Pois é, ainda estamos discutindo sobre trabalho remoto

1 curtida

Acho um baita retrocesso por parte dos “patrões”, não se abrirem para o debate do trabalho remoto. Existem inúmeras atividades que podem ser muito bem exercidas de modo remoto. Todo mundo sai ganhando no médio/longo prazo, porém, eles não estão prontos para isso, infelizmente.

10 curtidas

E tem o que discutir? Trabalhar em casa é qualidade de vida. Não é todo mundo que é disciplinado e produtivo o suficiente para trabalhar remotamente, acredito que o empregador teria que filtrar bem quem teria esse benefício.

8 curtidas

Hoje em dia quando alguém me oferece uma vaga no LinkedIn, minha primeira pergunta é se é remoto ou presencial.
Eu até aceito voltar a trabalhar 100% presencial, mas precisa ser um salário bem mais alto e não pode ser muito longe da minha casa.

9 curtidas

Aí que mora o problema. A maioria não sabe fazer esse filtro e/ou pq eles não tem disciplina suficiente pra trabalhar dessa forma, acham que toda a equipe não vai ter também.

3 curtidas

Hoje tenho um salário bom, e todos na minha equipe, incluindo o gestor, são favoráveis ao home office. Ainda assim, o fantasma do retorno ao escritório continua sendo uma realidade para nós. Eu sou um que estou disposto a trocar o meu salário atual por qualquer outra vaga que me ofereça um terço do que eu ganho para trabalhar sem aquele desgaste desnecessário de deslocamento e contabilização de horas dentro de um escritório.

8 curtidas

Tenho pensado em muito acerca disso também, viu? Só o deslocamento pro escritório já enche o saco todo santo dia.

7 curtidas

Eu trabalho em uma vara criminal do Tribunal de Justiça do DF. A digitalização dos processos nessa área (e nem estou falando do trabalho remoto em si) só aconteceu por causa da pandemia, que obrigou as delegacias do DF a pararem de encaminhar investigações em papel pra gente. E só pararam porque o Tribunal baixou uma portaria proibido a distribuição de inquéritos de forma física. Pra se ter uma ideia, os delegados de muitas delegacias sequer tinham certificado digital. Daí a justiça e o Ministério Público ficavam operando de forma digital e a delegacia mandava papel que precisava ser digitalizado e incluído no sistema (PJE). Essa enrolação nos impedia de ir para o teletrabalho, enquanto o restante das varas “não criminais” já contavam com a possibilidade. Chegava ao absurdo de as delegacias gravarem depoimentos em DVDs e mandarem pra gente, ao invés de simplesmente subirem os arquivos na plataforma (porque não queriam eles mesmos comprimirem os arquivos). A pandemia veio, o tribunal economizou horrores com despesa de custeio (papel, energia, água, limpeza etc), o que levou a massificaram o teletrabalho. Presencial nós temos apenas uma ou duas pessoas por dia (isso varia de vara para vara). O restante trabalha de casa com rendimento muito melhor. Hoje eu faço em 4 ou 5 horas o que presencialmente eu levava 7 horas. Agora, em termos de produtividade, o esgotamento mental é o mesmo, só que em casa ele acontece antes, justamente por eu não parar tanto como no presencial. Não tem aquele assunto aleatório com o colega de baia, a pausa pro papo do café, as várias idas ao banheiro pra esticar as pernas e tal. Em casa eu não consigo ir além de 6 horas seguidas porque eu começo a errar muito. Acaba que o trabalho fica intercalado ou com as metas de produtividade do dia mesmo.

8 curtidas

Sobre deslocamento. Eu sou de Niterói, na região metropolitana no Rio de Janeiro. Morei lá a maior parte da vida. Durante uma época, entre 2017 e 2018, eu morava no centro da cidade, e trabalhava na capital Rio de Janeiro, num bairro da zona sul. Pra fazer esse trajeto, eu utilizava nada menos que TRÊS MODAIS. Ia de barca para a cidade do Rio, depois pegava metrô até o bairro do Leblon e de lá pegava um ônibus que me deixava perto do trabalho. Quando me lembro disso hoje em dia, eu francamente não sei dizer como conseguia.

5 curtidas

Sou supervisor e poderia fazer muito bem o meu trabalho remotamente, mas a empresa quer que eu vá trabalhar presencialmente.
Queria muito exercer minha função de casa.

3 curtidas

Eu nos meus tempos de São Paulo, fazia uma via crucis pra chegar ao trabalho também, e vou te falar que, não sinto a menor saudade disso, apesar de morar em outra cidade hoje e ter de trabalhar presencialmente, gasto 15 minutos de bicicleta hoje no deslocamento. Mas, ainda sonho com o trabalho remoto em um futuro próximo.

