciona.

Algumas senhas ficam no cartão. Então teria que substituí-lo.

2 curtidas

O Nubank e o Next falam que não é possível mudar

1 curtida

Pagseguro também não. Mas acho que o mercado pago deixa. Se não me falha a memoria, meu cartão do bradesco tinha que validar a senha no caixa eletrônico depois de mudar. Será que a senha fica registrada no chip do cartão e esses bancos, por não terem agencias e caixas eletronicos não permitem mudar por que não teriam como alterar os chips?

1 curtida

Não sei a resposta mas vou relatar a minha experiência.

    1. Nubank não deixa trocar, segundo eles pra trocar só enviando um novo cartão;
    1. Inter deixa trocar de boa;
    1. Os cartões da Cetelem (antigos Submarino e Americanas) deixa trocar indo no caixa do Banco 24 horas.

Ai fica a dúvida se a senha é guardada no chip ou não. Ou se depende do cartão também.

2 curtidas

Como antigo funcionário do Itaú, consigo dizer: o chip guarda a senha de forma criptografada. Quando você recebe o cartão, a senha já está predeterminada. Alguns bancos podem ter a flexibilidade de poder alterar a senha e na próxima movimentação com o cartão essa senha se atualiza.

O banco por segurança pode ou não liberar; os sistemas dele também precisam aprovisionar a nova senha de forma online. O Itaú validava a senha do caixa eletrônico como forma Extra de segurança.

5 curtidas

Top, muito bom saber esse tipo de informação @Matheus_Santos.

No caso do Banco Inter que permite alterar a senha pelo app, você tem ideia de como ela é alterada no chip? Se seria em qualquer maquininha que vai passar na próxima compra.

1 curtida

Depende do banco, alguns fazem validação offline da senha (fica no chip e tal), alguns fazem validação online (verificam se a senha está correta com o banco na hora da transação)

O problema é que, especialmente fintechs, não tem caixas eletrônicos pra você poder mudar a senha e reprogramar o chip.

1 curtida

Nubank tá bem atrasado, pra variar.

Não sei como está hoje, mas o BB já uns sete anos atrás não permitia, esqueceu a senha, tinha que pedir um cartão novo

Em tempo; provavelmente todas as transações do Inter deve ter validação da senha na hora do processamento da compra. Por isso você consegue alterar a senha do cartão em qualquer instante. Como o colega falou, não há como você atualizar uma senha no chip de um banco que não tem um caixa eletrônico próprio; o banco 24 horas não permite esse tipo de autenticação, provavelmente para evitar fraudes com cartões extraviados ou roubados.

1 curtida

Sobre essa sua experiência 1…
Até onde eu soube nubank não permite mudar a senha do cartão de forma alguma.

(Nunca tive conta no nubank, caso hoje seja possível desconsidere.)

Chamando eles no chat é possível trocar, mas tem que esperar a entrega de um novo cartão.

Já faz um tempo que vi perguntarem sobre isso nos stories da Cris Junqueira, co-fundadora do Nubank, toda sexta ela abre caixinha com perguntas, e a resposta é que esse processo de troca de senha pela maquininha é uma m#$%@ e por isso não implementaram, de fato pra trocar tem que ser enviado um novo cartão.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.