Por onde iniciar? HTML ou HTML5?

Pessoal, queria iniciar desenvolvimento para web. Começando lá pelo bem básico mesmo.

No caso, devo buscar por cursos de HTML e/ou HTML5? Ou é tudo a mesma coisa?

Pergunta de alguém meio leigo no assunto. :slight_smile:

Grato antecipadamente.

HTML é a linguagem. 5 é a versão atual. Então aprender HTML 5 você está aprendendo HTML. O básico vai ser o mesmo em qualquer versão de HTML, o 5 trouxe novos recursos e deprecou alguns atributos e tags.

4 curtidas

Entendi. Muito obrigado, amigo! Abraços!

Já Já aparece uns maluco do bueiro pra afirmar que HTML não é linguagem hahaha.

É linguagem, só que de marcação (markup) e não programação :stuck_out_tongue: .
Inclusive o nome é “HyperText Markup Language”.

3 curtidas

Não vejo necessidade de se estudar HTML, vejo mais sentido voce estudar CSS por exemplo e por tabela absorver o conhecimento de HTML. Isso se for trabalhar com frontend, se for trabalhar com back, esquece HTML, CSS e foca em uma/ou varias linguagens de programação.

Entendi. Valeu pelas dicas pessoal!

Talvez esse site ajude a dar uma luz e indicar um possível caminho na sua empreitada:

Duas coisas são importanes.
O primeiro é você ter uma ideia do que quer conseguir, qual o seu objetivo.
O segundo é não se assustar com o roadmap desse site.
Você não precisa aprender tudo, o roadmap serve mais como um guia sobre qual a sequência de passos que você pode seguir, não qual sequência de passos você deve seguir.
A terceira.
Bom, três coisas são importantes. :smiley:
A terceira é saber inglês.

2 curtidas

Opa, muito obrigado, centauro. Inglês não é problema pra mim, ainda bem. :slight_smile:

Valeu pela dica sobre roadmap. Vou dar uma olhada com muito carinho.

Por favor não ouça isso. Estudar HTML é essencial se você vai começar a trabalhar com interfaces. O HTML pode ser considerado o esqueleto enquanto o css é a pele e músculos.

Um não funciona direito se o outro estiver mal feito. É super importante montar um DOM (não ligue pros termos agora que isso sim você vai entendendo) bem estruturado para depois montar seu css em cima dele. Se não fizer essa ordem vai ficar tudo muito mais difícil pra sua vida.

Por outro lado, talvez faça sentido você logo introduzir o css também já que ele vai ajudar a te dar resultados mais satisfatórios que podem ajudar na sua felicidade do processo de aprendizado.

Mas nunca deixe um de lado em prol outro

3 curtidas

Pode deixar. :slight_smile:
Já até adquiri um curso com o trio HTML5, CSS3 e Javascript. :wink:

Veja bem, pela pergunta eu subentendi que ele conhece bem pouco ou nada de HTML, ele aprendendo o basico é o suficiente para iniciar com CSS e ai consequentemente se aprofundar no HTML, sinceramente, não vejo sentido alguem se aprofundar apenas em HTML, tanto que isso nem é criterio, nunca vi uma vaga de emprego requisitando apenas HTML.

Eu concordo que o HTML é o esqueleto, mas os ossos não vão crescer se ficar malhando, e sim os musculos. Com CSS ele obrigatoriamente vai aprender HTML.

Mas respeito sua opinião, não concordo, mas respeito.

Gosto desse curso do Guanabara.

E fique ciente que nenhum curso vai te ajudar a resolver os seus problemas e sim te darem direções a seguir.

É ai que está o problema. Se ele não tem conhecimento ainda de HTML e pular direto pro CSS, ele vai aprender apenas o suficiente para fazer os projetos iniciais. Vão faltar conhecimentos base muito importantes para estruturar o pensamento e dar mais oportunidades de se tornar um bom profissional no futuro.

E eu nem sou front end, mas o tanto que já sofri na vida por não ter um DOM bem estruturado quando precisei mexer em algo não tá escrito. Entender suas possibilidades no HTML e como estruturar bem um documento vai permitir muito melhor que os conhecimentos dele não fiquem estagnados somente no mais simples mas futuramente evoluam para linguagens de template mais complexas como EJS, Mustache ou outros.

Reforço, aprender o básico é muuuuito importante pra um conhecimento melhor estruturado e uma evolução mais suave na linha de aprendizado. Além disso vai permitir que tudo seja escrito com mais confiança e melhor estrutura o que é essencial para um trabalho em equipe.

Mas de fato podem ser pensamentos diferentes e ambos válidos. Então estou na mesma hahah respeito sua opinião apesar de não concordar!

1 curtida

Com certeza, pessoal. Pensamentos diferentes, mas todos muito interessantes e certamente muitíssimo bem vindos.
Eu já estou me preparando para iniciar no HTML, depois no CSS e a seguir no Javascript. E vamos ver o que acontece.
Respondendo a pergunta do amigo acima, verdadeiramente, possuo pouquíssimo, quase nada, conhecimento em HTML.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.