Planos de banda larga fixa abaixo de R$ 100 irão desaparecer? Isso é um problema?

Estou percebendo que, com o passar do tempo, as velocidades estão cada vez mais altas, mas o preço está subindo também.

É muito comum encontrar planos beirando os R$ 100 ou ultrapassando esse valor.

Planos abaixo dos 100 reais, está meio que sumindo.

Vocês veem isso com maus olhos?

1 curtida

Esse sempre foi o valor padrão das grandes operadoras, trabalhar abaixo disso nem compensa. Não compensa para o provedor ter alguem ocupando uma vaga por um valor muito baixo.

Ja para provedores menores compensa para montar uma base de clientes. Aqui na minha cidade os planos mais baratos estão na faixa de 80 reais, planos comuns na faixa de 99.

1 curtida

Eu pago 89 por 200mb de velocidade, aqui no RJ, por um provedor pequeno, com fibra até o modem.

Isso já há quase um ano.

3 curtidas

Eu uso um provedor pequeno aqui onde moro e tô pagando 99,90 por 400MB.

2 curtidas

É um problema porque cada vez menos as classes mais baixas vão ter acesso ao serviço.
Por outro lado, as classes mais baixas sempre tiveram uma dificuldade maior de acessar esse tipo de serviço, seja por questão de preço, seja por falta de disponibilidade onde mora, seja por falta de equipamento para usar o serviço.

Isso, somado à praticamente essencialidade de ter acesso à internet hoje em dia, força essas classes a adotarem soluções precárias mas que cabem no orçamento, o que normalmente significa contratar um plano pré-pago ou controle de banda móvel com franquia ínfima e um celular mequetrefe.

Com a inflação dos últimos anos fica realmente difícil manter planos abaixo dos 100 reais, se por um lado o custo do MB vem baixando, o custo fixo da disponibilidade do ponto de internet só sobe, só pensar quanto custa manter um técnico para fazer as instalações e manutenções na rede.

Agora se o pobre se organizar, com os planos de alta velocidade que temos hoje em dia, da facilmente pra colocar um roteador com mesh em cada casa e atender umas 3 casas com um só ponto de internet, quando eu morava em apartamento eu tinha um cabo clandestino ligando ao vizinho para dividir a internet.

3 curtidas

Ah… tu sabe que o que tu comprava com 100 reais à 5-10-15 anos atrás, hoje tu não compra com 300, né?

Vejo com muito receio, porque classes mais baixas terão dificuldade para acessar banda larga fixa. Eu posso ser prejudicado, infelizmente.

1 curtida

Hoje em dia a tendência é iato mesmo alias 100 reais nao valem mais nada kkk.
Atualmente pago 99,90 na claro por 350 megas, porem se tivesse a vivo fibra no meu bairro mudaria mesmo que tivesse metade da velocidade e custasse o dobro.
Digo porque no consultório temos vivo fibra e na questao upload que usamos bastante pra envio de videos e imagens de exame faz a diferença.

3 curtidas

Depende do provedor. Planos com 400 Mbps ou mais de velocidade de download abaixo de R$ 100,00 estão raros. Só ocorrem em provedores menores.
Uma tendência que vejo no mercado de banda larga é a inclusão de serviços de streaming ou outros aplicativos de conteúdo para tentar aumentar o valor do plano.
Além do fato de que planos com 50 Mbps de download ou menos estão fora do portfólio das prestadoras de internet fixa. A exceção são os planos via rádio e os via satélite.
Grande parte dos provedores vende planos com no mínimo 100 Mbps de download a menos de 100 reais.

1 curtida

Dependendo da cidade que você mora já podem estar trocando por fibra.

Ao longo dos anos só percebi aumento da velocidade e não dos preços.

A 15 anos atrás, quando minha mãe assinou banda larga pela primeira vez, pagava R$129,90 por 300Kbps. Hoje é o preço de 600Mbps em um provedor local. Se considerar a inflação do período, a coisa fica mais desbalanceada ainda.

Minha prineira banda larga que era 200kbps simétricos era 79,90, não lembro o ano, mas esses 129,90 eram caros pra época.

1 curtida

Nesse site shady (que a Vivo esqueceu/ficou com preguiça de apagar) da GTV de 2013 tem 15mb por 60 reais.
https://www.gvt.com.br/Portal%20GVT/AreaAberta/Condicoes/

Três letras e tu erra a posição de duas… D:

Falando sério, desde que a Vivo comprou a GVT, o serviço foi ladeira a baixo… hahaha

E pior que acho que eu reescrevi essa sigla umas duas vezes.


Vivo né pae, me lembrou esse post aqui de agora pouco:

Eu recebi esse sms e tentei abrir o link, muita incompetencia da vivo.

Realmente é um problema.
Uma vez que essas velocidades raramente são alcançadas em sua totalidade.
Vejo a maioria das operadoras aumentando os valores de planos e velocidade de conexão.
Pra ser sincero percebi que qualquer 100/20 mega estáveis e com ping bom me atenderiam.
Mas em minha cidade vejo que o plano 100/20 vem 50/5 e assim por diante, aparentemente está sendo criado uma cultura de precisar de maior velocidade, mas em 90% dos casos só é necessário mais qualidade.

Eu pago 79,00 por 500/250 na Claro.

Mas é isso porque tenho o plano de quando ela iniciou aqui na cidade (há uns 2 ou 3 anos) e chegou super agressiva pra conseguir clientes, mas era apenas 120/60. Porém apareceu na sequência duas promoções pra dobrar a velocidade.

1 curtida

Tenho visto muitos leigos falando “minha internet está ruim, preciso pegar uma mais rápida”, quando o problema é justamente o que vc falou: qualidade, não quantidade.

1 curtida