Pix vira isca para golpes de phishing que roubam dinheiro

Originally published at: Pix vira isca para golpes de phishing que roubam dinheiro – Finanças – Tecnoblog

Relatos de golpes usando Pix começam a aparecer; criminosos usam cadastro de chaves e WhatsApp clonado para enganar vítimas

Admira-me a inocência de muitas pessoas. Não ligam para o amigo/parente para verificar a autenticidade do pedido de dinheiro e já vão mandando ver. Esse tipo de golpe é antigo. Quanto a um funcionário de banco ligar pedindo dados ou orientando a fazer algo referente a configurações da conta, não me lembro de ter tanta facilidade em tal serviço mesmo ligando pro call center do banco.

7 curtidas

O pessoal esquece da função básica de um celular… O uso de voz para confirmar com o parente a necessidade do valor.

Quanto aos funcionários de banco, eu procuro meus agentes bancários quando preciso… quando me ligam se dizendo do banco a única coisa que recebem por padrão é um sonoro NÃO.

4 curtidas

Como ainda se cai nesses golpes?

As pessoas caem pq são trouxas.
A culpa não é da tecnologia.

Antigamente ligavam para a casa das pessoas pedindo dinheiro. Dava mais trabalho, mas tb funcionava.

6 curtidas

Tem gente que fica desesperada quando é alguém da família pedindo ajuda e já sai correndo pra ajudar.

Conheci mais de uma pessoa que é assim. Uma delas recebeu um telefonema no meio da noite falando que a filha tinha sido raptada e que teria que pagar o resgate. Ela ficou tão desesperada que esqueceu que a filha estava dormindo no quarto do lado. Talvez o fato dessa pessoa ter sido acordada pelo telefone tenha ajudado (acabou de acordar, o cérebro ainda não engatou e tal), mas tem gente que é assim.

6 curtidas

No caso da dona de casa, provavelmente o cara convenceu ela a passar todos os dados para fazer login da conta dela no celular dele. Porque criar uma chave PIX não faz muita diferença, porque a transação inicia na conta do cliente.

1 curtida

A verdade é que o brasileiro médio não está preparado para tanta modernidade.

2 curtidas

Infelizmente uma boa parte das pessoas se perdem nas telas dos sistemas, tão acostumadas a seguirem passo-a-passo de alguém do lado explicado. Inclusive, tem gente q nem consegue entrar no whatsapp se tirar o atalho da tela principal. Aí, tão ali no sistema seguindo as orientações de alguém e nem pensa no q tá fazendo, tá no automático. Quando ver… já foi!

É triste, mas é a realidade. Os golpistas sabem disso e miram essas pessoas.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.