Planos de milhas das próprias cias aéreas: algum ainda vale à pena atualmente?

Ja está bastante perceptível o preço absurdo das passagens aéreas de uma forma geral aqui no Brasil. Pensei que com a pandemia arrefecendo,os preços iriam reduzir. Mas não, aumenta cada vez mais… Começo do ano paguei R$ 360,00 FOR-SSA-SSA-FOR. Hoje não está saindo por menos R$1500,00. Surreal! E não adianta ficar pesquisando com meses de antecedência-olhei voos para novembro e o patamar está altíssimo. Tenho muitos pontos multiplus que viraram moeda venezuelana. Desvalorizaram absurdamente. Gosto muito de viajar,viajo em média 2x no ano. Mas nunca assinei programa de milhas das cias. Fui olhar os preços dia desses e não vi vantagem alguma. Estou errado? Alguém que assina alguma plano , utilizou e de fato viu vantagem? Muito triste essa situação. Um país continental e populoso refém de apenas 2 cias áreas.

3 curtidas

Tem três companhias aéreas aqui no Brasil, e e por causa da pandemia, foram as gigantes mais afetadas e não tiveram ajuda do governo, e se não tiver enganado, a latam foi nos eua para ter ajuda financeira, nem sei o que deu.

Pelos custos que é, e ser em dólar, até que não está caro.
Preços baixos como era antes, ainda vai demorar, e se conseguir chegar nesse valor, porque passagem de avião antes da pandemia, tem rota que era metade de uma passagem de ônibus. Não sei a lógica disso.

A única que conheço sobre venda de milhas é a 123milhas, que não cansa de pagar propaganda. Porém nunca tive o trabalho de olhar se vale a pena

1 curtida

Eu nunca consegui juntar pontos pra algum voo relevante.
Pra não perder, acabava gastando em voos q eu já ia fazer, mas nada internacional, ou algo assim.
Viajo, em média, 1x por mês, o que dá 24 voos por ano. Mas sempre trechos próximos entre CGH/GRU pra SDU, CNF e BSB. Voo em todas, Azul, Gol e Latam. Mas a Azul costuma ser mais cara q as demais.
Tirando Brasília e Rio, qd compro com antecedência, consigo ainda preços bons, de menos de 200 reais. Mas é eventual e planejado.
Hoje não consigo mais juntar pontos. Sempre compro as tarifas mais baratas e elas têm restrição na soma de pontos. Então desencanei disso.

Em dólar realmente está barato, mas em real não.
Eu cheguei a pagar 15% do salário mínimo. Hoje, em média, pago 20% (para as rotas q faço).

1 curtida

O impacto do dólar no combustível dos aviões realmente é fator que eleva os preços. Mas não dá pra escorar apenas nisso,assim como tbm não dá pra ficar se escorando apenas no fator pandemia-a demanda está alta,estamos com uma certa normalidade de rotina , digamos assim,e no entanto as cias não ofertam voos,as aeronaves estão contadas. O preço do despacho de malas aumentou de novo-despacho este que veio com a prerrogativa de baixar o preço dos bilhetes. Então,meu amigo ,está ocorrendo acima de tudo,má fé. As empresas surfaram anos no boom econômico e não souberam gerir os recursos,sempre trabalharam no vermelho e com a pandemia a conta estourou de vez. E querem descontar no consumidor,que por sua vez está desamparado. Não vou engolir essa de que é apenas culpa de dólar e pandemia-apenas má fé explica um trecho custar quase 3 mil reais dentro de uma mesma região,que é o que está acontecendo aqui no Nordeste em relação a vários trechos.

Ta na moda falar q todo preço alto é culpa da pandemia, isso em todos os setores.
Não sei se só como desculpa ou se já estão se preparando para manterem os preços altos.

