Poderia o Pix vir a ser a nossa moeda virtual?

Para pagar pedágio sem usar dinheiro vivo, tem a C6 Tag do C6 Bank que não cobra mensalidade.

2 curtidas

O PIX é uma forma de transferência de Reais, que é a nossa moeda, que existe em cédulas e virtual (na sua conta bancária – o dinheiro não tem mais lastro faz anos).

Então, não acredito que ele seja evoluído a tal nível de virar uma moeda virtual estatal, do tipo “Me paga 100 PIX”. Porém, é natural que o dinheiro em espécie naturalmente diminua de circulação, e tudo seja feito por outros métodos digitais.

Talvez o que possa ocorrer é uma evolução do nosso sistema bancário, adotando o open banking e blockchains (das criptomoedas), tecnologias estas que abrem novas possibilidades para uma economia 100% digital.

3 curtidas

Algo que gostaria é uma implementação com blockchain, aí eu quero ver qual seria o jeitinho que iriam dar.

Mas ja começamos a implementar isso, o pix vai ser o principal meio de pagamento, não precisamos separar a moeda física da digital.

O que eu disse é que não vamos nos livrar do dinheiro físico em curto ou médio prazo.

2 curtidas

O que me refiro é que não há uma posição clara do Brasil em ter uma moeda virtual e eliminar a moeda física. Mesmo que isso seja concretizado daqui 10 anos, não existe um cronograma estabelecido.

2 curtidas

O cronograma seria no mínimo 30 anos, somos um país de proporções continentais e de florestas.
Hoje não existe nenhuma tecnologia difundida para uso de pagamentos digitais sem internet, e não imagino que tenhamos cobertura de internet na floresta em pouco tempo, então sem as tecnologias necessárias em vista não tem como fazer um planejamento realista.

A não ser que tu conheça alguma solução de pagamento digital que possa ser feita no meio do mato que eu não conheço.

1 curtida

Usando NFC?

Mas sejamos realistas, o futuro será ser conectado. Não dá pra se basear em pontos fora da curva, para balizar uma tecnologia ir a diante ou não. Problemas sempre vão existir, em qualquer circunstância.

1 curtida

Nunca vi nfc ser implementado pra pagamento de dinheiro offline, tenho minhas dúvidas sobre a segurança.

Mas se a proposta é acabar com o dinheiro físico isso só é possível se implemtnar uma tecnologia que atenda a todas as situações, ou tu vai sempre ter 2 moedas circulando, e o constante problema de câmbio entre elas.

Achar que planejar algo meia boca vai resolver é um pensamento muito simplista, pra não dizer burro.

2 curtidas

Eu já paguei com o celular uma vez em um lugar onde meu celular não tinha sinal, mas a maquininha obviamente precisava ter.
Para o Pix o celular teria que ter sinal também.

4 curtidas

Ia comentar isso, outro tipo de pagamento NFC offline são os cartões de ônibus

1 curtida

Pix não é moeda; é tecnologia. Vc está fazendo transações em real de qualquer maneira.

Quanto ao uso do dinheiro de papel, sinto que em lugares remotos do país isso ainda exista. Mas em qualquer cidade um pouco mais estruturada, é possível viver sem dinheiro de papel.
Eu mesmo não uso há muito tempo. Há anos não entro numa agência bancária pra tirar dinheiro. Tenho um trocado na carteira q está até mofando, pq não uso pra nada. Aliás, ano passado encontrei 150 reais na carteira, em notas de 2 e 5 reais, q estavam abandonados por lá e eu nem sabia…

1 curtida

Tem comunidades no país que criaram a própria moeda de papel, então tem muito trabalho pela frente.

Agora uma coisa que o pix facilitou foi a questão de pagamento a vista, em alguns lugares que vou o desconto pra pagamento em dinheiro (e agora pix) é maior do que se utilizar débito

Sobre a moeda, não teve uma notícia esses tempos atrás que o Banco Central já está estudando um Real Virtual?

Eu escrevi esse comentário em um post sobre o projeto de lei que quer acabar com o dinheiro físico no Brasil.

É possível acabar com o dinheiro físico, mas provavelmente vai demorar, ainda mais no Brasil que expande a inclusão digital a passos de tartaruga.
Eu particularmente não vejo problema algum com o dinheiro em espécie e ainda uso pra compras de valores menores.

2 curtidas

Isso é até bem comum. Tudo na confiança entre as pessoas desses locais.

2 curtidas

Andar de transporte publico em uma cidade que não seja a tua sem dinheiro em espécie é bem complicado, cada cidade implementa o seu próprio sistema de cartões eletrônicos, a minoria que aceita cartão de débito, e comprar um cartão eletrônico de transporte publico da cidade que tu vai não costuma ser trivial.

Isso é só um exemplo de como ainda é complicado viver sem dinheiro em papel.

3 curtidas

Estamos falando de uma realidade que não é a realidade de boa parte do Brasil.

Com o auxílio emergencial surgiram 40 milhões de pessoas que estavam “fora do sistema”. Imagino que pra boa parte dessas pessoas um smartphone com sinal decente de internet é um luxo que não faz parte da vida delas.

2 curtidas

Gosto da ideia de uma moeda digital oficial (ou seja, uma CBDC - Central Bank Digital Currency). Mas aí seria o “Real Digital”, ou algo do tipo, e não o PIX. PIX é uma plataforma de pagamentos e transferências. O que daria pra fazer é habilitar no PIX outras moedas, como por exemplo esse “Real Digital” que surgiria no futuro. Vários países já tem suas CBDCs e acredito que é um caminho sem volta.

PS: obviamente as CDBCs não invalidam as criptomoedas. Podem conviver normalmente (provavelmente o melhor cenário).

1 curtida

Update,dia 22/04/201.
Senhor Douglas, o pix nada tem haver com moedas digitais é apenas um formato de transferência bancária, e infelizmente o senhor não está acompanhando as notícias do mundo.
Eu explico, a ex chefe do FMI agora é chefe do do banco central Europeu e está trabalhando em um projeto para tornar a moeda fisica no mundo em moeda digital, como o senhor já ficou sabendo que o banco Bradescos fechou varias agências não só no Brasil como no estrangeiro, e a tendência que futuramente não existam mais agência bancarias fisicas porque já existem bancos digital, eu mesmo recebo meu salário no PagBank e é uma mão na roda de tão bom, pare de pagar manutenção da conta, pare de pagar juros mensal do limite ao mês, sério mesmo ter uma conta digital é muito bom e o app funciona. A tendência futura é não usar mais dinheiro fisico, é mais higiênico e evita contágio de doenças no mundo. Acompanhe mais este assunto no YouTube. Tudo de bom.

1 curtida

opa… blz, Douglas… acredito que será a moeda virtual mundial… países como a China, por exemplo, há tempos usam moeda virtual, NFC… no Brasil as coisas são “um pouco atrasadas”… mas daqui a algum tempo até comprar uma balinha no ônibus será de modo virtual… o BACEN saberá até quando comprarmos uma camisa em uma loja ou uma bala no ônibus… o PIX poderia ser chamado, aqui, de BACEN … rsss Abraços

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.