Pix feito pra pessoa errada - Tem como receber de volta?

Um cliente meu (já tinha feito 2 pix certos pra mim) acabou transferindo pra um chará meu (já tinha feito transferênciapra essa pessoa antes). Já ligou no Banco dele e no banco de destino, mas ainda não conseguiu reaver o valor. Alguém sabe como proceder? Aconselhei ele fazer um pix de um centavo com uma mensagem explicando a situação, gostaria de ajudar ele. Ele já falou que vai fazer o serviço normalmente, já que o erro foi dele, mas gostaria de saber o que posso fazer pra ajudar.

Ué…liga pra pessoa q recebeu o pix errado e explica a situação.
Se ele já fez transferência pra pessoa antes, deve saber quem é.

Pois é, ele não tava lembrando mas já descobriu quem é.

1 curtida

O banco não fica responsável por isso, só tem devolução se quem recebeu quiser devolver

O pix até prevê o chargeback, mas para casos de fraude comprovada.
Se não fosse assim, qualquer pessoa poderia comprar algo com pix, receber o produto e depois pedir o estorno do valor pago, sem maiores explicações. E não é assim q se espera q a ferramenta funcione.

6 curtidas

Se separassem as transações iniciadas por quem tá pagando das de por quem tá recebendo (compras com qrcode ou algum outro mecanismo) poderiam prever um sistema de estorno para casos assim, mas não pensaram o sistema dessa maneira.

Por isso é sempre importante conferir pra quem tá enviando, nome, parcial do cpf e banco que vai receber.

Todo banco tem a seção “Extrato Pix” para esses fins; bem como você pode usar uma chave pix de email para diminuir a chance de erros

Verdade, é responsabilidade de quem tá mandando. A diferença do TED é só que demora mais, dá tempo de de desfazer. Mas se a pessoa só ver depois, já era também.

Pois é, ia ser muito fácil ter fraude do lado do comprador. Se a pessoa não quiser devolver, só se procurar a Justiça por apropriação indébita.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.