Poderia o Pix vir a ser a nossa moeda virtual?

O Pix certamente foi uma das melhores coisas que já criaram no Brasil. Já existem planos de expansão, mas não é sobre eles que quero discutir, mas sim na possibilidade de um dia o Pix se tornar a nossa moeda virtual.

O que vocês pensam sobre, achariam viável ?

4 curtidas

Não consigo ver benefícios em uma moeda digital controlada pelo governo quando comparadas as moedas digitais autônomas que já estão em circulação.

Dito isso, penso que seja inevitável estarmos caminhando para uma era aonde o dinheiro de papel e moeda estejam extintos.

Eu mesmo já não uso mais dinheiro em espécie, e nem estou falando de uma moeda fundada em cima de uma blockchain.

2 curtidas

Que o Pix deve revolucionar, sim, mas tornar a moeda virtual, acho difícil. Ele ainda é tem burocracias, tem custo pra empresas, ainda é completamente centralizado ao Banco Central e controlado pelo governo etc.

Assim espero, tem uns 15 anos que eu quero que esse tipo de coisa aconteça… porém o pessoal vai continuar perdendo telefone, cartão e etc… ou seja, vai ser bem mais complicado que as cédulas e moedas sejam extintas. :\

3 curtidas

Por isso mesmo tem futuro. Governo algum quer abrir mão do controle sobre o dinheiro em circulação. Papel físico é algo completamente ultrapassado.

Já está na hora de começar a surgir alternativas virtuais, mas nenhum país vai deixar uma moeda virtual descentralizada ser a moeda do seu país. Até porque moedas como Bitcoin só tem valor em função da excesses e do viés especulativo.

2 curtidas

PIX não é moeda. PIX é meio de transferir dinheiro.

10 curtidas

Acho que o Brasil está longe disso ainda, muitas regiões sem internet, o que dificulta a implantação de uma moeda digital que substitua 100% o dinheiro em espécie.

Agora, nos centros urbanos eu espero sinceramente que nos próximos anos possamos não usar mais dinheiro em espécie, mas isso esbarra em alguns serviços/empresas questionáveis que só aceitam dinheiro pq não querem declaram quanto ganham.

Exemplo, hoje para ir numa cidade vizinha preciso passar de barca que somente aceitam dinheiro. Sem falar que os pedágios também não facilitam muito cobrando mensalidades dos

@vctgomes alguma das moedas virtuais de hoje consegue completar a transação em até 10 segundos?

4 curtidas

Eu sei. Só que é mais fácil você criar o meio de transferir dinheiro e depois usar esse mesmo método já estabelecido para circular o Pix como moeda virtual.

3 curtidas

Isso é uma possibilidade de acontecer. Hoje o PIX trabalha apenas com Real, mas ele pode sim ser adaptado para funcionar com “real digital” ou outra moeda que o Banco Central quiser usar.

Se esperar isso não ser um problema, sempre vai ser um problema, e nunca vamos ter começado a implementação.

3 curtidas

Acho que vai demorar para acabar o dinheiro físico no Brasil porque políticos corruptos amam dinheiro vivo.

Para pagar pedágio sem usar dinheiro vivo, tem a C6 Tag do C6 Bank que não cobra mensalidade.

2 curtidas

O PIX é uma forma de transferência de Reais, que é a nossa moeda, que existe em cédulas e virtual (na sua conta bancária – o dinheiro não tem mais lastro faz anos).

Então, não acredito que ele seja evoluído a tal nível de virar uma moeda virtual estatal, do tipo “Me paga 100 PIX”. Porém, é natural que o dinheiro em espécie naturalmente diminua de circulação, e tudo seja feito por outros métodos digitais.

Talvez o que possa ocorrer é uma evolução do nosso sistema bancário, adotando o open banking e blockchains (das criptomoedas), tecnologias estas que abrem novas possibilidades para uma economia 100% digital.

3 curtidas

Algo que gostaria é uma implementação com blockchain, aí eu quero ver qual seria o jeitinho que iriam dar.

Mas ja começamos a implementar isso, o pix vai ser o principal meio de pagamento, não precisamos separar a moeda física da digital.

O que eu disse é que não vamos nos livrar do dinheiro físico em curto ou médio prazo.

2 curtidas

O que me refiro é que não há uma posição clara do Brasil em ter uma moeda virtual e eliminar a moeda física. Mesmo que isso seja concretizado daqui 10 anos, não existe um cronograma estabelecido.

2 curtidas

O cronograma seria no mínimo 30 anos, somos um país de proporções continentais e de florestas.
Hoje não existe nenhuma tecnologia difundida para uso de pagamentos digitais sem internet, e não imagino que tenhamos cobertura de internet na floresta em pouco tempo, então sem as tecnologias necessárias em vista não tem como fazer um planejamento realista.

A não ser que tu conheça alguma solução de pagamento digital que possa ser feita no meio do mato que eu não conheço.

1 curtida

Usando NFC?

Mas sejamos realistas, o futuro será ser conectado. Não dá pra se basear em pontos fora da curva, para balizar uma tecnologia ir a diante ou não. Problemas sempre vão existir, em qualquer circunstância.

1 curtida

Nunca vi nfc ser implementado pra pagamento de dinheiro offline, tenho minhas dúvidas sobre a segurança.

Mas se a proposta é acabar com o dinheiro físico isso só é possível se implemtnar uma tecnologia que atenda a todas as situações, ou tu vai sempre ter 2 moedas circulando, e o constante problema de câmbio entre elas.

Achar que planejar algo meia boca vai resolver é um pensamento muito simplista, pra não dizer burro.

2 curtidas

Eu já paguei com o celular uma vez em um lugar onde meu celular não tinha sinal, mas a maquininha obviamente precisava ter.
Para o Pix o celular teria que ter sinal também.

4 curtidas