Placa Mercosul passa a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro

Originally published at: Placa Mercosul passa a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro – Carro – Tecnoblog

A partir do dia 31, todo o Brasil terá que emitir placa Mercosul para veículos novos

Aqui no estado de SP eu só acredito vendo, preciso transferir meu veículo de município, mas tbm preciso trocar a placa que tá perdendo a tinta. Estou a mais de um ano esperando o estado entrar nessa hahaha.

1 curtida

Aqui no Rio de Janeiro, a maioria dos carros já estão com as novas placas.

Acho impressionante como o Detran-RJ consegue ser tão eficiente e ao mesmo tempo tão desorganizado e corrupto nas suas unidades e pequenas filiais.

Canso de ver os cidadãos dando 50-100$ na mão dos profissionais, pro carro passar batido no Licenciamento Anual.

Eu esperava algo mais padronizado por ser uma placa Mercosul, mas cada país tem uma variação, inclusive a da Argentina é melhor que a do Brasil na disposição dos dígitos.

1 curtida

A disposição dos números e letras ficou horrível. Imagina um policial em perseguição tentando decifrar o que tá escrito ali, ou até mesmo pra decorar olhando de relance, se fosse uma sequencia 4 letras + 3 números seria muito mais fácil do que 3 letras + 1 número + 1 letra + 2 números coladinhos do jeito que é.

3 curtidas

Essa placa é altamente ridícula:

  • Este QRCode é tão pequeno e somado ao desgaste natural da placa, é mais fácil o fiscal digitar o número da placa do que ter q colar na placa pra realizar a leitura.
  • O q mais me incomoda é esta redundância: Brasil + Bandeira do Brasil + BR. Precisa mesmo disso tudo pra falar q a placa é do Brasil? Alguém consegue ver sentido nisso?
  • Não ter o nome da cidade acaba com o mini-game q todo santo brasileiro faz =( “certeza q este carro n é daqui! … Bingo!”. Tudo q teremos é um brasão da cidade q, além de difícil visualização, é opcional.
8 curtidas

Quem mudar de cidade e ter a placa antiga… vai ter q emitir uma placa nova placa com o novo padrão, certo?

Mas e o número da placa? Vai mudar tb?

Concordo em partes!! Deveria ser somente a bandeira ou sigla na placa Mercosul!! Isso gasta um pouco de dinheiro público e causa confusão, muito sem noção tal ato!!

1 curtida

Vai ser adiada de novo. Printem e me cobrem em 1º de Fevereiro.

1 curtida

Mais ou menos!! As três primeiras letras seriam mantidas, mas, a sequência numérica será mais diferenciada, por exemplo: MBK-2709-- o sete seria ‘h’–MBK-2H09, ou seja, haveria mais uma letra acrescentada dentre os números?? Por que a letra H no lugar do 7?? A sequência alfanumérica seguirá uma tabela de conversão, onde o zero corresponderia A, sucessivamente até o número 9, convertido em J!! Entendeu o detalhe?!

1 curtida

Esse novo padrão de placas parece que não vai dar certo hein.

Resumo

Saudades do Disqus, tem que abrir outra página só pra comentar, é o fim.

2 curtidas

É péssimo mesmo, pensei até que o bozo cancelar esse novo padrão mercosul, mas não fez nada como sempre.

Ficou bem bosta essa placa nova :sleepy:

Se tivesse pelo menos um “-” pra separar os 7 caracteres, como existe hoje, já ajudaria um pouquinho. Mas tudo junto assim, realmente ficou horrível.

Sentido nenhum! Preferia mil vezes que mostrasse o Estado daquele carro, ao invés de tanta redundância. Crianças do futuro nunca vão saber como é procurar um carro de sua cidade quando vão viajar pra outro lugar.

3 curtidas

Já os adultos do futuro não vão saber escapar da roubada que é comprar um carro com placa de Belo Horizonte. Quem é de SP pegou a referência.

Eu que não vou mudar de cidade estou pensando em por a placa nova só pra ficar mais difícil de ler e pra não aparecer a cidade rs

Para mim a nova placa peca na questão de não mostrar a Cidade/Estado, moro em uma cidade pequena e carros furtados de fora já foram identificados exatamente por serem de outras cidades, fora como citado na matéria, a segurança da placa deveria ser melhor, mais difícil de ser replicada, além dos custos absurdos apenas por “ser a nova placa”.

2 curtidas

Tenho um fusca que estou restaurando com o objetivo de placa preta. Mas com esse padrão novo vai ficar tenebroso :confused:

RJ é um failed state.