Pix por aproximação chega em 2025 para tornar pagamentos mais rápidos

1 Like

O Pix parece ser um forte candidato a estar no top 10 melhores criações feitas no Brasil ou por Brasileiros

14 Likes

O pix pra mim é a segunda invenção mais importante do brasil.

image

1 Like

Depois do pão de queijo, claro.

9 Likes

Eu acho que a coisa mais importante hoje em dia pra mim são os mineiros, nunca vi um povo ser tão maravilhoso, o pão de queijo é só cortesia deles.

7 Likes

Pô, opinião talvez impopular: O Pix não é “só” uma transferência bancária gratuita e que foi facilitada devido à possibilidade de criar chaves vinculadas ao usuário?

Transferência bancária eletrônica sempre existiu, mas claro, com taxas a variar de banco a banco, e tendo restrições burocráticas desnecessárias. Ou seja, o Pix não me parece ter sido nada tão revolucionário mas sim um refinamento (mais que necessário) de algo que já existia.

Ou a tecnologia por trás é mais complexa do que eu imagino?

De toda forma, o pagamento por aproximação tá passando da hora de ser implementado. Num país como o nosso, com tanta criminalidade, é absurdo ficar entrando em app de banco em qualquer canto pra fazer um simples pagamento. Chegando bem feito, com compatibilidade com carteiras digitais conhecidas, vai ser basicamente um cartão de débito.

3 Likes

O PIX é inspirado no UPI, sistema de pagamentos instantâneos da Índia, criado em 2016, inspirou sistemas de pagamento instantâneo em vários países na Europa e o PIX no Brasil.

1 Like

O Pix por aproximação poderia ser o padrão de pagamento de passagem de ônibus bem como demos transportes públicos

6 Likes

Igual o povo critica que as empresas “tech” querem colocar IA em tudo, amo como o BACEN quer por PIX em tudo, é Pix Parcelado, é Pix Saque, é Pix por aproximação, tem a promessa do Pix Crédito, continuem, pq acho uma invenção maravilhosa nossa hahah

3 Likes

Achei que só ia ver isso pro final de 2025 ou em 2026, parece que a ideia é entrar em funcionamento em pouco mais de 6 meses, ótima noticia.

2 Likes

É inegável que o sistema financeiro daqui é de dar inveja até mesmo na civilização (né EUA?), o PIX pros gringos é pura mágica.

Tenho um amigo que mora em Boca Raton na Florida, ele disse que ainda usam transferências bancárias semelhante ao nosso antigo DOC, papeis e fax.

2 Likes

Imagina depender de cashapp e paypal pra transferir dinheiro pro coleguinha na hora de rachar a conta.

Fax já ouvi falar que a alemanha usa e muito. Chega a me assustar.

Sistema bancário do Brasil é um dos mais avançados do mundo, principalmente no quesito segurança. Fora que é extremamente barato pra PF, com saques gratuitos, diversas opções de cartão de crédito sem anuidade e agora com o PIX pra transferência gratuita e instantânea (um dos motivos pelo qual o sistema daqui tem que ser seguro e capaz de detectar transferências possivelmente fraudulentas instantâneamente).

3 Likes

Função muito mais que bem-vinda, BUT, vai ser redundante numa carteira virtual, visto que era só pagar no débito. Ou melhor, é bom pro comerciante que recebe o dinheiro sem descontos, porém pro consumidor nada muda do que já existe no débito.

Vai ser uma boa quando puder fazer tap to pay entre celulares, aí eu verei vantagem.

Taxa de pix pra CNPJ costuma ser igual à débito?

Não sei, mas pensei em pagamentos de PF pra PF mesmo.

ai pode rolar uns descontos melhores pro cliente.

1 Like

É oq eu mais vejo vantagem, é que vai possibilitar chegar funções como o novo tap to pay do iPhone, pra tranferir dinheiro entre pessoas de forma prática!

2 Likes

Na verdade eles usam mais o Venmo, Zelle, Paypal e outros serviços de terceiros (até pq eles se preocupam mais com privacidade e o governo cuidando tudo que você faz). E se contar com isso, o Paypal ta aí desde 2000s.
Edit: E agora tem tap to pay do iPhone, que é mais fácil que pix :man_shrugging:

Sim, e tudo pq tinhamos uma inflação alta, que exigia transferencias rápidas e um controle do dinheiro mais eficiente.

Minha conta PJ tem pix ilimitados e gratuitos (Inter), mas sei que o Itaú cobra depois de um limite.

2 Likes