Por que a desvalorização do iPhone é tão baixa e demorada?

Ao contrário dos smartphones Android, o iPhone tem uma desvalorização baixa e demorada.

Status e atualização continua do iOS.

7 curtidas

Porque tem demanda. Atualizações de longo prazo e uma política da empresa de manter o aparelho no preço alinhado com sua base.

Para alguma varejista fazer promoção, precisa entrar em contato com a Apple e ver se ela terá estoque para suprir a demanda. Na maioria das vezes a Apple nem consegue fabricar na mesma velocidade em que vende.

4 curtidas

Muito simples. Oferta e demanda. Se tem mais gente querendo comprar do que gente querendo vender, o preço tende a ser mais alto. Se acontece o contrário o preço abaixa.

A demanda surge, além da questão de status, também pelo fato de o produto ser muito bom.
Vc pode até achar que é caro, dizer que não gosta do ecossistema da Apple, mas independente disso, o iPhone é um ótimo aparelho e isso ajuda a segurar preço.

3 curtidas

Eu já faço uma analise ao contrario, porque as fabricantes lançam os aparelhos Android com preço tão inflado pra 3 meses depois já ter baixado eles? acabo nunca comprando um lançamento pois sei que a desvalorização nos primeiros 6 meses é enorme.

A estratégia da Apple de preços estáveis me parece fazer mais sentido, assim tu tem vontade de comprar logo que lançam o modelo.

7 curtidas

pq a Apple não faz promoção de iPhone, até tirar de circulação, iPhones são extremamente caros, o que faz com que o mercado de usados possa deixar o valor do usado alto, por mais que não faça tanto sentido, como iPhone X ao preço de S20+, por mais que o iPhone X traga tecnologias bem mais singelas, hoje.

  • Status;
  • Atualizações garantidas;
  • Uniformidade de uso (nada de cada fabricante “inventar” uma interface diferente e confundir o usuário a cada troca);
  • Pós-venda inigualável;
3 curtidas

Não só iPhones, macs também seguram muito bem o valor, só dar uma olhada na olx.
É impressionante como PCs com windows perdem valor e macs não, até da pra justificar a fortuna que se paga em um Mac, pois você venderá por um preço alto depois.

Já com notebooks windows tive a experiência de desvalorizar 80% em 3 anos.

Outro ponto a se considerar é a facilidade de achar acessórios e peças para reposição de iPhones e macs muito antigos.

Eu credito ao suporte de pós-vendas e à falta de concorrência interna. Apesar de ser um smartphone, é um produto exclusivo - com hardware, software e componentes que só existem nele, não existe concorrência de outras fabricantes entregando um produto similar. Dentro da categoria de smartphones, só existe um iPhone. Com isso a Apple não precisa reajustar seus preços ou praticar promoções.

Deixa eu explicar antes de ser alvo de críticas: Se você olhar o universo Android, os topos de gama sempre trarão o mesmo processador SnapDragon de última geração, o mesmo módulo de câmera, mesma memória RAM, mesmo tipo de display e mesmo software com suas pequenas adequações. Independente de ser Samsung, LG, Motorola será sempre o mesmo produto em um embrulho diferente e antes de concorrer contra um iPhone, eles competem entre si e daí vem boa parte da desvalorização.

Aí veja só: Um iPhone concorre com outros smartphones sim, mas o concorrente dele é ele mesmo, outro iPhone dentro da gama atual (12, 12 mini, Pro, Pro Max por exemplo) ou um modelo passado (11, XR, XS, etc…) com preços controlados pela única fabricante.

3 curtidas

a questão da competição entre si é um adendo ao que falei, creio eu. Como quem decide comprar um iPhone comprará Apple, isso faz com que a Apple possa controlar melhor os preços, o que reflete no mercado de usados. Eu não acredito que outros fatores que deem durabilidade ao aparelho do ponto de vista de suporte pesem tanto, visto que quem agita o mercado de usados é quem troca com maior constância.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.