Recentemente vi uma notícia de q BMW e Mercedes iriam manter os preços mais altos da pandemia mesmo q ela eventualmente passe. Se fosse só BMW e Mercedes estaria tudo bem, não sou cliente direto de nenhuma delas, mas eu vejo q não só isso vai se replicar para outras montadoras como vai continuar em diversos setores.

1 curtida

Não é somente combustível, peças de avião também é em dólar, além de que tem taxas de aeroporto, taxa de hangar, funcionários capacitados, imposto e terreno para alugar (já que não tem hangar suficiente para todos os aviões). Tudo se paga e não é barato.
Avião comercial também faz manutenção, mesmo parado tem que fazer, não é porque voltou agora, que não ficaram no prejuízo de um ano inteiro com pouca receita.

Se não é suficiente, é só olhar para o que aconteceu lá fora, governos socorreram as companhias aéreas, e foram na casa de bilhões. Aqui não teve.

Aumento de preço era esperado e em certa medida é compreensível. Mas o que estamos vendo é puro e simples abuso do poder econômico. 95% dos vôos nacionais são operados por apenas 2 cias,e elas tem ciência do seu poder, portanto,vão extrapolar o máximo que podem neste momento.

E vai ser isso mesmo, tem o que fazer não. Acredito que somente ano que vem deve começar a melhorar.

Voo achei de 692 de SSA para FOR pela gol, mas pelo que vi, é os descontos do dia para completar voo. Então, ja sabe, tem que ter sorte

1 curtida

Pra mim programa de milhas de qualquer natureza é um paradoxo, só compensa para quem gasta muito no cartão de crédito ou viaja muito, ou seja, quem já possui um certo poder aquisitivo, e que não ta nem ai em economizar um pouco em passagens áreas, enquanto pessoas normais que como eu, por exemplo, tem que pesquisar muito e com bastante antecedência para talvez conseguir um preço bom.

3 companhias, que hoje estão tecnicamente empatadas com 33% cada.
Concordo que são poucas opções, principalmente pro mercado fora do sudeste.

Mas como o amigo falou mais acima, há vários fatores envolvidos, não só o dólar como a queda repentina de passageiros, especialmente corporativos.

Se os preços são abusivos? Não tenho referência pra dizer, apenas sei que estão mais caros, mas não sei o quanto essa diferença pode se chamar de abusiva. As 3 companhias só sangram em seus balanços…

Pra quem viaja mto a trabalho tbm é útil, mas normalmente tbm cai nessa q falou de já ter um certo poder aquisitivo.

Olha, eu cancelei esse ano o plano do smiles que eu tinha. Custava ~40 reais e dava um numero X de milhas por mes (acho que 1000? nao tenho mais certeza).

Eu cancelei por que o plano literalmente não ia me levar a lugar nenhum. Quando eu precisei usar as milhas, as opções eram muito estranhas, tipo assim: A viagem ida e volta custava 1800 reais. Se quisesse usar milhas, custava 40.000 milhas mais 1400 reais. Ou seja, não fazia sentido algum. Era sempre mais vantjoso pagar pela passagem. Precisei ir do RJ à Brasilia duas vezes na pandemia e, na epoca, não vi nenhum voo vantajoso com milhas e acabei cancelando. As milhas que eu comprei estão lá me esperando.

Na minha percepção, acho que hoje quem usa dinheiro está com mais vantagens do que quem viaja usando milhas.

2 curtidas

Isso não faz sentido algum para o usuário kkkkkkkkkkkk

1 curtida

Palhaçada ,isso. Os caras acham que a gente é palhaço. Eu tbm teria cancelado…você fez certo.

1 curtida

Pois é! :roll_eyes:

Eu até entendo que, num cenário de pandemia, as aéreas precisassem receber dinheiro vivo por que o numero de vôos estava baixo, mas aí com isso acabaram sabotando quem pagava as milhas mensalmente. Era um bom momento pra eles fazerem uma promoção louca justamente pro pessoal ganhar mais milhas e não cancelar a assinatura.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.