PL das fake news pode ser vetado por Bolsonaro caso avance na Câmara

Originally published at: PL das fake news pode ser vetado por Bolsonaro caso avance na Câmara – Legislação – Tecnoblog

Bolsonaro admitiu a possibilidade de derrubar o PL das fake news, aprovado no Senado com críticas de grupos de direito digital

Indo mais pela razão, todos sabemos que o disparo de mensagens em massa foi decisivo nas eleições de 2018.
Eu passeando pelo twitter fui parar dentro da bolha bolsonarista e cara, eles são organizados e “convincentes” na distribuição dessas notícias. Eles querem e pretendem manter essa rede funcionando pra agitar as coisas.
Antes que me chamem de petista, quem começou com isso foi o próprio PT nas eleições de 2014 atacando adversários relevantes como a Marina.
Olhando tudo isso, a gente percebe que o problema é bem mais embaixo!

6 curtidas

Não deveria nem ter saído do senado sem ter feito mudanças necessárias. Se ficar do jeito que está, tem que vetar mesmo

A única intenção desse PL é censurar críticos de políticos e juízes nas redes sociais, do jeito que está tem que ser vetado mesmo.

1 curtida

Pra quem viu pelo menos 5 minutos da CPI das fake news sabe muito bem que esses políticos não entendem nada de tecnologia e muito menos de fake news. Não li o projeto, mas tenho certeza que é ruim, embora ache que a desinformação e o ataque das milícias não pode ser considerado liberdade de expressão criar uma lei bosta também não vai ajudar em nada.

Como vc opina sem informações o bastante para ter uma opinião concreta?

eu li o pl. aqui vão algumas razões para ele não ter passado:

  • o texto é muito problemático, como quem tar a par do assunto sabe. (só o próprio texto tem uns 10 problemas suficientes para o pl não ser aprovado.) houve até organizações de direitos digitais, humanos, e liberdades civis nacionais e internacionais que se opuseram ao pl, como eff, colizão direitos na rede, onu nas américas, artigo 19, etc.
  • o próprio texto foi mudado constantemente. o pl teve 152 emendas em poucas semanas e múltiplos pedidos de adiamento.
  • foi mal discutido no senado, e se não me engano não teve nenhuma comissão que analisou o projeto porque tavam fechadas por conta da pandemia de covid-19
  • foi dito que houve uma sondagem pública, mas pelo que parece só foram 1000-e-poucas pessoas
  • antes de ser votado semana passada, o relatório final havia sido entregue uma ou duas horas antes de ser votado!
  • os próprios senadores que fizeram o pl indicaram múltiplas vezes que o texto ainda estava incompleto. lembro de duas ocasiões pelo menos.
    primeiro, no próprio dia da votação semana passada, foi dito pela manhã (e uns dias antes tbm) que o pl tava pronto para ser votado, mas na votação o relatório foi entregue uma ou duas horas antes da votação como eu disse antes, e por isso foi adiado para essa terça que passou agora. depois no twitter o senador veio dizer que o adiamento foi bom porque ainda podiam aproveitar para receber contribuições para chegar ao “texto ideal” (implicando que o texto que ia ser votado mais cedo não era ideal).
    segundo, o senador vieira alegou que esse era o primeiro passo e que “o texto vai passar pela câmara, vai ter debate lá e depois deve voltar pra cá,” como se tivesse tudo bem aprovar um pl subpar porque outras pessoas (camara de deputados no caso) vão fazer o trabalho de melhorar o pl, trabalho que era primeiro do senado.
  • teve senadores e senadoras admitiram que iam votar a favor do pl não por causa do texto em si, mas porque ele ia combater fake news (como se os fins justificassem os meios). teve gente que literalmente disse que admitiu que o texto tinha certos pontos problemáticos, mas mesmo assim ia votar a favor.
2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.