Placa de vídeo PCIe 4.0 x8 em slot 3.0 x16

Como posso mensurar qual seria o desempenho de uma RTX 4060 TI (PCIe 4.0 x8) ao ser instalada em uma placa-mãe PCIe 3.0 x16 (que por conseguinte seria utilizado em x8, dado o barramento da 4060).

Joga RTX 4060 Ti PCIe 3.0 4.0 no YouTube, lá tem uns testes meia boca da diferença.

1 curtida

se não me engano é algo semelhante ao lance do USB, vai ser como se vc tivesse uma 4060 para 3.0

Na teoria, um slot PCIe 4.0 x8 oferece até 16 GT/s (aproximadamente 15,7 GB/s), enquanto um slot PCIe 3.0 x8 oferece apenas metade disso (8 GT/s, aproximadamente 7,8 GB/s), então você estaria sacrificando metade da largura de banda.

Como isso vai influenciar no desempenho da GPU já é um pouco mais difícil de quantificar, pois mesmo em um slot 4.0 eu não acho que a RTX 4060 Ti consiga saturar toda a largura de banda do link (especialmente com o barramento de memória reduzido que ela tem em relação à RTX 3060 Ti).

Você teria que procurar benchmarks que utilizem os softwares/jogos que você pretende rodar para saber, de fato, qual seria o impacto, visto que as cargas de trabalho podem variar bastante entre um programa e outro…

1 curtida

em tese, rodaria no talo

na pratica, acho que teria um estresse e desgaste na placa mãe

o problema é como as vias vão se comportarem, já que as vias precisa enviar e receber dados, poderia haver um gargalo

tem esse vídeo testando a 4060 ti em 3.0

1 curtida

Passando pra dizer que isso não existe. O desgaste (se é que existe algum) vai ser o mesmo independente de estar utilizando 5%, 10% ou 100% da capacidade do barramento. Ele foi (literalmente) feito para transferências em alta velocidade…

3 curtidas

@xavier então retira o que eu disse

E de preferência jogos que tenham benchmarks internos e não o que o pessoal tenta deixar o mais próximo possível. hahaha

1 curtida

Caraca, que burro. Eu nem cogitei essa possibilidade. :man_facepalming:

Esse que é o problema. A grande maioria só testa em jogos, meu uso é da suite Adobe, DaVinci Resolve com Fusion…
Em jogos, a diferença fica fica entre 20% (casos mais críticos) enquanto em outros, praticamente nula, com alterações levemente significativas no 1% low.

Esse vídeo atacou meu TOC em vários níveis (o cara não consegue fazer gráficos com as placas na mesma posição, às vezes a 4060 está em 1º e em outros em 2º).
E não sei até que ponto é um teste confiável, pois ele não testa a mesma placa. 3060 ti é x16 enquanto a 4060 ti é x8.

1 curtida

Acabei de pegar uma plaquinha dessas. Chegou hoje, inclusive. Quer que eu faça algum teste para você?

1 curtida

Primeira vez assistindo o der8auer? hahaha

Obrigado, mas acho que não precisa (quer dizer, não teria como fazer), porque o teste principal seria em slot 4.0 X 3.0