Pix terá mecanismo para reembolso em caso de erro ou fraude

1 curtida

É bem interessante e funcional quando se fala em engano ou erro operacional, já não sei se teria muita efetividade em fraudes. Geralmente os fraudadores já fazem de imediato uma triangulação entre contas, justamente a fim de evitar bloqueios ou tentativas de recuperação.

Mais um mecanismo bem vindo. Desde que comecei a utilizar o Pix basicamente não precisei mais de DOC e TED e consequentemente parei de bancar o cafézinho do pessoal do Itaú. Só tenho minhas dúvidas se realmente será eficaz contra fraudes, uma vez que a transferência instantânea facilita muito ao golpista enviar o dinheiro rapidamente pra outro lugar.

1 curtida

Finalmente!

Tive um problema um dia quando fiz um Pix do Nubank e acabou dando erro pq eles tavam fora do ar. Então fiz um outro Pix, no mesmo valor, através do Picpay.

Contudo, depois, o Nubank acabou, sem meu conhecimento, enviando o Pix novamente e eu paguei o produto 2x!

Liguei para o Nubank e até para o suporte da loja… Ninguém me ajudou em absolutamente nada, mesmo o Nubank estando errado. Por sorte, um vendedor da loja me entendeu e se comprometeu em reaver o valor nas próximas compras q fizer na loja.

3 curtidas

Aqui cabe colocar a transação em analise, podendo atrasar ela por algumas horas e complicar a vida dos vigaristas.

1 curtida

Mas daí perde-se um pouco da essência do Pix, que é justamente ser instantâneo e sem intermédios. Seria viável, porém teria de existir um critério pra que somente transações suspeitas caíssem nessa análise mais apurada (não sei como isso seria classificado).

1 curtida

isso já existe hoje, está previsto desde o inicio do pix que transações suspeitas possam fica retida pra analise, e ao meu ver, recebe dinheiro de uma conta que tu nunca recebeu antes e transferir esse mesmo valo pra outra conta que tu nunca transferiu antes me parece um comportamento extremamente suspeito e digno de analise humana.

1 curtida

Ah, não sabia que isso já era previsto. Nesse caso a integração será bem mais fácil. Gosto de ver o Pix ganhando robustez, só espero que não implementem burocracias desnecessárias nem tirem o caráter instantâneo dele.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.