Por que a Microsoft não trouxe a linha surface para o Brasil?

No Lumia, o erro foi o software (ou talvez nem isso, mas o Google se recusar a fazer apps para Windows Phone, efetivamente “matando” o OS).

1 curtida

E as franquias eram novidade também, mto bem feitas, aí começou o repeteco e o encanto se foi junto.

Software foi o principal, pois os devs cansaram de ter que criar um app novamente para cada upgrade do SO.
Eu acho que poderiam ter focado mais em hardware. Especificações vendem, não adianta negar. Pega PC por exemplo, ninguem liga se é linux ou Windows que vai rodar, em preços similares a pessoa vai optar pelo hardware mais ‘parrudo’.

1 curtida

Não da para acertar em tudo. Na minha opinião foi erro da Microsoft mesmo neste caso. Eu tive a oportunidade de ficar com um Lumia por um tempo, e, na minha opinião, o sistema não era muito agradável. Precisaria reformular muito, que é o que eu acho que vai acontecer quando o Suface duo for lançado, que embora será um Windows, Ele vão precisar cria uma interface praticamente nova que atenda especificamente ao aparelho. Quem sabe não chame a tenção e possa ser incorporado em outros aparelho do mercado. Eu estou querendo muito ver isso.

1 curtida

Acho que o cenário Windows PC não favorece a Microsoft aqui no Brasil. O Surface é para ser um produto prime, mas os concorrentes dele são inúmeros, é diferente do que acontece com a Apple que detém hardware e software. A Apple garante a qualidade e determina o preço do mercado dos seus produtos, sem concorrente. Se você quer um Mac, tem que pagar o preço do Mac. Se você quer um Surface, tem que pagar o preço do Surface, maaaaas… você pode comprar um surface-like de outra marca pagando menos, aqui no Brasil, muita gente, e me incluo nisso, preferiria pagar 3-4k num “parecido com surface” ou escolher um notebook mesmo, ao invés de gastar 10k. Com certeza a equipe da MS estudou nosso mercado e deve ter pensado nessa possibilidade.

1 curtida

A resposta é simples, custo! Os produtos Surface tem preços semelhantes aos produtos da Apple, a grande massa dos consumidores brasileiro não tem condições de absorver esse produtos. O Surface teria uma venda expressiva somente no mercado corporativo. A linha Surface sempre teve produtos sensacionais, uma pena nossa economia não favorecer termos produtos desse porte.

Isso é complicado, porque até a própria Microsoft deixava o WP de lado e uma série de decisões ruins. Acredito que a falta de apps da Google foi um fator forte, mas longe de ser o principal.

1 curtida

Eu tentei desenvolver aplicativos para WP, era muito engessado e você era obrigado a usar o motor do Internet Explorer para acesso a alguns recursos. Lembro de não ter demorado muito para desistir de desenvolver. As ferramentas de desenvolvimento eram muito fechadas, mais que no IOS.

1 curtida

Eu discordo um pouco desse pensamento, até porque tem gente que, mesmo caro, compram mac aqui Brasil. E não acho que seria somente na linha corporativa, mas posso estar totalmente errado na linha de pensamento. Ainda acredito que, da mesma forma que Apple que quando vende um, já tem um lucro absurdo e não precisa se preocupar com quantidade, isso poderia ser aplicado ao Surface.

O que implica mais nessa comparação é que, a Apple tem uma uma excelente relação hardware x software, o que basicamente nenhuma outra marca do mercado tem.

Lucas, vendas se trata de número. Pensa a cada dez pessoas que você conhece atualmente, tem condições de comprar um produto seja Apple ou Microsoft acima de R$ 10 mil? A situação econômica no Brasil não ajuda. Muita gente compra Apple no Brasil por causa de moda e status. A maioria que usa a bastante tempo, compra no exterior, devido o Apple Care você tem o serviço de garantia e suporte no Brasil, mesmo comprando lá fora.

A linha surface teria exatamente o mesmo preço de um Macbook no Brasil, o que a torna inviável. Observe que no nosso país os produtos que mais vendem em informática ou são procedentes do Paraguai ou são montados no Brasil a partir de peças chinesas!

Aqui no Japão são mais caros que os produtos da Apple. Não venderia se fosse praticado da mesma forma.