4 curtidas

Eu acho engraçado chamar trabalho no escritório de voltar no passado, sendo que se a gente pegar a galera de muitos séculos atrás você vai ver muito mais trabalho na própria casa (artesãos, ferreiros, marceneiros, etc.) do que fora

Se o cara trabalha remoto não vai poder aproveitar de viagens de trabalho (pra empresas que oferecem isso) porque aí a emrpesa vai perguntar se pode trabalhar remoto porque precisa viajar :smiling_face_with_tear:. O que mais conheço e gente que gosta dessas viagens porque serve de férias DA família :joy:

2 curtidas

Não é uma matéria, é uma opinião de um recorte, a do autor. Não há dados estatísticos, estudos ou matérias de outras fontes para sustentar os argumentos. Poder-se-ia alterar a manchete para: “Eu não quero retornar ao presencial e vou criar argumentos próprios para isso”.
Não concordo com sua opinião, mas posso mudá-la se me apresentar algum argumento que não seja vazio ou genérico como:
“Muita gente não gostou.” - quem?
“medo de arriscar…” - o quê?
“é como se houvesse um movimento organizado para rejeitar a mudança”. - baseado em que evidência?
“Se houvesse uma associação entre trabalho remoto e não trabalhar, dificilmente tantas empresas teriam atravessado 2020 e 2021.” - Havia alternativa?
“Um diretor da empresa já se demitiu por não concordar as decisões dos executivos.” - Um. Um? Sério, Um???
Da sua ÚNICA citação no artigo: “Musk está tentando resumir o debate sobre o retorno ao escritório a um binário simplista de bom/mau, em vez daquilo que ele realmente é: um problema de gerenciamento complexo.” - Ele é o dono da empresa, então, a opinião dele é a que importa. Se ele está certo ou não, se está sendo simplista ou não, problema é dele e da empresa dele. O que outras pessoas acham, seus funcionários, inclusive, não é problema pra ele resolver, e se quer resolver de maneira simplista é direito dele.
A sociedade pode debater qualquer tema o quanto quiser, dar opinião sobre qualquer coisa, inclusive empresas alheias, agora tratar isso de maneira simplista, como seu título quer fazer crer é reducionismo absolutista que você mesmo critica na citação anterior. " Pois é, ainda estamos discutindo sobre trabalho remoto" - não dá a ideia de ser uma coisa óbvia, simples e que pessoas idiotas (como Musk e gestores de empresas) não querem “reconhecer” .
Estou muito preocupado com essa geração cheia de “verdades” baseadas apenas em experiências pessoais.

7 curtidas

Não estou atacando o jornalista, que fique bem claro. Uma parte da opinião do jornalista me chamou a atenção logo no começo da matéria “E, por mais que estejamos cansados das polêmicas do (talvez) novo dono do Twitter, o que Musk fala sempre reverbera.”. Fiquei com a sensação que ele esteja cansado de escrever sobre o Elon Musk e esta sendo obrigado a escrever reportagens sobre o mesmo. E sim, me parece ser uma opinião pessoal, e não uma matéria. Mas é minha opinião.

7 curtidas

Se você olhar as postagens feitas pelo Josué (o autor dessa postagem), não tem uma sobre o Musk. O Josué parece ser o responsável principal pelo podcast mesmo.

Claro, eu não sei como é a divisão do trabalho no TB, então talvez ele tenha a função de ajudar na pesquisa para as postagens do outros membros ou algo assim.

4 curtidas

Assim como tem gente que não era produtivo no escritório. É necessário muita hipocrisia de quem não concordar que na época de escritório tinha gente fingindo trabalhar, tinha gente indo dormir no banheiro, passando o dia no café, chegando atrasado e indo embora cedo.

Quem quer produzir, produz independente do local e não é o modelo que muda isso, o que o modelo pode mudar é a interação com o time, mas uma vez a cada um determinado periodo de tempo ter um HH é o suficiente para manter o time entrosado.

3 curtidas

Eu tenho uma equipe comigo, mais de 20 pessoas, todos no modelo de squad (São mais de um) e nosso time tem entregado dentro dos prazos previstos como faria normalmente (E já vai para 3 anos com a produtividade sempre excelente).

Gestores e empresas precisam entender o seguinte, trabalho é medido pela entrega. Onde e quando está sendo feito, não importa, desde que feito dentro do prazo acordado e com a qualidade esperada.

Acho que todos aqui já vivemos cenários de lojas ou repartições públicas que evidenciavam que o fato do trabalhador estar presencial, não o tornava produtivo.

O trabalho remoto também não garante produtividade, garante melhora de vida do profissional.

A produtiva é garantida por uma equipe bem gerida, com estratégia e focada nas entregas. Tudo isso pode ser feito de qualquer lugar.

Forçar o trabalho presencial é, SIM, um problema de gestão. A dificuldade de um gestor de gerir sua equipe e ter uma estratégia, então ele tenta apaziguar isso, acreditando que vendo todo mundo vai lhe dar garantia de trabalho.

5 curtidas

Pode ser isso como você descreveu. Como ele ajuda no podcast vê a mesmas coisas sempre e ficou esgotado.

1 curtida

Digo o mesmo, tiro valor do meu salario pra ficar em casa.

4 curtidas

Não sei se atacando o jornalista, mas defendo Musk como sempre, certeza kkkkkkk