PIX será grátis para pessoas físicas e terá saque de dinheiro em lojas

Originally published at: PIX será grátis para pessoas físicas e terá saque de dinheiro em lojas – Finanças – Tecnoblog

PIX terá pagamentos instantâneos gratuitos para pessoas físicas e saques em lojas; 980 bancos e fintechs querem participar

2 curtidas

“Para o presidente do Bacen, o saque em lojas físicas vai promover a reutilização do dinheiro no varejo; reduzir o custo logístico e operacional para distribuir cédulas; e gerar negócios adicionais aos donos dos estabelecimentos.”

Eu achava que uma das finalidades do PIX era diminuir o uso do dinheiro físico.

4 curtidas

Só por funcionar 24/7 já tá maravilhoso. Se for aderido por sites e tal vai matar os boletos.

10 curtidas

Sim, continua sendo uma das finalidades. Mas considerando que o dinheiro físico não será erradicado, que se utilize dessa nova estrutura de pagamento para que os custos da existência dele sejam menores para todos.

Isso já funciona há anos muito bem nos EUA, você paga com o cartão e informa um valor para “cashback”. A loja economiza em custos de sangria de caixa, o consumidor em tempo (e custos se fosse pagar pelo saque) e o BC em custos operacionais.

4 curtidas

Um dos efeitos colaterais benéficos dessa medida será dificultar a lavagem de dinheiro, já que muitas vezes o dinheiro de supermercados acabava sendo vendido para lavadores de dinheiro.

Esperando ansiosamente por esse sistema!!

“Ou seja, fazer um PIX será grátis para pessoas físicas, mas as empresas físicas terão que arcar com o custo”

o que diabos seria uma “empresa física”?

1 curtida

Tem tudo pra ser promissor! :palms_up_together:

Retiramos a palavra em duplicidade, obrigado!

1 curtida

Isso é muito promissor. Só o fato de permitir o saque em estabelecimentos já é uma revolução por si só.

1 curtida

Realmente muito promissor. Os benefícios serão muitos. E espero que, após implantado, a tecnologia se popularize.Seria meio que desperdício termos tantas vantagens e elas não serem usadas por grande parte da população. A questão das taxas,para alguns serviços,será de fundamental importância na popularização do serviço,penso eu…

Então os bancos não poderão cobrar taxas para trasnferências PIX, certo?

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras não poderão cobrar taxa de pessoas físicas para oferecer o PIX, só de empresas.

3 curtidas

Ou seja, as instituições não podem cobrar por oferecer o PIX para pessoa física.
Mas elas podem definir uma taxa para transferências, mesmo entre pessoas físicas ou essa taxa só vai existir quando tiver uma pessoa jurídica envolvida?

1 curtida

O Banco Central só vai informar todos os detalhes em agosto; pelo que o presidente do Bacen explicou, a taxa só será cobrada se houver PJ em uma das pontas da transação, mais ou menos como no WhatsApp Pagamentos.

3 curtidas

O povo quer é dinheiro na mão!
O motivo não sei.
Mas eles querem é grana em cedula

Dinheiro na mão é certeza de que tem como realizar uma compra (pelo menos no Brasil).
Cartão ou celular na mão, não.

Cartão você pode esquecer a senha, digitar errado e bloquear, o sistema pode estar fora do ar. Celular o lugar pode não aceitar (ainda), pode acabar a bateria, dar algum problema no sistema. Situações que você fica na mão. E com ambos a transação pode dar algum problema sem você sequer saber o motivo (conta bloqueada, cancelada, não aceita porque algum algoritmo não gostou, etc).

Dinheiro físico? Sei lá, chove, molha e rasga?

Mas eu sei que tem o fato que cartão e celular tem a questão de uma segurança maior contra a perda do dinheiro em caso de roubo/furto, já que você pode tentar reaver o dinheiro com a operadora/banco.

Para mim está ótimo, evito dinheiro na mão. Se puder pagar tudo com o celular, elimino os cartões também.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.