Placa de vídeo RTX 3060 12 GB Gainward ultrapassando os 88 graus

Montei um PC há uns 10 meses mais ou menos, quando a placa está trabalhando em 100% de uso ela chega por volta de 88 graus já vi chegar a 90 graus, isso é normal? pode danificar a placa jogar por horas nesta temperatura? fiz o teste jogando Guardiões da Galáxia da EPIC GAMES, RTX 3060 Gainward 12GB Ghost Dual Fan. Lembrando que não tenho AR Condicionado e aqui está por volta de 36-33 graus ambiente. (Muito Calor) ja tentei jogar sem a tampa e não muda a temperatura, o gabinete é bem refrigerado.

Essa ai é a PNY RTX 3060 12GB Dual, a mesma que a minha.

Se a temperatura ambiente está entre 33°-36°, não tem muito o que fazer além de forçar os fans da placa pra 100%. Abrir a lateral não resolve em nada porque o ar do ambiente já tá quente… hahaha

Quanto ao gabinete ser bem refrigerado, eu meio que tenho minhas dúvidas… frente de vidro.

Edit: aqui com o DLSS ativo em performance e tudo em ultra sem motion blur, não passou dos 70°C e olha que meu case só tem dois fans frontais e um water 120 como exaustão. Mas aqui tá 27°C só. (não tenho termometro ambiente)

Minha duvida seria se tem risco de danificar a placa com essa temperatura?

Olha, eu não diria que não tem chance de danificar a placa. Até onde eu lembro, o ideal é 85°C e abaixo.

A temperatura máxima de operação das placas da série 3060 é 93 graus.
Passando disso, ele começa a dar thermal throttling.

Ou seja, em tese, operar a 90 graus ainda está dentro do limite que a placa foi projetada e não deveria danificá-la e nem reduzir a performance.

1 curtida

O limite de temperatura no die das RTX 3000 é 87 graus. Passou disso já começa o thermal throttling…

O WC tá impedindo a saída do ar quente na parte de cima do gabinete. Experimenta colocar ele na parte da frente, sugando ar de fora. Os coolers da frente coloca em cima, jogando ar pra fora.

Primeiro que o water no topo não impediria a saida de ar. Segundo que colocar na frente, com essa frente fechada, seria lindo… tu impediria a entrada de ar duas vezes. hahaha

O mbc está correto. Esse máximo ai é o máximo do máximo do spec. Passando de 85°C já não é o ideal.

tira a foto dele desligado, com fan parada e sem o rgb

Claro que impede. Ele tá jogando ar no fluxo reverso, de fora pra dentro (se tiver de dentro pra fora, tá duas vezes errado). O ar quente não consegue ir na direção contrária ao fluxo do vento.

E, pela foto, da pra ver que tem entrada de ar ali pela lateral desse acrílico/vídro.

Se o fan desse water não for reverso, ele está soprando pra fora do case, o que garante uma circulação de ar bem superior que se tu fizesse o ar ter de passar por dois estrangulamentos na entrada (o radiador e essa frente de vidro)… fora que ficaria feio pacas um 240mm na frente. hahaha

Se o fan do water em cima estiver soprando ar pra baixo, quem montou essa abominação tem de ser sentenciado à prisão perpétua…

Se ele tá jogando ar de dentro pra fora, tá jogando ar quente no radiador, o que frita o processador.

Aumenta um pouco a temperatura, mas não frita e aumenta menos que se estivesse na frente e tivesse circulação inferior… testa.

Processador pega fácil 90, 100 graus se jogar ar quente no radiador. Experiência própria. Montei errado o fluxo de ar e o PC chegava a desligar. Foi só inverter que ficou tudo certo.

Então tu tá assumindo que o cara use um i7/i9 com uma 3060, né… build bem equilibrado. hahaha

Mas de qualquer jeito… i9 tu não tira de 90°C sem um watercooler muito parrudo ou direct die cooling pelo que lembro…

Eu ainda aposto nessas três possibilidades:

1. teus intake eram fracos
  2. teu case tinha airflow zoado
  3. tu deixou o filtro de ar em cima do watercooler (se tu tirar, melhora muito - e como é exaustão, não faz tanto sentido manter lá)

Detalhe: quem coloca intake no topo merece apanhar. hahaha

Foi eu que montei essa maquina kkkkkk, o water cooler joga o ar pra fora, o processador nunca passou de 68 graus mesmo usando no mais extremo, hoje joguei por 1 hora guardioes da galaxia em 144hz e graficos no alto chegou no maximo 86 graus

Tá de parabéns, falando pra ele colocar o radiador na frente e literalmente jogar todo o ar quente pra dentro do gabinete.
A montagem está correta. Os coolers da frente (e se tivesse algum embaixo) pegam o ar de fora e os de cima e da traseira jogam pra fora.

Use o MSI Afterburner e altere a curva de fans da placa. Vai que o sistema dela não está deixando as fans chegar em 100% pra melhorar essa temperatura.

Vou fazer isso, estou usando expert tool 2 que e recomendado pela gainward e posso ter controle do led da placa, la consigo configurar questao das fans, mais vou testar o msi, mais mesmo assim permanecer nos 85 graus no corre riscos para a placa ?

ela tá perto do limite do thermal throttling, essa placa vc adquiriu nova?