Vendas se tratam de numero, nisso eu concordo com vc, mas quando se trata de um nicho específico, a quantidade perde seu valor, e o que passa a importar é a qualidade.
Quando vc está falando de uma linha de entrada e intermediária, até mesmo o premium, dependendo do segmento, quantidade é o que dita. Quando estamos falando de um MacBook ou um Surface, a gente entra em uma outra linha de segmento,
O que eu estou querendo dizer é o seguinte, você pega um MacBook Air do mais barato que é vendido a US$ 999,00. Fazendo a conta burra da operação, esse mesmo aparelho deveria custar uns, o que? R$ 5.494,%0 reais mais ou menos? Na loja offical da Apple aqui no Brasil, esse mesmo modelo é vendido por R$ 10.299,00. Quando vc acha que tem de lucro dentro desse valor que é cobrado no mercado nacional?
Você acha que a Apple não sabe que as pessoas preferente comprar seus equipamentos nos EUA do que aqui, nacionalmente? É simples pensar nisso, já que ela tem garantia mundial para os seus produtos.
Sabendo que boa parte da sua mercadoria, que é comprado pelos brasileiro, vem de fora, você acha mesmo que ela está preocupada com números aqui no Brasil?
Um equipamento que ela vende, já cobre um lucro absurdo dela, e exatamente por essa razão que o pessoal fala da “cotação Apple”.

Quando vc fala de situação econômica do pais e ao mesmo tempo fala que as pessoas compra por status, pode até parecer contraditório, mas é a mais pura realidade, e é com essas pessoas que eles ganham dinheiro aqui. Pessoas que não tem condições de ir para o exterior e nem de pedir pra alguém trazer de fora e acaba se sujeitando a comprar internamente.

Fato é que, o que eu penso com relação ao Surface é que, se houve a menor possibilidade de nicho de mercado, da mesma forma que existe o da Apple, comprar os equipamentos da Microsoft, eles já teriam vindo para cá, seguindo a mesma linha, compensando a quantidade pelo valor

Um bom produto. Mas olhando agora veja só, na amazon um modelo com Intel Core i5 - 8GB Memory - 128GB SSD tá custando mil dólares, se converter direto sai mais de 5mil, se importarmos e colocarmos os 60% de impostos sai 8 mil, um produto com hardware similar ao meu notebook que paguei 3 mil.

Interessante essa informação.

Você não está pagando apenas pela config, você está pagando pela forma também.
Não sei qual produto da linha Surface você viu, mas esse produto provavelmente é muito mais leve do que o seu notebook, por exemplo. O produto provavelmente tem tela touch. É capaz que o produto transforme num tablet ao destacar o teclado.

Agora se a comparação que interessa for só especificação, beleza, não faz sentido pegar um Surface, ainda mais no Brasil.

Mas iai, vale a pena pagar 5mil a mais por uma tela destacável e touch? Eu não acho.

Depende de cada um, do que cada um prioriza.

Eu sempre busquei máquinas fisicamente leves, então o surface entraria no meu radar mas eu, dada as minhas prioridades, descartaria porque tela destacável não me interessa e não estou disposto a pagar mais por essa feature.
Outras pessoas podem gostar da ideia e estarem dispostas a pagar mais por essa feature. Assim como podem existir pessoas dispostas a pagar mais pelo design em si, já que a linha Surface tem um design singular.
Pra saber isso que existe pesquisa de mercado.

Eu acho a ideia da tela destacável do teclado muito boa, pelo menos se vc quiser consumir mídia, vc não precisará, obrigatoriamente, levar o tecldo junto para a cama, o sofá ou qualquer lugar que vc possa vir a fazer isso. Praticamente um tablet com o poder de um notebook, e a hora que vc for trabalhar, vc conecta em um teclado e simplesmente trabalha, vai para a faculdade.
A questão é diversificação, quanto mais tiver, mais barato pode ficar, porque a tecnologia vai barateando para dar acesso para mais pessoas.
Não acho que a linha Surface vai baratear, mas outras marcas poderiam adotar ese mesmo princípio, fazendo com que essa tecnologia chegasse a pessoas que não podem pagar o que “vale” ou o que é cobrado por um modelo como esse.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.