Por que a Claro preferiu lançar uma TV Box a um app p/ ofertar TV paga?

Alguém entendeu isso?

Fala da TV por assinatura que é via steaming?

Só tem uma explicação: se for só um app no Google Play, então eles não tem como cobrar o equipamento. Para resolver esse problema eles inventaram um equipamento para poder cobrar de volta. hahaha

2 curtidas

Creio que seja questão de suporte, se fosse um app, eles teriam de criar versões para deus e o mundo, para inúmeros celulares android, para iOS, para vários modelos de TV e claro dar suporte para isso tudo.
Ao ter um equipamento dedicado para isso eles reduzem o suporte a uma única versão do app.

6 curtidas

Faz sentido! Cobrar os 250 reais de taxa de adesão foi uma forma de lucrar ou de pagar pelo gasto que ela teve com as caixas?

Mas essa taxa só é cobrada se vc não tiver nenhum produto da Claro.

Que é o caso da grande maioria dos brasileiros.

A Claro é líder em market share em Internet fixa e tv a cabo, com mais de 45%.
Também tem market share de uns 26% no móvel.

É bastante gente…

Só quem trabalha na Claro pode responder essa pergunta com exatidão. Mas eu suspeito que a Claro queira ter o maior controle possível sobre a distribuição do serviço, ao menos inicialmente. Isso pode ter relação com garantia de qualidade ou decisões comerciais mesmo. Acho que tende mais pra essa última porque até então somente algumas cidades selecionadas receberam o serviço.

2 curtidas

Hoje eu assino a internet e ganho acesso a alguns canais ao vivo pelo aplicativo do Now, no celular. Jogo direto na TV pelo chromecast.

2 curtidas

Acho que tu não precisa criar especificamente para cada aparelho, se não me engano dá para usar só a API 26 e ela deveria ser compativel entre o 8 e o 11. (A menos que algo tenha quebrado a compatibilidade)
Mas sim, faz sentido ter apenas um aparelho para eliminar a fragmentação.

2 curtidas

Me falaram que o prezão dá acesso ao NOW, porém não é, oficialmente, confirmado pela Claro. Não sei se é um bug.

Acesso dá, porém no modo locadora, para ter conteúdo pra ver ou alugar ou assina um pacote de tv

Um dos motivos para que operadoras lancem suas próprias plataformas de streaming é que esse formato é muito menos onerado que a TV por assinatura tradicional. Após a definição da Anatel de que serviços online não precisam seguir as regras da TV paga (SeAC), houve segurança jurídica para lançamento do Claro Box TV.

Enquanto o serviço pelo de TV por assinatura tradicional precisa pagar ICMS, Fust, Funttel e Condecine, plataformas de streaming pagam apenas ISS. Já existe um projeto na Câmara dos Deputados querendo barrar a definição da Anatel, alegando que a migração total do SeAC para a internet pode gerar perda de R$ 3,77 bilhões em impostos.

Fonte: Tecnoblog

mas isso não explica o porque eles quiseram lançar através de um equipamento dedicado no lugar de criar um app como netflix faz.

3 curtidas

Acho que isso se deve para manter a TV Paga do jeito que está atualmente, só que por IPTV. Também tem o lance de controle, para evitar que apps ou dispositivos de terceiros acessem indevidamente o sinal de IPTV da Claro.

1 curtida

Porque uma box continua (IMHO) sendo mais simples de usar para um usuário leigo do que mais um app.

“Instalei o app de vocês, como eu faço pra ver na TV?”

3 curtidas

eu acho que a ideia de criar a TV box é de garantir que o serviço vai funcionar, se eles apenas fizessem um app por assinatura, muita gente iria instalar esse app em celulares, tablets ou TV box de baixo custo, o app não iria funcionar bem e iriam dizer que o app é ruim sendo que o aparelho que está rodando o app que é ruim

1 curtida

Eu penso que lançar um aplicativo seria a senha pra queimar o serviço. A real é que ver TV é apertar um botão e começar a mudar de canal. É só. Aplicativo tem muita enchecao de saco pra funcionar, compatibilidade com equipamento e fragmentação. Essa box resolve tudo em um único equipamento.

1 curtida

Também acredito que seja isso. Eles não parecem querer mudar a forma da TV por assinatura funcionar e sim só se isentar dos impostos.

1 curtida

Se o plano tiver Clarovideo (vários dos pré tem), dá pra usar o app do NOW em vez do app Clarovideo pra acessar, mas você só acessa a parte do catálogo que é o Clarovideo, o resto é pago ou dependente de assinatura NET.

2 curtidas