Pix já funciona nos Caixas Eletrônicos?

Como no título, Alguém sabe dizer se já é possível fazer transferências via Pix nos caixas eletrônicos de algum banco? Ou apenas Internet Banking?

Não vi nenhuma menção para uso de PIX em caixas eletrônicos e como imagino que estão priorizando os canais que serão mais utilizados acho que não veremos isso tão cedo. Ao mesmo tempo eu não lembro de ver nem TED em caixas eletronicos, neles pelo que me lembro (faz um bom tempo que não vou em um e as últimas vezes foi só pra sacar dinheiro mesmo) a única “transferencia” que pode ser feita num caixa eletrônico é um deposito no próprio banco que controla o caixa.

Como uma pessoa que trabalha na área, fiquei curioso para entender seu caso de uso. Pode explicar melhor qual seria seu caso de uso? Quais são os motivos de um Caixa Eletrônico ser melhor para esse caso que usar um dispositivo eletronico para isso? Assumi que como você postou por aqui você tem acesso a um dispositivo eletrônico então imagino que a disponibilidade não seja um dos motivos.

TED tem, inclusive na boca do caixa.
Mas o custo é maior.

Acredito q se alguém quiser fazer um pix no caixa eletrônico ou boca do caixa, os bancos deverão cobrar.
A ideia do pix é ser ágil e feito por canais eletrônicos.
Nesse caso, sem custos.

3 curtidas

Não acho que exista, pois as únicas chaves que seriam possíveis de serem digitáveis no teclado dos caixas em um tempo hábil, seria o CPF/CNPJ ou o telefone, digitar emails ou até mesmo o Pix copia e cola seria inviável num teclado numérico dos caixas.
Talvez num futuro algum banco atualize seus caixas para terem um leitor de QR Codes igual o Starbucks tem, para poderem realizar pagamentos PIX desta forma.

1 curtida

O problema do Pix é que é as mil maravilhas pra quem está inserido no meio da tecnologia, mas pra quem não está é um bicho de sete cabeças. Precisava receber um valor de um “freela” aqui e a cliente não tem Internet Banking… Vai fazer no caixa eletrônico, daí só entra amanhã, por depósito convencional mesmo.

EDIT: Já que trabalha na área, vou aproveitar pra expor uma dúvida que tenho há muito tempo. Por que os depósitos em caixa sempre são conferidos por humanos, quando já existe tecnologia suficiente pra que a máquina confira o valor depositado, como naquelas cadeiras de massagem em shoppings e aeroportos? Ia agilizar bastante o processo.

1 curtida

Daí depende do banco. O Itaú por exemplo os caixas eletrônicos são com tela sensível ao toque, daí daria pra facilmente digitar a chave.

mas em muitos lugares só vai existir o caixa do 24HRs, ai ele precisaria suportar isso, de qualquer forma seria necessário a troca do equipamento.

Não sei te dizer exatamente, trabalho numa fintech e não direto num bancão pra saber como caixas funcionam nem esses processos. Mas com toda certeza é anti fraude. As maquinas de massagem e vending machines lidam com valores infinitamente menores.

Existe o lado da segurança do usuário, porque imagine inserir uma a uma 20 notas de 100 reais em um caixa eletrônico com uma fila atrás de você. Você já deve ter usado essas maquinas também para saber que vira e mexe recusam algumas notas por mínimas imperfeições.

E existe o lado da segurança financeira em si, porque como essas maquinas lidam com pequenos valores é menos critico ter um caso de fraude que em um deposito. E para isso as identificações teriam que ser muito mais precisas do que apenas uma identificação “visual” como ocorre nessas maquinas.

Apesar de inicialmente parecerem similares existem milhares de diferenças. E no geral cada dia, devido a disponibilidade tecnologica, diminuiem os depositos de valores em espécie (e um dos objetivos do pix é justamente diminuir ainda mais) então acho que na cadeia de priorização tanto do Bacen quanto dos bancos essa funcionalidade deve estar lá em baixo. Infelizmente entendo que existe uma parcela da população que não está acostumada com tecnologia mas o Pix não é a primeira coisa que não está disponível nos caixas eletrônicos e não será a última.

No seu caso parece que a pessoa pagadora realmente não tinha acesso a meios eletronicos, mas acho legal lembrar também que o pix não é opcional, todo mundo que tem conta em banco ou instituição financeira participante já está no pix, é como o ted, não podemos optar não ter ted. A única opção é cadastrar ou não as chaves de recebimento facilitado. Mas ainda sem elas é possível fazer pix para os dados bancários diretamente.

E realmente no seu caso acho que não existe muita opção. Tem que ir pro caixa e esperar o dia seguinte mesmo como qualquer depósito infelizmente ou receber em mãos.

2 curtidas

Em vários bancos, como Santander e Bradesco, o dinheiro é lido pela máquina, sem envelopes e cai na hora.

1 curtida

Em alguns caixas eletrôncos na China também é assim, mas lá, pelo que me lembre, só aceitam nota de 100 yuan (que é a nota de maior denominação) e as notas precisam estar praticamente perfeitas (sem amassados nem dobras). Um saco.

Pois é, tem conta mas não tem o app do Banco… Aí complica.

Não sabia. Até ano passado eu precisava muito ir à uma agência do Bradesco, mas não existia essa opção. Mas pode ser que o motivo é que era no interior e daí demoram atualizar os caixas eletrônicos.

No Banco do Brasil já tem caixas eletrônicos “recicladores”, onde se deposita o dinheiro direto, sem envelopes, e a máquina confere. Caso alguma cédula não esteja válida (não sei os critérios), a cédula é devolvida pro depositante antes da efetivação do depósito.
O melhor disso é que o depósito pode ser feito fora do horário de atendimento pois entra on line na conta.

1 curtida

Aproveitando o tópico: alguém sabe se o sistema das casas lotérica está funcionando com o pix?

isso ia ser opcional, mas elas tem permissão até de fazer jogos da mega e afins usando o PIX como pagamento.

Como o @LekyChan falou é opcional para cada lotérica escolher. Mas acho difícil que funcione as partes não obrigatórias do pix estão começando a se adequar agora. Até grandes varejistas que fizeram propaganda do pix (Grupo Pão de Açúcar) não estão com ele ativo e funcionando em todas as lojas ainda.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.